domingo, 3 de janeiro de 2016

MESTRE OMRAAM MIKHAEL AIVANHOV


"Para os humanos, a felicidade é o grande amor, o sucesso, a fortuna, a glória, e é isso que eles esperam. Se estes tardam em vir, alguns vão consultar astrólogos, que lhes dizem: «Sim, o amor virá, o sucesso virá... daqui a seis meses, um ano. Quando ocorrer tal trânsito ou tal conjunção de planetas, você encontrará alguém, as suas questões resolver-se-ão.» Então, eles ficam confiantes e continuam à espera...
Mas não, a felicidade não é qualquer coisa que as pessoas possam limitar-se a esperar assim, do exterior. A felicidade é, acima de tudo, um estado de consciência que depende da nossa compreensão correta das coisas. Não devemos ter a ideia de que viemos à terra para ver realizados aqui todos os nossos desejos. Viemos à terra para aprender e para nos aperfeiçoarmos. Ora, como poderão as pessoas aperfeiçoar-se a não ser encontrando todos os dias novos problemas para resolver? Isto deve ficar bem claro: a terra é uma escola e, como em todas as escolas, só aqueles que aprendem é que progridem e descobrirão o que é a verdadeira felicidade."

"Quando se trata de conhecimentos teóricos, os humanos são extraordinariamente sabedores, mas no que respeita à prática é outra coisa. Eles sabem que, com paciência, se ultrapassa as dificuldades, mas não são pacientes. Eles sabem que se consegue melhores resultados com a doçura do que com a violência, mas deixam-se levar constantemente pela cólera. Eles sabem, sabem... e até podem falar muito bem daquilo que sabem, mas continuam a ser fracos, vulneráveis. Ainda não compreenderam verdadeiramente que o seu saber só tem valor se for aplicado na vida.
É o vosso trabalho que conta, a vontade de traduzir os vossos conhecimentos num comportamento harmonioso, benéfico para todos, senão nunca tereis um ponto de apoio sólido e ficareis expostos a todas as atribulações. É normal que depois passeis por altos e baixos: na vida quotidiana há sempre obstáculos, imprevistos, que podem perturbar-vos momentaneamente. Mas, se vos habituardes a fazer exercícios, a pôr em prática certos princípios da vida espiritual, as dificuldades ou mesmo os insucessos não conseguirão desestabilizar-vos."

"A precipitação raramente é um bom método. Por isso, quando vos confrontais com uma dificuldade, com um inimigo, nunca fiqueis impacientes, não procureis desembaraçar-vos brutalmente dessa situação, pois arriscais-vos a não sair dela sem danos físicos ou psíquicos. Se vos tiverdes metido numa complicação, é normal, evidentemente, desejardes sair dela o mais rapidamente possível. Mas atenção, não o façais de um modo precipitado.
Vós já não suportais o vosso trabalho... ou a pessoa com quem viveis... ou então quereis mudar de vida. Isso é possível, mas aguardai o momento oportuno. Se agirdes nem que seja um dia ou uma hora antes do tempo, isso poderá custar-vos muito caro. Deveis começar por preparar o terreno, por clarificar a atmosfera, e isso faz-se lentamente, em segredo, pela reflexão, pela oração. Um dia, finalmente, essa libertação acontece de forma natural e então vós constatais quantas precauções, quantos preparativos foram necessários para tal."

"Há cada vez mais aparelhos e produtos que dão aos humanos a possibilidade de remediarem os seus erros, as suas faltas de jeito e as suas negligências: colar de novo, reparar, limpar, tratar... E que publicidade se faz de todos esses aparelhos e produtos! Mas com o aspeto psicológico e moral da questão, ou seja, como tornar os humanos mais atentos aos seus gestos, aos seus pensamentos, ninguém se preocupa. Se existem as farmácias, os hospitais, as oficinas, as lavandarias, as drogarias, etc., porquê estar atento, porquê estar vigilante?
Fazem-se progressos extraordinários no domínio material, é certo, mas o que é que acontece no domínio psíquico?... E depois fala-se de economia! A verdadeira economia é estar atento e ser sensato; a outra economia, a dos economistas, na realidade não passa de um encorajamento ao gasto, ao esbanjamento. Quereis praticar a verdadeira economia, ter meios para ajudar os outros nos planos físico e psíquico? Pois bem, tornai-vos atentos e senhores dos vossos pensamentos e dos vossos gestos."

"A partir do instante em que decidis sinceramente cumprir a vontade de Deus, aproximais-vos d’Ele. E então, o que é que Ele vos diz? «Eu estou presente em todas as criaturas e, sempre que lhes levardes a vida, o calor, a luz, servir-Me-eis. Segui o exemplo do sol.»
Ou seja: para se ser capaz de servir Deus, é preciso preparar-se durante muito tempo, pois não é fácil levar aos humanos a vida, o calor e a luz, como faz o sol, mas, fácil ou não, é para isso que devemos exercitar-nos. Senão, como pensam as pessoas que irão servi-l’O? Indo converter à força e perseguir todos aqueles que consideram descrentes, infiéis, heréticos? Só fazem a vontade de Deus aqueles que procuram servi-l’O em todos os seres humanos. Desse modo, eles são levados a alargar o círculo das suas preocupações e das suas atividades, e instruem-se, enriquecem-se."

"Jesus dizia: «Aceitai o meu jugo... pois o meu jugo é suave e a minha carga é leve.» O que é um jugo? Uma peça de madeira que serve para atrelar os bois. Quanto à carga, ela evoca sobretudo o burro. À primeira vista, são imagens meio bizarras. Será que Jesus via em nós bois e burros?
Na realidade, Jesus falou do seu jugo e da sua carga para as opor aos jugos e às cargas que os próprios humanos põem sobre os seus ombros e as suas costas ou que eles aceitam da parte de outros. Eles julgam-se livres, julgam-se os únicos senhores de si mesmos, mas, na realidade, são escravos da sua natureza inferior, tão ávida de bens e de sucessos materiais, ou põem-se ao serviço de pessoas que os utilizam no seu exclusivo interesse. Se se compreender que é o Princípio Divino, o Cristo, que se exprime pela boca de Jesus, descobre-se que o jugo, o vínculo, a carga de que ele fala, é a luz. E que vínculo pode ser mais doce e que carga pode ser mais leve do que a luz? A luz é um vínculo que nos liberta e uma carga que nos torna mais leves. "
 
"Há séculos que se assiste, no Ocidente, a combates incessantes entre a religião e a ciência. Durante muito tempo, a religião foi suficientemente poderosa para os vencer. Depois, pouco a pouco, a situação inverteu-se: à medida que foi fazendo progressos, a ciência impôs-se e, para muitos, ela conseguiu mesmo enfraquecer os fundamentos da religião, que foi obrigada a bater em retirada.
Na realidade, tal como a religião não conseguiu opor-se ao desenvolvimento da ciência, a ciência, sejam quais forem os seus progressos, não conseguirá suplantar nem destruir a religião. Existe uma ligação entre estes dois domínios e cada um deles, bem compreendido, só pode reforçar e iluminar o outro. Aqueles que tentam separá-los ou opor-se a eles cometem um erro. Como se pode imaginar que o Senhor introduziu no universo que Ele criou, e no homem que Ele fez à sua imagem, duas realidades incompatíveis? Só é necessário descobrir as leis que regem o mundo físico do mesmo modo que o mundo espiritual, pois, na realidade, estas leis são idênticas."
 
"Vós sentis que precisais de ser protegidos... Então, pensai na luz, procurai fazê-la penetrar em vós, com a consciência de que ela é, na realidade, muito mais do que o fenómeno físico a que chamamos luz. Na ciência espiritual, a luz é uma palavra que designa também todas as entidades benéficas, e, quando se instalam no homem, essas entidades opõem-se às forças do mal, aos espíritos tenebrosos que tentam destruí-lo.
Isto não quer dizer que a luz evitará que, por vezes, sejais atormentados. Infelizmente, enquanto se está na terra, nunca se está livre dos ataques e das batalhas, e é diariamente que se deve pedir proteção à luz. Mesmo um Iniciado é obrigado a proteger-se. Sim, mesmo o Iniciado mais puro, o maior, o mais poderoso, deve pensar sempre em proteger-se pondo entre ele e as entidades tenebrosas barreiras de luz, círculos de chamas."
 
"A Iniciação é um trabalho sobre a memória. A atividade do discípulo de uma Escola Iniciática só tem sentido se ele começar a procurar recordar-se do mundo da luz de onde desceu e para o qual deve regressar um dia. Graças às verdades e às boas influências que recebe, e com a ajuda das entidades do mundo invisível, ele consegue re-encontrar em si os registos desse Paraíso perdido e vive essa memória como a maior bênção.
E também deve recordar-se dos sofrimentos por que passou, assim como dos erros que cometeu, das dívidas que contraiu, pois um dia terá de encontrar todos os seres que lesou para se reconciliar com eles e reparar os prejuízos causados, para liquidar o seu carma. É esta tarefa que espera o discípulo; é esta tarefa que espera todos os humanos. Só aquele que conseguiu corrigir os seus erros e reparar o mal que fez é admitido definitivamente na assembleia dos filhos de Deus."
 
"O sentimento de perigo acompanha o homem ao longo de toda a sua vida, mas este sentimento deve evoluir até se tornar o receio de transgredir a ordem divina, de ser uma nota falsa na harmonia cósmica. Vós direis que não sois nada assim tão importante ao ponto de perturbar a harmonia cósmica. Pois bem, estais enganados: basta uma ação egoísta, uma palavra inútil ou maledicente, para provocar dissonâncias.
Evidentemente, também não é aconselhável tremerdes constantemente pensando que as vossas mínimas palavras ou os vossos menores atos, pensamentos ou sentimentos podem ser notas falsas: se pensardes que a cada passo podeis cometer um erro e tornar-vos culpados, não avançareis. O único medo que realmente deveis ter é o de perder a consciência de que sois filhos e filhas de Deus e de que, por isso, sois esperados na casa do Pai. Sim, este é o único medo permitido e até aconselhado; com efeito, este medo libertar-vos-á, pouco a pouco, de todos os outros, e vós avançareis com segurança, com clareza e em paz."
 
"Se decidirdes seguir um ensinamento espiritual, não deveis ir falar disso àqueles com quem vos relacionais tentando convencê-los a fazer o mesmo. Procurai aprofundar as verdades que descobris, aplicai-as com sensatez e deixai os outros sossegados. Esta precaução é útil sobretudo no início, pois no início os seres não são sólidos nem estão bem preparados. Compreender o que é realmente a espiritualidade ou a religião já não é fácil e para as viver profundamente, harmoniosamente, há tantas coisas a afinar em si próprio!
Tomai bem consciência de que é o modo como resolverdes esta questão que revelará a qualidade do vosso comprometimento espiritual. Se quiserdes mostrar aos outros à força a vossa espiritualidade e, por causa do vosso comportamento excessivo, eles se tornarem agressivos e se afundarem no seu materialismo, vós sois responsáveis por isso. Procurai, antes, ser compreensivos, pacientes: não só conseguireis fazê-los aceitar a vossa filosofia, como talvez eles se convençam a seguir o vosso exemplo."
 
"Uma medicina que se limita a intervir onde o mal se declarou não está baseada nos melhores princípios, pois talvez o resto do organismo também sofra de algumas perturbações ou insuficiências e os cuidados prestados só a uma parte do corpo não o curarão. Para desempenhar perfeitamente o seu papel, a medicina deve agir sobre todo o corpo, purificá-lo, pô-lo em harmonia com o universo, para que cada órgão, cada ponto do corpo, beneficie com essa melhoria.
O aparecimento de perturbações num ponto do organismo deveria ser uma ocasião para se considerar o conjunto e pôr tudo em bom estado. Se tiverdes em conta esta recomendação, não desaparecerão apenas os vossos mal-estares atuais, mas também outras anomalias, ainda dissimuladas algures, à espera de um momento para se manifestarem. Está muito certo que o cardiologista se ocupe do coração e o pneumologista dos pulmões, que o cirurgião retire tumores, etc. Mas, mesmo quando não estão verdadeiramente doentes, os humanos também não estão de boa saúde, pois é pedaço a pedaço que o seu corpo é tratado. A medicina do futuro ensinará a trabalhar de um modo diferente: uma pequena anomalia será ocasião para melhorar o estado de todo o organismo. "

"A questão da castidade, da continência, é geralmente mal posta pela religião. Porquê? Porque, na realidade, o ato de amor não é em si bom nem mau: é simplesmente o que o homem e a mulher são capazes de fazer dele. Se eles não trabalharam sobre si mesmos para se purificarem, para se enobrecerem, para se iluminarem, por intermédio desse ato transmitirão ao parceiro certas influências nocivas. O amor verdadeiro deve melhorar tudo no ser que amais, deve elevá-lo, reforçá-lo, iluminá-lo. Se esse amor depois se expressar fisicamente, isso é secundário. Pode-se amar alguém sem nunca lhe tocar e, ainda assim, envenenar esse ser com o seu amor.
Vós só tendes, pois, uma questão a colocar a vós próprios para ajuizar sobre a qualidade do vosso amor: graças a ele, o ser que amais cresce interiormente? Se ele enfraquece, se ele perde a alegria de viver, questionai-vos acerca do que fizestes para estragar essa criatura. Deveríeis tê-la cultivado como uma flor num jardim e não tendes razões para vos sentirdes orgulhosos convosco. Por isso, só vos resta procurar uma maneira de reparar os vossos erros. O vosso amor deve fazer crescer um ser. Só quando vos apercebeis de que ele cresce interiormente por causa do vosso amor é que podeis regozijar-vos e agradecer ao Céu."
 
"Vós podeis permanecer jovens mesmo quando chegais ao fim da vossa existência, se tiverdes compreendido o que a vida é realmente: uma transformação contínua, uma adaptação. Para a Ciência espiritual, não existem jovens, não existem velhos, mas apenas seres cuja tarefa é trabalhar sobre si mesmos para manterem e intensificarem a vida neles.
Ninguém deve dizer: «Os anos passaram, eu estou velho, já não posso fazer esforços.» Quem pensa que pode justificar a sua inércia com a sua idade diminui o número de dias que ainda lhe restam para se regozijar, pois constrói em si mesmo a imagem da velhice e essa imagem age muito negativamente também sobre o seu estado psíquico. Pelo contrário, ele deve concentrar-se na juventude, esforçando-se por aprender sempre algo de novo para permanecer aberto à vida, pois é isso a juventude, a verdadeira juventude. Com os anos, é evidente que o corpo físico perde o seu vigor, a sua resistência; mas, mesmo no momento da morte, um olhar, um sorriso, podem ainda ter a expressão da juventude."

"O triângulo com o olho no centro é um símbolo muito presente no cristianismo e em certos movimentos espirituais. Ele representa o olho de Deus que vê tudo. Isso não significa, como alguns acreditam ingenuamente, que Deus está ocupado a anotar todas as ações boas ou más dos humanos para depois os castigar ou os recompensar. Esse olho de Deus, na realidade, está no próprio homem e, se ele for capaz de sentir esse olhar que «penetra no íntimo», como refere a Bíblia, avançará no caminho da luz sem risco de se perder. Enquanto a consciência espiritual de um ser não está suficientemente desenvolvida, esta vigilância é necessária e salutar.
Na vida corrente, aquele que está consciente dos seus deveres não precisa de ser vigiado, até trabalha melhor se se sentir livre. Mas, no plano espiritual a que estamos a referir-nos, para não ser necessária a vigilância do olho de Deus o ser humano deve ter atingido um grau de desenvolvimento muito elevado, e em particular deve ter adquirido a plena consciência da importância da obra cósmica na qual participa. Enquanto ele não tiver atingido um tal grau de consciência, esta vigilância é a sua salvaguarda, e ele deve não só aceitá-la, mas solicitá-la."

Por mais pequena que seja, uma pedra preciosa é uma partícula de matéria capaz de reter uma força cósmica. Mas vós não deveis contar com ela pensando que ela vai proteger-vos, curar-vos, dar-vos poderes, abrir-vos as portas do mundo espiritual; se não souberdes como considerá-la e utilizá-la, ela não vos servirá de nada.
As pedras preciosas estão preparadas pela natureza para captar certas energias do cosmos e projetá-las, difundi-las. Mas não basta possuí-las para beneficiar das suas virtudes. Cada pedra é semelhante a uma antena e, tal como a uma antena, é preciso dar-lhe uma função, mensagens para transmitir. Por detrás desta pedra existem forças que giram, que vibram, mas cabe-vos a vós fixá-las, orientá-las, a fim de as tornardes úteis ao vosso trabalho."
 
"Mostrai-vos sempre reconhecidos pela vida que recebestes de Deus, essa vida que vos permite descobrir tantas riquezas. Agradecei pela felicidade que é terdes saúde, uma família, amigos... E pensai também em todos os maus encontros, em todos os acidentes que podem ocorrer ao longo de um dia e aos quais escapastes. Quando terminais sãos e salvos um trajeto de automóvel, pensais em agradecer ao Céu? Podem ocorrer tantos acidentes na estrada e por vezes escapa-se por tão pouco!
Ao pronunciardes a palavra “obrigado”, é como uma fonte de luz, de paz e de alegria que fazeis jorrar na vossa alma. E essa fonte inunda todas as vossas células. Pouco a pouco, sentis que algo em vós se vivifica, se fortalece, se ilumina. E assim, quando tiverdes de enfrentar grandes provas, não só as aguentareis como sereis capazes de continuar a agradecer. Nunca esqueçais: a capacidade de agradecer nas provações ajuda-vos a superá-las. "
 
"Cada um de nós traz em si mesmo gerações de seres humanos dos quais é descendente. Por isso, quando conseguis vencer as vossas fraquezas, levais essa família que habita em vós para o caminho da luz e da libertação. Mas não fazeis bem somente a todos os vossos ascendentes, fazei-lo também aos vossos descendentes, pois transmitis-lhes as riquezas interiores que adquiristes. Eis mais uma dimensão da vida interior que é bom conhecer.
Trabalhar sobre vós mesmos é ainda mais importante na medida em que, ao fazê-lo, se melhora gerações inteiras, pois transmite-se-lhes os frutos dos seus esforços. Ninguém vive ou age somente para si, cada um vive e age para um grande número de outras criaturas em relação às quais tem grandes responsabilidades."
 
"A semente posta na terra contém toda a árvore em potência. Numa semente, ninguém pode discernir onde estão as raízes, o caule, e ainda menos as folhas, as flores, os frutos, contudo eles irão aparecer.
A semente está sob a influência do arcanjo que preside ao inverno, Gabriel, que condensa e solidifica os elementos. Ela é posta na terra no momento mais sombrio e mais frio do ano, e Gabriel transmite-lhe a memória da hereditariedade, os genes que mantêm as suas características de uma geração para outra. O arcanjo Gabriel introduz e condensa todas as particularidades e virtudes da planta nesse corpo minúsculo que contém todo um futuro em potência. E ele age do mesmo modo com as sementes dos animais e dos humanos. Cada geração conserva nos seus cromossomas todos os seus carateres próprios: a memória não se perde."
 
"Prossegui o vosso trabalho com convicção, sem vos preocupardes com o tempo de que necessitareis para realizar o vosso ideal divino. Vós tendes as chaves, tendes os poderes. Todas essas vozes interiores que vos encorajam – «Ergue-te! Caminha para a luz !» – representam um capital acumulado já há muito tempo, graças aos esforços que fizestes. Essa necessidade que sentis de avançar no caminho da sabedoria, do amor, da verdade, é o resultado desses esforços.
E o que é que acontece quando realizais um progresso, por mínimo que seja, no plano espiritual? Há em vós forças dispersas, não organizadas, adormecidas há milénios, que despertam como se respondessem a um apelo. Assim, subitamente, apercebeis-vos de que sois habitados por um verdadeiro exército que estava à espera de ser mobilizado para vir em vosso auxílio. Analisai-vos bem: no momento em que conseguis obter um sucesso, descobris a presença em vós de forças de que não suspeitáveis. "
 
"A vida quotidiana é difícil, impõe grandes tensões: nas famílias, no trabalho, na sociedade, os humanos são obrigados a comprimir neles uma grande quantidade de energias para suportarem e fazerem face a tudo o que se exige deles! E precisam de libertar essas energias de vez em quando. Os Iniciados compreenderam bem isso. É por essa razão que, desde um passado muito longínquo, eles instituíram festas populares em certos momentos do ano que correspondem a configurações astronómicas. Mesmo a maior parte das festas cristãs são o que sobreviveu, sob outra forma e com outro significado, de antigas festas pagãs.
Com o aproximar das festas, organizam-se as comemorações: reúnem-se comes e bebes, preparam-se decorações, roupas de festa ou até disfarces. Mas os Iniciados promoviam estas festas também com um outro objetivo: queriam estimular os humanos a procurar, em regiões mais subtis, energias para regenerarem e vivificarem o seu coração e a sua alma. Nesta atmosfera de trocas alegres, benfazejas, as entidades luminosas vêm captar energias que depois utilizam para continuar o seu trabalho pelo mundo. Quereis ajudá-las nesse trabalho? Confiai-lhes vós mesmos, conscientemente, a vossa alegria, toda a riqueza espiritual que uma festa vos proporciona, para que outros beneficiem dela. Essa alegria, essa riqueza, voltarão a vós amplificadas."
 
"O inverno começa no momento em que o sol entra na constelação do Capricórnio, que é um signo de terra. Simbolicamente, o Capricórnio está ligado aos cumes, aos picos rochosos, mas também às cavernas profundas, às grutas que se abrem nas entranhas da terra, onde lentamente se formam os cristais e as pedras preciosas. Esta imagem das entranhas da terra merece ser meditada, pois instrui-nos sobre a analogia que existe entre a terra e o ser humano. Com efeito, é nas suas entranhas que a mulher traz e forma o seu filho. E é também nas entranhas, no centro Hara, que o Menino-Cristo deve formar-se um dia em cada um de nós.
Durante o resto do ano, a natureza está em grande atividade, mas, com o aproximar do inverno, os dias diminuem, as noites ficam mais longas, muitos trabalhos param: o momento é de recolhimento, de meditação. Este apaziguar de toda a natureza convida-nos a penetrar profundamente em nós a fim de prepararmos as condições para o nascimento do Menino Divino."
 
"Há séculos que são veneradas Virgens negras em certas igrejas, onde a sua presença levantou muitas questões. A resposta é simples: as Virgens negras estão ligadas ao processo alquímico da transmutação da matéria.
A matéria-prima sobre a qual o alquimista tem de trabalhar é descrita primeiro como uma espécie de caos original e a Virgem negra simboliza esse caos. Por isso, na maior parte dos casos, as estátuas que as representam são colocadas num lugar subterrâneo, em grutas ou criptas, porque essa matéria que elas simbolizam é extraída da terra virgem primitiva, o que é expresso pelo adjetivo “negra”. E os alquimistas dizem que, tal como a Virgem trouxe o Menino-Cristo ao mundo com dor, assim também, após uma longa cozedura no fogo, a matéria alquímica dá nascimento à pedra filosofal que transmuta os metais em ouro e cura todas as doenças. "
 
"Mesmo que estejais absolutamente convencidos do fundamento do vosso compromisso espiritual, por vezes sentis-vos fatigados, saturados, ao ponto de começardes a duvidar. Perguntais-vos se todos os esforços que fazeis para a superação de vós mesmos valem realmente a pena e ficais tentados a abandonar tudo. Pois bem, é nesse momento que deveis estar vigilantes. Procurai sobretudo antecipar as deceções que vos esperam se voltais para trás. Dizei para vós próprios: «Bom, neste momento estou um pouco cansado, não tenho vontade de continuar, mas isto passará em breve; entretanto, não devo desistir.»
Na natureza, depois da primavera vem o verão, depois o outono, depois o inverno, e, após o inverno, surge de novo a primavera. No ser humano também há ciclos, estações do ano. Deixai, então, passar esse inverno em vós, conscientes de que depois as coisas ficarão melhor. É assim que de deve raciocinar. Nunca abandoneis o caminho da luz, pois arriscais-vos a lamentar isso um dia e então será muito mais difícil voltar a encontrá-lo."
 
"Vós estais sozinhos no vosso quarto e, entre aquelas quatro paredes, estais fisicamente separados, afastados, do mundo inteiro. Mas, pelo pensamento, podeis ir além dos limites daquela divisão para vos estenderdes num espaço cada vez mais vasto: a vossa casa e a cidade de que a vossa casa faz parte. Depois, tomai consciência também de que a vossa cidade faz parte de uma região, essa região de um país, esse país de um continente, esse continente da terra. Habituai-vos a fazer este exercício. E a terra faz parte dos planetas do sistema solar. O sistema solar, por seu lado, faz parte de uma galáxia e essa galáxia é uma pequena parcela do cosmos... Então, é prodigioso: estais sozinhos no vosso quarto e, ao mesmo tempo, estais no cosmos!
E, como sois um ser cósmico, por que haveis de limitar-vos? Podeis abrir a vossa alma dizendo para vós próprios que tendes trabalhos cósmicos para fazer... Para isso basta mudar o vosso ponto de vista e ter consciência de que, como viveis no universo, estais ligados a ele."
 
"Vós estais impacientes por ver realizar-se aquilo que desejais, e desejais tantas coisas!... É natural. No entanto, mais do que esperar o dia em que vereis finalmente os vossos desejos realizarem-se, começai por examinar bem a natureza daquilo que pedis, pois o que desejais acabará por concretizar-se e, se não soubestes o que devíeis desejar, não é garantido que, no dia em que isso acontecer, tenhais realmente razões para estar satisfeitos. Então, em vez de vos obstinardes em querer, a todo o custo, que as vossas preces e os vossos desejos sejam atendidos, questionai-vos nestes termos: «O que eu desejo com tanta intensidade trará algo verdadeiramente bom para mim e para os outros?».
Antes de pedir o que quer que seja, é preciso estar verdadeiramente seguro de que aquilo que se deseja está em conformidade com as leis divinas. Se tiverdes a certeza de que assim é, continuai a desejar; podereis estar certos de que isso se realizará."
 
"Amanhã começa um novo ano e, quando vos encontrardes, direis uns aos outros: «Bom ano!... Feliz ano novo!» Sim, mas não é porque o calendário anunciou um ano novo que ele será necessariamente novo para vós. O calendário é uma coisa e vós sois outra.
Se quiserdes que o novo ano seja verdadeiramente novo para vós, considerai-o como um ser vivo e rico que pode trazer-vos grandes presentes: a alegria, a paz, o amor... Mas só recebereis esses presentes se preparardes certos lugares em vós para os acolher. Fazei inspeções na vossa cabeça e no vosso coração para expulsardes toda a espécie de coisas velhas que lá se acumularam. O fim do ano deve ser o momento para uma grande limpeza. Então, preparai espaços em vós para receberdes o ano novo na pureza e na luz."