domingo, 6 de agosto de 2017

MESTRE OMRAAM MIKHAEL AIVANHOV

"Por vezes, fica-se chocado com o rosto daqueles que, tendo sido forçados a enfrentar intrigas, ataques e traições por parte de quem os rodeia, conseguiram superar as suas provações: as expressões do seu rosto e o seu olhar manifestam a riqueza da sua vida interior. Portanto, eles quase nada perderam nessas provações; ou, então, para usarmos uma imagem do domínio da banca, podemos dizer que eles perderam momentaneamente os juros, mas o seu capital permaneceu intacto.
Observai e comparai aqueles que se entregam completamente às suas deceções, ao seu desânimo, com aqueles que conseguem superá-los... Que diferença! Os que se deixaram arrastar pelo desânimo perderam o seu verdadeiro tesouro. Os outros, pelo contrário, obtêm cem vezes, mil vezes mais do que aquilo que tinham: são vivos, calorosos e estão sempre prontos a retomar o trabalho."

"As doenças físicas devem ser tratadas com meios físicos, mas isso não chega. Na medida em que a doença, na maior parte dos casos, tem como causas remotas determinados erros que o homem cometeu no plano dos pensamentos e dos sentimentos, enquanto ele próprio não introduzir certas melhorias nesse domínio, não poderá ser definitivamente curado. A solução está em utilizar todos os recursos da medicina e, ao mesmo tempo, aplicar-se a restabelecer alguma coisa em si próprio, nos planos astral e mental, para fazer desaparecer as causas do mal.
Então, tomai medicamentos e fazei tratamentos, se tiverdes necessidade disso. Mas fazei também um trabalho psíquico, pois, com o tempo, os pensamentos e os sentimentos acabam por agir sobre a matéria e participam na sua transformação. É esta a verdadeira medicina! Os medicamentos serão sempre mais eficazes se lhes acrescentardes a força do vosso pensamento e do vosso amor."

"O homem é capaz de grandes coisas, mas na condição de começar pelas pequenas, e, quanto maior for a sua ambição, mais modestamente ele deve começar. Aquele que obtém um sucesso sente a sua consciência alargar-se, e o que conta é este alargamento da consciência, pois ele é uma base, um apoio para o futuro. Inversamente, querer chegar depressa longe demais só pode conduzi-lo ao fracasso, e este fracasso diminui algo nele, fá-lo perder confiança.
Quando vos empenhais na vida espiritual, não comeceis por dizer para vós mesmos: «Daqui a uns meses, daqui a uns anos, terei vencido todas as minhas más inclinações e viverei na luz divina.» Isso não é possível. Porquê? Porque vós alimentastes essas más tendências ao longo de muitas incarnações; se imaginardes que conseguireis vencê-las em pouco tempo, tereis muitos fracassos e depressa desanimareis."

"É pelo facto de, no fundo de si mesmos, darem demasiada importância ao mal, que os humanos não param de se lamentar: «Ah, mas que mundo este em que nós vivemos! As pessoas são cada vez mais egoístas, mais desonestas... Elas nunca mais mudarão. É sempre a injustiça que triunfa. O que quer que façamos para melhorar a situação, nunca o conseguiremos.» Eles gostam tanto destes pensamentos que os convidam continuamente para a sua mesa: «Vinde, vinde! Há aqui alimento para vós.» Pois bem, esta atitude é muito perigosa: ao salientarem continuamente o mal, as pessoas não conseguem enfraquecê-lo; pelo contrário, encorajam-no, reforçam-no. Então, de agora em diante é o bem que é preciso encorajar, dizendo: «Vinde, anjos!... Vinde, espíritos celestes!... Dai-nos a vossa sabedoria, o vosso amor, a vossa força, para que todos os dias sejamos capazes de trazer algo de bom a esta terra.»"

"Quando escutais música, pensai em utilizá-la para o vosso trabalho espiritual. A música cria um ambiente. Também podemos compará-la ao vento que sopra na vela de um barco e que o leva rumo a novos horizontes: a realização do nosso ideal, das nossas aspirações mais elevadas.
Observai-vos quando escutais música: sentis-vos transportados e tendes tendência para deixar os vossos pensamentos flutuarem. Tentai, em vez disso, concentrá-los nas realizações em que estais mais empenhados. Vós tendes um encontro marcado, um trabalho para fazer: podeis preparar conscientemente esse encontro ou esse trabalho escutando música. Procurais a sabedoria, o amor, a beleza? Pensai que a música vos transporta até às regiões espirituais onde os encontrareis em abundância. O som é uma força que vos propulsiona, mas cabe-vos a vós escolher a direção em que quereis ser impelidos."
 
"Diz-se muitas vezes que a esperança faz viver. E, com efeito, aqueles que estão insatisfeitos com a sua sorte por causa do que lhes acontece têm tendência a projetar-se no futuro: «Em breve… daqui a alguns dias… alguns meses… as coisas estarão melhor.» A esperança é, sem dúvida, o que se perde em último lugar. Mas, enquanto aguardam a realização daquilo que esperam, as pessoas precisam de encontrar algo a que se agarrar para se aguentarem. Para se aguentar, é preciso ter fé. Ora, a fé assenta na convicção de que o Universo é regido por leis e, em particular, a lei de que todas as sementes acabam por dar frutos: se se pôs boas sementes na terra, um dia colher-se-á frutos magníficos. Mas também é necessário alimentar a vida em si próprio, receber um impulso graças ao amor. Senão, a esperança não passa de uma fuga à realidade e, um dia, também ela nos abandona.
Para nunca se perder a esperança, é necessário alimentar em si a fé e o amor e, perante cada dificuldade que surge, pedir-lhes socorro. É isso que nos permite manter a esperança até ao fim."

"O que existe de mais esplendoroso do que o Sol? Mas, se mantiverdes fechadas as portadas das vossas janelas, nem sequer sabereis que ele existe. Se quiserdes vê-lo, tereis de abrir pelo menos uma janela, pois não será o Sol que procurará impor-se, atravessando as vossas paredes e as vossas portadas. Do mesmo modo, para descobrirdes a presença de Deus, deveis abrir, pelo menos, um pequeno postigo. Vós é que deveis fazer qualquer coisa, não é Deus.
Deus está presente, irradia, e isso deve bastar-nos. Cabe-nos a nós fazer o que é necessário para sentirmos a sua presença. Aquele que chegou a um grau de consciência superior está sempre a ter revelações sobre o sentido e a beleza do mundo e, sendo assim, como não sentiria ele a presença divina? Deus é isso, uma presença, e nós descobrimo-l’O à medida que vamos sentindo como a vida é rica e plena de sentido. "

"A verdade nunca virá apresentar-se como uma evidência que se impõe a nós, e ainda menor é a possibilidade de a impormos aos outros. Somos nós que, com uma vida psíquica ordenada, sensata, nos tornamos capazes de nos aproximar da verdade. Talvez nunca a atinjamos, mas, ao procurarmos aperfeiçoar-nos todos os dias, aproximamo-nos dela.
Quando certos crentes se gabam de que pertencem à única religião verdadeira, isso não quer dizer que eles próprios vivam em verdade. Um certificado de batismo não é garantia de que eles vivem em verdade. O essencial são os esforços que eles fazem todos os dias para superarem as suas fraquezas: esse é o único sinal de que eles pertencem à verdadeira religião."

"Por que é que é tão necessário viver em harmonia? Porque é um estado que desencadeia uma série de reações físicas e químicas no organismo, e todos os processos fisiológicos se desenrolam então mais corretamente. Viver em harmonia significa que a pessoa se decide a experimentar os poderes do espírito, da alma, do pensamento e do sentimento sobre o corpo físico.
Há tantas pessoas que se desequilibram por alimentarem constantemente nelas pensamentos e sentimentos caóticos! Elas ignoram que são forças maléficas que estão a destruí-las e continuam a procurar fora a causa das suas doenças. Como se há de fazê-las compreender que, frequentemente, são os seus pensamentos e os seus sentimentos que as tornam doentes? Se deixarem de alimentá-los e se exercitarem a introduzir nelas a harmonia, a respirá-la, a impregnar-se dela, a sua saúde melhorará imediatamente."

"Todos os progressos da ciência, seja em que domínio for, só são possíveis porque os humanos descobriram que o mundo físico obedece a leis. Mas, relativamente ao mundo psíquico, ao mundo moral, eles gostariam que este fosse o lugar da maior confusão, da maior anarquia: nenhuma lei para conhecer, nenhuma regra para respeitar!... Pois bem, isso não é possível, e se, pela sua ligeireza, pela sua inconsciência, o homem desregula esse mecanismo extraordinário que é o seu organismo psíquico, provoca danos irreparáveis.
Nada é estável nem fiável quando não se respeita as leis, porque são as leis que constituem a estrutura do Universo – do universo psíquico e do universo físico. O maior erro está em não reconhecer estas leis. Age-se como se elas fossem uma invenção humana, portanto, como se elas estivessem assentes em alicerces arbitrários, discutíveis, e pudessem ser transgredidas facilmente. Não! Nada nem ninguém poderá isentar de consequências aqueles que transgridem as leis do mundo psíquico e do mundo espiritual. "

"O ideal seria fazermos todas as manhãs os nossos exercícios de ginástica e de respiração na Natureza, para beneficiarmos de uma grande pureza do ar, pois é no ar que nós podemos recolher essa quintessência muito preciosa a que os yoguis da Índia chamaram prâna. O prâna é uma energia de vida espalhada por toda a terra, pela água, pelo ar e pelo fogo; mas é principalmente transportada pelos raios do Sol, e é de manhã, muito cedo, que ele é mais abundante. Cada uma das suas partículas é como uma gotícula cristalina, uma pequena esfera luminosa em suspensão cheia de uma essência espiritual, e, pela respiração, nós absorvemos algumas gotas de luz.
Ao fazermos passar o ar pelas narinas conscientemente, pomos em marcha os nossos centros subtis, que trabalham para extrair dele a sua quintessência. Depois de captada, essa quintessência começa a circular; ela é como um fogo que corre ao longo das ramificações nervosas situadas de ambos os lados da coluna vertebral. Assim como o sangue circula pelas veias, pelas artérias e pelos vasos capilares, o prana circula no nosso sistema nervoso. Depende, pois, da nossa maneira de respirar, não só a nossa saúde física, mas também a aquisição das faculdades espirituais, o despertar dos chacras."

"O facto de terdes acabado por admitir a utilidade das provações não deve fazer com que as procureis. Podeis estar certos de que elas se encarregarão de vos encontrar, pois nunca se viu na Terra alguém que esteja livre delas. Sobretudo, não tenteis imitar essas pessoas que procuram realizar atos heroicos, quaisquer que sejam os perigos inerentes a isso, mas não suportam os mínimos inconvenientes da vida quotidiana, que acham indignos delas: tudo o que conseguem é tornar insuportável a existência de todos os que as rodeiam.
Nem toda a gente é feita para um destino heroico. Mas cada um deve esforçar-se modestamente por aceitar e ultrapassar as dificuldades que lhe surgem em cada dia. É a única maneira de evitar sofrimentos ainda maiores. Quando a pessoa não trabalhou para se reforçar interiormente, as mínimas provações tornam-se, de facto, impossíveis de ultrapassar."

"O casamento não é uma instituição humana, ou melhor, é uma instituição humana que reproduz um fenómeno cósmico: o casamento que se celebra no Alto, nas regiões sublimes, entre o Pai Celeste e a sua esposa, a Mãe Divina.
Como foram criados à imagem de Deus, os humanos repetem este acontecimento cósmico de forma instintiva, mas, infelizmente, também de forma inconsciente.
Eis uma verdade que os cristãos ainda estão longe de compreender. Para eles, Deus é unicamente um Pai, um princípio masculino. Mas não, isso é um erro. O homem procura uma mulher para se unir a ela e criar precisamente porque reproduz um modelo: Deus também tem uma esposa à qual se une para criar. Esta esposa é a Mãe Divina, a Natureza, a Matéria Cósmica. A lei é absoluta: tudo o que está em baixo é como o que está em cima; portanto, tudo o que acontece em baixo é à imagem daquilo que ocorre no Alto. E a esposa de Deus é uma realidade grandiosa que se situa ao nível dos princípios."

"Pode definir-se o silêncio, o verdadeiro silêncio, como a região mais elevada da nossa alma. No momento em que atingimos esta região, entramos na luz cósmica.
A luz é a quintessência do Universo. Tudo o que vemos à nossa volta, os seres, a Natureza, os objetos, e mesmo o que não vemos, é atravessado por luz, impregnado de luz. E o silêncio que nos esforçamos por fazer em nós durante os momentos de concentração, de meditação, de oração, tem um único propósito: a fusão com esta luz, que é viva, que é poderosa… a luz original que penetra toda a Criação."

"Enquanto os homens e as mulheres não encontrarem o sentido da sublimação da força sexual, sairão desiludidos das suas experiências amorosas. Quando eles sentem uma atração recíproca, um desejo, por que é que vão imediatamente satisfazê-lo? Por que é que não procuram adquirir o autodomínio que poderia fazer deles seres luminosos, poderosos? É difícil, evidentemente. Mas, se eles começarem a adquirir o hábito de se dominar, pouco a pouco saberão utilizar esse impulso para desencadear neles forças de uma natureza mais subtil, que abrirão o seu coração e tornarão o seu pensamento mais penetrante; descobrirão então, neles mesmos e em todos os seres, riquezas de cuja existência não tinham a menor ideia.
Os homens e as mulheres que vivem uma relação deveriam limitar-se, pelo menos durante um certo tempo, a maravilhar-se uns com os outros, agradecendo à Mãe Divina e ao Pai Celeste essa energia que lhes é dada. Conheceriam assim estados de consciência de uma grande poesia, de uma grande elevação, e a existência parecer-lhes-ia muito mais bela e mais rica!"

"Os raios solares são forças que agem por toda a parte onde penetram, pois há entidades vivas que habitam nesses raios. As suas diferentes manifestações correspondem às diferentes cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta, das quais a luz branca é a síntese. Esses raios, projetados nos seres vivos, agem profundamente em nós.
Os Iniciados servem-se da luz e das cores para ajudar os humanos, e ensinam os seus discípulos a trabalharem eles mesmos com a luz e as cores. A cada cor corresponde uma virtude; e é por isso que cada falha que se comete enfraquece o poder espiritual que corresponde a uma dessas cores. Os Iniciados desde sempre trabalharam com a luz, pois só a luz dá o verdadeiro poder, o verdadeiro saber. Com o laser, a ciência oficial descobre, pouco a pouco, o poder incrível da luz. Mas os poderes da luz espiritual são ainda muito maiores."

"Aprendei a alimentar-vos dos perfumes das flores sem as colher, pois uma flor colhida já está morta. Deus colocou-a no seu jardim, onde ela é radiante e livre. Vós quereis a todo o custo levá-la para casa ou metê-la na vossa jarra, para que todos vejam que ela vos pertence. Porquê? Não vos basta poder respirar o seu perfume?
Evidentemente, as flores de que eu estou a falar-vos são uma imagem. Elas representam os seres humanos, homens e mulheres, e os perfumes são as suas emanações, tudo o que de luminoso, de caloroso, de poético, eles emanam ao seu redor. Ninguém vai condenar-vos por respirardes os seus perfumes, eles são para todos, e sobretudo para aqueles que sabem apreciá-los. Mas, se cortardes uma flor para vos apossardes dela, sereis responsáveis se essa flor murchar ou secar por vossa causa. Ela estava plantada no solo da divindade. Por que é que a arrancastes?"

"No plano físico, os humanos conseguiram realizações gigantescas: é impossível não ver como os progressos científicos e técnicos transformaram a vida. Mas isso não é suficiente e, agora, eles são chamados a realizações ainda mais importantes, mais vitais para eles, graças às faculdades do espírito. Pela meditação, pela oração, eles devem aprender a entrar em contacto com o mundo divino, para que a luz, o amor e o poder do espírito desçam à terra, neles e em todos os seres à sua volta.
 Os progressos científicos e técnicos têm limites e até apresentam perigos. Se todas essas descobertas não forem dominadas graças a uma visão superior das coisas, a humanidade será ultrapassada, desfeita, esmagada, por elas. As realizações científicas e técnicas não são suficientes para transformar a vida. É pelo espírito que a vida pode ser realmente transformada, pois a paz, a liberdade e a fraternidade são realizações do espírito."

"Quando caminhais na Natureza, seja no campo, na floresta, na montanha ou à beira mar, tomai consciência do espaço que vos rodeia e, de vez em quando, parai e respirai profundamente, para entrardes em contacto com o Anjo do Ar.
O Anjo do Ar é uma entidade viva, inteligente, e vós podeis dirigir-vos a ele, dizendo: «Ó bem-amado Anjo do Ar, tu, que és um servidor de Deus belo e poderoso, atravessa-me com o teu sopro, tira as impurezas dos meus pulmões, do meu coração, do meu cérebro, e introduz em mim a harmonia, para que eu me torne um servidor como tu.» Como o Anjo do Ar está presente em toda a parte, dirige todas as correntes que circulam no Universo e se infiltra em cada interstício, escuta-vos, pois é muito sensível. Então, ele dá ordem aos espíritos que o acompanham para vos levarem alguns eflúvios desse fluido muito subtil a que chamamos éter, e vós sentis-vos como se todo o vosso ser se dilatasse e se elevasse no espaço. "