MESTRE OMRAAM MIKHAEL AIVANHOV
"Quantas pessoas
realizam, sem saber, projetos de outras que nem sequer conhecem! Direis: «Não
compreendo como isso é possível!» É simples: os pensamentos e os sentimentos
são forças atuantes, capazes de influenciar seres que, pela sua estrutura psíquica,
estão preparados para captar as ondas que outros lhes enviam. É assim que
pessoas fracas acabam por cometer crimes; foram impelidas a isso pelo poder dos
pensamentos e dos sentimentos negativos que outras tinham emitido, projetado.
Ora, como a justiça humana não é clarividente, não puniu os que lançaram no
espaço esses pensamentos e esses sentimentos criminosos, mas aqueles que os
executaram, quando, na realidade, estes não foram os verdadeiros culpados.
Tiveram culpas, é certo, por se terem abandonado e enfraquecido a ponto de se
tornarem instrumentos de correntes maléficas, mas os verdadeiros instigadores
desses crimes foram outros.
Atenção, pois, aos
vossos pensamentos e sentimentos, porque há o risco de serem realizados por
outros, e, se forem maus, sereis vós que a justiça divina considerará
responsáveis. "
"Quando, no
inverno, a vida se retira para as raízes, a árvore fica sem brilho, nua, sem
beleza, sem perfume, ninguém se aproxima dela. Mas, quando a vida começa a
subir, as aves vêm cantar nos seus ramos, todos a admiram e vêm sentar-se junto
dela. É uma lição sobre a qual devemos meditar. Quando virdes as pessoas
descerem cada vez mais às suas raízes, ou seja, colocarem em primeiro lugar as
suas cobiças, as suas paixões, os seus prazeres, é porque já estão a caminho do
inverno, espiritualmente falando. E, à medida que se vão tornando menos belas,
menos luminosas, menos vivas, os que as rodeiam começam a afastar-se.
Infelizmente, elas serão as últimas a compreender porquê.
Fixai bem isto: se
permitirdes que as vossas energias alimentem preocupações prosaicas e egoístas,
só podereis estagnar, porque ireis entrar no inverno, com o frio, a escuridão e
a paragem de todo o movimento. "
"Não existe
ciência mais profunda do que a ciência do Verbo, que trata dos vinte e dois
elementos, das vinte e duas forças representadas pelas vinte e duas letras do
alfabeto hebraico. Foi com elas, diz a Cabala, que Deus criou o mundo.
Aprender a ciência do
Verbo é aprender a combinar, nos três mundos, os vinte e dois elementos que o
compõem, para que eles criem a harmonia nos nossos pensamentos, sentimentos e
atos. Quando a desordem surge interiormente, é porque as “palavras” estão mal
colocadas, mal combinadas. Muito poucos seres conhecem esta ciência do Verbo,
quer dizer, a ciência das correspondências existentes entre as letras e as
forças. Aqueles que a possuem e que sabem manejar estas letras podem
estabelecer uma verdadeira ligação entre a terra e o Céu. "
"Com o pretexto
de que amam os filhos, alguns pais não querem deixá-los sofrer um pouco,
chamuscarem-se um pouco, para receberem uma lição. Ao mínimo incidentezinho, lá
estão eles a remediar tudo, para que os filhos não tenham de suportar as
consequências dos seus atos. Ora bem, o amor não é isso. E não é assim que age
o Senhor, nem a Natureza.
Para os pais, amar os
filhos não deve significar poupar-lhes imediatamente todas as dificuldades.
Quando os filhos se colocam a si próprios numa má situação, deve-se deixá-los
desembaraçarem-se e penar um pouco. Mas, quando eles começam a perceber porquê
e como se meteram nessa situação e se arrependem, pode-se tirá-los das suas
dificuldades. Como terão sofrido um pouco, tomarão resoluções acertadas e
ficarão mais prudentes, mais razoáveis. Os pais que não agem assim não só não
fazem bem aos seus filhos, como ainda contribuem para que eles prossigam na via
da fraqueza e da maldade. "
"É o sentimento,
mais do que o pensamento, que impele o ser humano a agir, porque, por natureza,
o sentimento quer sempre exprimir-se através dos atos. Consideremos um dos
exemplos mais correntes da vida quotidiana. Um homem pensa numa mulher; se não
tem qualquer sentimento por ela, deixa-a tranquila. Mas, se surge o sentimento
– e o sentimento não espera –, ei-lo que galopa para se encontrar com essa
mulher, lhe comprar flores e lhe fazer a corte.
Para o pensamento, é
difícil influenciar o corpo físico sem passar pelo intermediário, o sentimento.
Se agirdes por puro raciocínio, provavelmente agireis por motivos bem claros,
mas sem que o vosso coração vos leve a isso. Pode-se agir sem o sentimento, mas
nesse caso não se tem o gosto de agir e, por vezes, até se esquece porque se
age. Mas se o sentimento estiver presente... Oh! Evidentemente, isto não quer
dizer que se saiba agir melhor; muitas vezes, até é pior, porque se parte às
cegas; mas, pelo menos,
sabe-se que se é
impelido a isso! "
"Quem aprendeu a
usar corretamente os seus cinco sentidos – a visão, a audição, o olfato, o
gosto e o tato – tem um bom conhecimento da realidade. Mas este conhecimento
também pode ser-lhe útil nas suas relações com os outros, que é, sem dúvida
alguma, o domínio onde geralmente se comete mais erros. Isto porque os olhos
são capazes de lhe revelar, pela observação, a natureza dos seres com os quais
ele se relaciona; a audição pode perceber e analisar as vibrações e as
entoações de uma voz, mesmo ao telefone; o olfato adverte-o do género de
pessoas que estão num determinado lugar; o gesto fá-lo evitar os encontros
perigosos; e, quando aperta a mão a uma pessoa, ela informa-o imediatamente
sobre o seu carácter. "
"Vós passeais
por toda a parte com os vossos pequenos infortúnios: «Dói-me aqui, falta-me
aquilo...» Porque vos focais sempre em tudo o que vos falta e nunca no que já
tendes? Porque não dizeis todos os dias: «Tenho pernas, braços, boca, olhos,
ouvidos. Recebo um ensinamento divino. Então, possuo o Céu e a terra! Ah, que
riqueza! A vida é bela!»?
Todos os dias deveis
pensar que sois um filho de Deus, uma filha de Deus, e que podeis voltar a ser
o que éreis no passado longínquo, quando saístes do seio do Eterno. Perdestes
esse estado ao quererdes, como o filho pródigo, fazer experiências longe da
casa do vosso Pai. Mas agora podeis voltar para Ele. É isso o regresso à casa
do Pai, a “reintegração dos seres”: quando o homem volta a ser todo-poderoso,
senhor das forças da Natureza, e encontra finalmente a sua dignidade de
herdeiro de Deus. É esta a sua verdadeira predestinação. Então, porque vos
focais sempre nas pequenas coisas que vos faltam?... "
"Se trabalhardes
com a ideia de amar, de fazer o bem, de perdoar e harmonizar tudo, chegará um
momento em que esta ideia se tornará tão poderosa que impregnará todas as
vossas células, que começarão a vibrar em uníssono com ela… Constatareis,
então, que a paz nunca mais vos deixa, e mesmo que surjam, de vez em quando,
acontecimentos que venham perturbar-vos, provocarão apenas uma ondas à
superfície; a nível profundo, sentireis sempre essa paz.
Já vistes feras num
circo? Enquanto o domador está presente, elas ficam sossegadas, mas assim que
ele se afasta, atiram-se umas às outras. Tomai consciência de que o mesmo se
passa com as vossas células. Enquanto as vigiais, elas submetem-se, mas assim
que vos ausentais, que ficais com a cabeça noutro sítio, as perturbações
recomeçam. Por isso, deveis ocupar-vos delas, serená-las, alimentá-las,
purificá-las, como se fossem os vossos filhos. E só conhecereis a paz quando,
finalmente, tiverdes conseguido educá-las para que façam o seu trabalho sem
querelas nem discussões entre si. "
"Deveis aprender
a manifestar amor, a projetar esse amor no mundo inteiro, como faz o nosso Sol.
Todos os sóis se bombardeiam com raios através do espaço... É claro que nós
estamos longe de poder manifestar um tal amor; a Terra é obscura, não sabe
irradiar, ainda não sabe combater com a luz, tão terrível é a guerra que nela
existe. A guerra que o Sol nos faz, pelo contrário, tem como resultado os
frutos, as flores, uma grande abundância... Ainda não sabemos bater-nos como
ele, por isso precisamos de ir ver, de manhã, como é que ele utiliza as suas
armas, como as lança, como, com os seus canhões, os seus obuses, os seus
foguetões, ele vivifica todo o Universo. "
"Diz a Cabala
que o rosto do primeiro homem era o do próprio Criador. Mais tarde, quando o
intelecto despertou nele (e este processo é simbolizado pela serpente enrolada
em torno da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal), o homem deixou o Paraíso,
desceu às regiões mais densas da matéria, onde conheceu o frio, a escuridão, a
doença, a morte, e o seu rosto alterou-se. Então, agora que já não é a imagem
fiel de Deus, perdeu o seu poder: os espíritos da Natureza já não lhe obedecem
e comprazem-se em atormentá-lo.
Se o homem conseguir
voltar a ter, um dia, esse rosto primordial, todos os espíritos do Universo se
lhe submeterão de novo. Até lá, continuará a assemelhar-se ao filho pródigo da
parábola que, tendo deixado a casa paterna para correr mundo, acabou miseravelmente
como guardador de porcos. Mas, ao menos, esse filho pródigo acabou por
compreender que devia voltar à casa do pai. E vós? Será que acabareis por
compreender, um dia, que deveis regressar à origem para encontrardes de novo a
luz, o amor e a vida do Pai Celeste? "
"Atualmente, os
humanos procuram sobretudo desenvolver as suas faculdades intelectuais, o que
está muito certo. Infelizmente, fazem-no à custa de outras possibilidades de
exploração, e a vida subtil do Universo, da alma, do espírito, escapa às suas
investigações. Ao descerem à matéria, esqueceram a sua origem divina, já não se
lembram de como eram belos, poderosos, luminosos e nobres. É a Terra que os
preocupa: explorá-la e massacrá-la para enriquecerem.
Mas está a chegar a
época em que, em vez de terem sempre a atenção voltada para o mundo exterior, eles
retomarão o caminho da exploração interior; não perderão nenhum dos
conhecimentos que adquiriram durante séculos, mas já não estarão concentrados
apenas no aspeto exterior do Universo. Esta descida à matéria permanecerá como
uma aquisição extraordinária para a humanidade. Mas os humanos não ficarão por
aí; partirão à descoberta de outras regiões ainda mais essenciais e profundas.
"
"Parai de
identificar-vos com o corpo físico. Vós não sois o corpo físico: ele é o vosso
veículo, nada mais. É por se confundirem sempre com o que não são que os
humanos andam desorientados, periclitantes. O corpo e a matéria são perecíveis,
e se vos identificardes com o corpo perecereis com ele. Ao invés, se vos
identificardes com o espírito, que é imortal, sereis uma chispa, uma chama, e
podereis vencer todas as dificuldades.
O maior mal que os
humanos fazem a si próprios é aceitarem identificar-se com a matéria, que é
corruptível, efémera, em vez de se identificarem com o espírito, que é
inalterável e eterno. Quando o espírito deixa o corpo físico, continua a
existir. O corpo físico não passa do instrumento que foi dado ao espírito para
que pudéssemos viver na terra. "
"Os pensamentos
são entidades vivas. Alguns morrem muito depressa, outros subsistem por
bastante tempo. Isso depende sempre da potência com que foram formados. Há
mesmo aqueles que podem manter-se durante séculos. São entidades de todas as
espécies. Assim, sede prudentes, estai atentos, ligai-vos ao mundo sublime.
Quem deixa a cabeça,
a alma e o coração abertos a todos os vagabundos do espaço será sua vítima. De
modo inverso, quem sabe preparar-se interiormente só pode atrair influências
benéficas, que virão acompanhá-lo para o inspirar e alegrar continuamente. O discípulo,
que conhece estas realidades, procura rodear-se apenas de obreiros luminosos
que o ajudarão no seu trabalho. "
"Só
aparentemente é que os humanos resolveram os problemas da vida coletiva.
Exteriormente, formaram nações e organizaram sociedades cujos membros se apoiam
entre si e em que todos estão ao serviço de todos e podem beneficiar de tudo,
mas interiormente permanecem isolados, agressivos, hostis uns para com os
outros. Não souberam transpor para o domínio interior todos os progressos que
conseguiram realizar na vida material, prática, no domínio da organização e da
técnica. Por isso, apesar de todos os progressos, a humanidade sofre sempre dos
mesmos males: guerras, misérias, fomes, opressões, e em proporções nunca antes
vistas.
Devemos compreender,
de uma vez por todas, que as verdadeiras melhorias só se realizam com uma
profunda transformação das mentalidades. É psiquicamente, espiritualmente, que
os humanos devem sentir-se ligados para conseguirem formar a única verdadeira
sociedade: a fraternidade universal interior. Quando cada indivíduo se esforçar
por atingir a consciência superior da unidade, as sociedades, os povos e as
nações passarão a viver felizes e libertos. "
"Mesmo os
grandes seres do passado que voltam à terra são obrigados a instruir-se de novo
nas escolas. Estais surpreendidos? Pois bem, é uma lei: todo o ser que desce à
terra, qualquer que tenha sido o seu passado, deve recomeçar a sua instrução e
a sua aprendizagem. A sua diferença em relação aos outros homens é que ele
obtém grandes resultados muito mais depressa. Mas todos, sem exceção, têm de
recomeçar o trabalho para que as suas qualidades se manifestem nesta vida.
Se Mozart não tivesse
encontrado numa família de músicos as condições necessárias à aprendizagem e ao
desenvolvimento dos dons que trazia do passado, talvez o seu génio não se tivesse
manifestado de maneira tão brilhante. Mesmo os maiores Iniciados, a despeito
dos poderes e do saber que adquiriram nas encarnações precedentes, têm de
trabalhar para alcançarem de novo esse saber e esses poderes. Quanto mais,
então, todos os que ainda não chegaram a um tal grau de evolução! "
"Os cristais e
as pedras preciosas são a quinta-essência da terra. As flores são a
quinta-essência da água. As aves são a quinta-essência do ar. Os Iniciados, que
representam a Divindade na Terra, são a quinta-essência do fogo. E, finalmente,
para lá do fogo, a quinta-essência do éter, isto é, a quinta-essência das
quinta-essências, é todo o mundo angélico até Deus, toda essa escada de seres
que sobem e descem entre a terra e o Trono de Deus, que Jacob contemplou.
Está escrito nos
Livros Sagrados que o homem deve tornar-se uma pedra preciosa na coroa do
Criador; é um símbolo. A pedra preciosa está ligada à terra e alimenta-se da
terra; as flores não podem viver sem água, as aves vivem no ar e os homens
morrem se não estiverem em contacto com o fogo. O fogo é o alimento dos
Iniciados. Quando Zoroastro perguntou ao deus Ahura-Mazda como se alimentava o
primeiro homem, Ahura-Mazda respondeu: «Comia fogo e bebia luz». "
"A única ciência
que, realmente, merece ser estudada é a que respeita ao ser humano. Todas as
outras devem apenas vir servi-la. Ora, infelizmente, de momento ela está
abandonada em proveito da física, da química, da astronomia, da biologia, etc.
Vós direis: «Sim, mas há a anatomia, a fisiologia: elas não significam nada?»
São algumas bases, elas estudam a estrutura física, mas não ainda o ser humano.
É necessária uma
mudança de pontos de vista. É o ser humano total que doravante deve ser tomado
como centro do Universo, o ser humano com a divindade que vive dentro dele.
Todas as outras ciências devem contribuir para este estudo e não ser
consideradas independentemente, porque, na realidade, o homem é um resumo de
tudo o que existe e todas as ciências se encontram nele. Quando se der esta
mudança de ponto de vista na cabeça dos pensadores, toda a existência será
transformada, porque já não se porá em primeiro lugar o que está fora dele, o
que é material, estático, morto, mas sim a vida, todos os aspetos subtis da
vida.
"Se estivéssemos
no Sol, talvez não tivéssemos sombra. Mas nós saímos do Sol, descemos à Terra,
e a Terra gira à volta do Sol, o que ocasiona ora escuridão, ora luz. Uma vez
que estamos fora do Sol, temos de aceitar esta alternância: o dia e a noite, a
luz e as trevas, a atividade e o repouso, o bem e o mal. E não só aceitá-los, mas
saber utilizá-los.
Como utilizais vós a
noite? Maravilhosamente. Dormis, não fazeis nada, e de manhã, quando acordais,
recuperastes as forças, estais libertos de todos os detritos e recomeçais as
vossas atividades. Nesse caso, porque não aprendeis a utilizar o mal, as
trevas, a escuridão, os inconvenientes? Para utilizardes o mal, precisais de o
integrar, isto é, de o fazer entrar como material no vosso trabalho, como na
química, em que nunca se rejeita uma substância, nem a mais tóxica, porque tudo
pode ser útil. "
"Deus colocou no
homem a possibilidade de progredir até ao infinito... até se tornar como Ele.
Infelizmente, a maioria das pessoas cultiva uma mentalidade deplorável, que as
impede de utilizarem essa possibilidade. Estão como que anestesiadas. No
entanto, ninguém está absolutamente amarrado. Até as criaturas mais limitadas
dispõem de meios para se superarem e, se voltassem o olhar e o pensamento para
o Senhor, aperceber-se-iam das suas possibilidades. Evidentemente, tudo depende
do domínio para o qual cada um conduz os seus desejos. Se o essencial, para
vós, estiver no plano material, no sucesso, no dinheiro, no prazer, e se não
houver na vossa mente lugar para os valores espirituais, não podereis fazer
qualquer progresso. Mas, quando um ser coloca em primeiro lugar, na sua vida, o
amor, a beleza, o espírito, sem ter a preocupação de saber se será rico ou
pobre, se andará bem vestido ou esfarrapado, se será respeitado ou
ridicularizado, para ele tudo é possível! "
"Um provérbio
árabe diz que existem quatro categorias de homens. Os primeiros são tão
limitados mentalmente que não sabem que não sabem. Em relação a esses, não há
nada a fazer, é deixá-los. A segunda categoria compõe-se dos que sabem que não
sabem; são sinceros, cheios de boa vontade. Instruí-os! Na terceira categoria,
há os que não sabem que sabem; estão adormecidos. Despertai-os! Na quarta
categoria, encontram-se alguns seres, muito raros, que sabem que sabem. São os
sábios, os Iniciados, e o provérbio diz: «Segui-os!» "
"Observai-vos,
observai os outros, e constatareis que, ao aceitarem um Ensinamento espiritual,
por mais elevado que seja, ao fim de um mês, seis meses, um ano, depende, as
pessoas começam a cair nas maiores contradições: andam mal dispostas,
irritadas, revoltam-se, e o seu trabalho, em vez de intensificar o seu lado
positivo, o que faz é desenvolver nelas o lado negativo. Porquê? Porque cada
pensamento novo, cada sentimento novo, produz fermentações no ser que não se
preparou para os receber.
Quando Jesus dizia:
«Não se põe vinho novo em odres velhos, põe-se o vinho novo em odres novos»,
exprimia esta mesma ideia de que o homem deve preparar em si uma forma sólida,
capaz de manter e de suportar uma filosofia, uma ideia, um ensinamento novo. O
que quer dizer que ele deve harmonizar-se previamente com essa filosofia,
fortalecer e preparar o estômago, os pulmões, a cabeça, todo o organismo físico
e psíquico, para poder resistir à tensão que as novas correntes que vai receber
produzirão em si. "
"Para vós, é
essencial saber realizar a síntese da forma com a força: é preciso proteger a
forma para que ela não seja quebrada pelas forças espirituais e, ao mesmo
tempo, manter o fogo do espírito para que a forma seja continuamente animada.
Aquele que se apega intensamente à forma será varrido, mais cedo ou mais tarde,
pelas correntes cósmicas, porque vai no sentido contrário ao da evolução.
Todas as filosofias e
todos os ensinamentos que se agarraram às suas formas antigas serão arrastados
pelo eclodir das forças da renovação. Tudo deve renovar-se; não há abrigo na
Terra para aqueles que não querem evoluir. "
“O homem só se torna
verdadeiramente clarividente quando o seu coração começa a amar, porque a
verdadeira clarividência, os verdadeiros olhos, encontram-se no coração. Quando
amais um ser, que vedes nele? Coisas que mais ninguém vê. O amor abre os olhos.
A mulher que ama um homem acha-o parecido com uma divindade, e não vale a pena
dizerem-lhe que está enganada! É certo que, aparentemente, ela está enganada.
Mas, se parece exagerar as belezas daquele que ama, é porque o vê tal como Deus
o criou, ou tal como ele será quando regressar ao seio do Eterno.
Ainda não se
compreendeu o poder que o amor tem para abrir os olhos. Quem quiser tornar-se
clarividente deve aprender a amar. É preciso que o seu coração chame por
socorro, como os cegos do Evangelho: «Tem piedade de nós, Senhor!» E, um dia, a
luz cósmica virá e perguntará: «Que quereis que eu faça por vós? – Que os
nossos olhos se abram. – Muito bem.» E os vossos olhos abrir-se-ão. "
"A maior
utilidade de um Ensinamento iniciático é que ele nos dá todas as possibilidades
de melhorarmos as nossas próximas encarnações. Quem não compreende a utilidade
de um tal Ensinamento não só não melhora nada, como se arrisca a perder as
poucas vantagens que possuía.
Pensemos, por
exemplo, num homem rico. Se ele não fizer nada de bom com as suas riquezas, se
se deixar levar simplesmente pelos prazeres da vida vulgar, quando voltar numa
próxima encarnação terá de enfrentar as maiores dificuldades materiais. Nem
sequer saberá que foi muito rico no passado e que, se agora está na miséria, é
porque nada fez pelos outros com a sua riqueza. E isto não é verdadeiro apenas
em relação à fortuna; a lei é a mesma para todos os outros domínios: a
inteligência, a beleza, a saúde física e psíquica... Muitos seres humanos vêm
ao mundo com grandes deficiências ou dificuldades porque não conheciam esta
verdade essencial da Ciência Iniciática: eles próprios são os senhores do seu destino!
"
"Muito poucas
coisas são realmente necessárias na vida. Para se proteger o corpo, usa-se o
vestuário, e mesmo que se goste de laços e de rendas, eles não são essenciais.
Para as pessoas se abrigarem, precisam de uma casa com paredes, teto e janelas;
os quadros, os tapetes e os enfeites podem vir depois, para dar um aspeto
agradável, mas são secundários. Para a nutrição, também muito poucos alimentos
são verdadeiramente indispensáveis; existem tantos pratos diferentes porque a
variedade é agradável ao paladar. Na prece dominical, Jesus disse: «Dá-nos hoje
o pão nosso de cada dia». Ele não disse: dá-nos manteiga, queijo, chouriço,
salsicha, não; simplesmente o pão, mencionou o essencial.
Nós necessitamos de
muito poucas coisas para viver: pão, água, ar, luz, calor. Transpondo estes
elementos fundamentais para os planos espiritual e divino, encontraremos tudo o
que necessitamos para termos a plenitude. Tudo o resto é bom, sem dúvida, mas
não é essencial. "
"Muito poucas
coisas são realmente necessárias na vida. Para se proteger o corpo, usa-se o
vestuário, e mesmo que se goste de laços e de rendas, eles não são essenciais.
Para as pessoas se abrigarem, precisam de uma casa com paredes, teto e janelas;
os quadros, os tapetes e os enfeites podem vir depois, para dar um aspeto
agradável, mas são secundários. Para a nutrição, também muito poucos alimentos
são verdadeiramente indispensáveis; existem tantos pratos diferentes porque a
variedade é agradável ao paladar. Na prece dominical, Jesus disse: «Dá-nos hoje
o pão nosso de cada dia». Ele não disse: dá-nos manteiga, queijo, chouriço,
salsicha, não; simplesmente o pão, mencionou o essencial.
Nós necessitamos de
muito poucas coisas para viver: pão, água, ar, luz, calor. Transpondo estes elementos
fundamentais para os planos espiritual e divino, encontraremos tudo o que
necessitamos para termos a plenitude. Tudo o resto é bom, sem dúvida, mas não é
essencial. "
"O círculo com o
ponto central é uma estrutura que se encontra por todo o Universo. É a do
sistema solar, com o Sol no centro. É também a da célula, composta por um
núcleo, uma substância chamada citoplasma e uma película em toda a volta, a
membrana. Um fruto também: no centro, está o caroço, depois a polpa, a parte
suculenta que se come, e por fim a pele ou a casca. Todo o organismo vivo é
composto por um centro, depois um espaço onde a vida circula e, por fim, uma
“pele” que serve de fronteira, de limite.
Do sistema solar ao
átomo, encontramos por toda a parte, em moldes idênticos, esta estrutura: o
círculo com um ponto central. E o espaço que circunda o ponto representa a
matéria; sem espaço, a matéria não existiria. O espírito, esse, não necessita
de espaço; o seu poder está em que, sendo um ponto ínfimo, age simultaneamente
por toda a parte. "
"Os humanos
estão sempre preocupados com o futuro: questionam-se continuamente sobre se
terão o que comer ou onde se alojar, se terão falta de dinheiro, etc... E ficam
tão absorvidos por todos estes problemas que descuram as coisas mais
importantes: abusam da sua saúde, entram em choque com as outras pessoas e com
as coisas, transgridem as leis do amor e da justiça e já não têm qualquer
preocupação espiritual. E assim deixam todos os dias questões mal resolvidas,
erros que deveriam reparar, mas não reparam. Ora, como tudo se acumula, acaba
por chegar o momento em que eles ficam submersos, esmagados.
Por isso Jesus dizia
que não nos preocupássemos com o dia de amanhã. É que, se estiverdes vigilantes
em cada dia para que todo o vosso comportamento seja impecável, o dia seguinte
ficará completamente desimpedido e estareis disponíveis para empreender o que
desejardes, continuando sempre vigilantes para não vos deixardes arrastar.
Assim, cada novo dia encontrar-vos-á livres, bem dispostos, prontos para
trabalhar, para estudar, para vos alegrardes, e toda a vida ganhará um
extraordinário colorido de felicidade, de bênçãos. Eis, pois, como se deve
compreender as coisas: vigiando para pôr tudo em ordem hoje, pensais
indiretamente no amanhã. "