domingo, 6 de junho de 2021

MESTRE OMRAAM MIKHAEL AIVANHOV


"O mais elevado dos ideais é tomar como modelo o Sol: a sua vida, o seu calor, a sua luz. Se o vosso modelo for um sábio, um escritor, um filósofo, ou mesmo um herói ou um santo, sereis, sem dúvida, influenciados pelas suas qualidades e virtudes, mas faltar-vos-á sempre alguma coisa. Mesmo que tomeis como modelos os maiores Mestres da humanidade, com eles também não tereis a imagem da verdadeira perfeição.
A imagem da perfeição é o Sol; e, se o tomardes como modelo, com o desejo de iluminar, aquecer e vivificar as criaturas, transformar-vos-eis. Ainda que nunca consigais obter a luz, o calor e a vida do Sol, o simples facto de desejardes adquiri-los projetar-vos-á para as regiões celestes, onde fareis verdadeiras maravilhas. O desejo de iluminar, de aquecer, de vivificar, tornar-vos-á mais luminosos, mais calorosos, mais vivos. "
 
"Para se fazer uma revolução, greves ou manifestações nas ruas, não é necessário que todos os participantes sejam juristas, filósofos ou cientistas. Não, mas estão lá todos reunidos – instruídos e ignorantes, capazes e incapazes, fortes e fracos – e alcançam a vitória! Todos os dias se vê este género de coisas nos jornais e na televisão, mas ainda não se soube interpretá-las. Vós direis: «Mas o que é que há de tão importante a compreender?» Muitas coisas, e em particular que, para se obter resultados, é a quantidade de pessoas reunidas que conta e não a sua qualidade. Que haja, nessa multidão, bêbedos e doentes, é secundário. O importante é que até bêbedos, até doentes, estejam com os outros para reclamar.
E aqui, para pedirmos o Reino de Deus, o que é que conta? Claro que é preciso fazer todos os esforços para se ser bom, íntegro, desinteressado. Mas, antes de tudo, é preciso que todos queiram estar juntos, para que a multidão de seres humanos que pedem o Reino de Deus seja ouvida. "
 
"Quando Jesus disse aos discípulos: «Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis àquela montanha: “Move-te daqui para acolá!”, e ela mover-se-ia», essa montanha, evidentemente, era simbólica. A montanha representa as grandes dificuldades da vida, que só a fé nos permite mover, isto é, resolver. Num ano, em dois anos, em dez anos, pedra por pedra, conseguiremos mover essas montanhas. Pensais que é muito demorado e gostaríeis que tudo ocorresse de repente. Nesse caso, fazei como as formigas, que conseguem, em pouco tempo, transportar verdadeiras montanhas de sementes – proporcionalmente, são montanhas para elas! Sim, mas uma formiga não trabalha só, são multidões que trabalham juntas.
Isoladamente, de forma egoísta, jamais alguém moverá montanhas. Só se realizaram grandes coisas ao longo da História porque os homens se reuniram para trabalhar em conjunto. Deslocar montanhas é fazer cair, em si e no mundo, os obstáculos que se opõem à vinda 
do Reino de Deus. "
 
"Habituai-vos a agradecer. Sim, agradecer a todo o instante, aconteça o que acontecer: no meio das dificuldades, dos desgostos, dos sofrimentos, não pareis de agradecer. Deste modo, neutralizais os venenos produzidos em vós por esses estados negativos, cicatrizais as feridas, porque nada pode resistir ao reconhecimento. Por isso, agradecei até sentirdes que tudo o que vos acontece é para vosso bem. A partir de agora, dizei: «Obrigado, Senhor! Obrigado, Senhor!...»
Agradecei pelo que tendes, mas também pelo que não tendes, pelo que vos regozija e pelo que vos faz sofrer. É assim que mantereis em vós a chama da vida. Vejo que vos perguntais: «Só isso?» Sim, só isso, mas praticai este método e constatareis os resultados. "
 
"Os seres passionais são como a terra primitiva, sempre agitados e caóticos. É certo que, no meio dessas perturbações, a vida vai conseguindo manter-se, mas não tem boas condições para produzir formas muito elaboradas. O estado que as paixões desenfreadas criam no homem é incompatível com a instalação de uma cultura, de uma civilização. O homem passional é ainda uma terra dominada pelo caos. Quando esta terra primitiva se apaziguar e se tornar um mundo organizado, instalar-se-ão nela plantas, animais e homens, e será, finalmente, a verdadeira vida.
É por isso que os Iniciados nos fazem avisos e nos dão conselhos: para aprendermos a preparar em nós uma terra onde os anjos e as divindades possam vir visitar-nos sob a forma de inspirações, de intuições, de revelações, que nos tornarão realmente felizes. "
 
"Está escrito: «O que ligardes na terra será ligado no Céu, e o que desligardes na terra será desligado no Céu.» Estas palavras têm um grande significado. Consciente ou inconscientemente, o que fazeis em baixo, no plano físico, reflete-se em cima, nos planos subtis. Quando ligais alguém no plano físico, estais a ligá-lo no plano astral e no plano mental. Quando desligais alguém no plano físico, estais a desligá-lo no plano astral e no plano mental.
Quando uma mãe é obrigada a deixar o filho por um momento, no seu carrinho, amarra-o para ele não cair. A criança está amarrada no plano físico, mas também o está no plano astral, não se sente livre, chora, grita. Quando a mãe volta, liberta-a no plano físico, mas também a liberta no plano astral e ela rejubila. Se fechardes alguém num cárcere, privando-o de alimento, no plano astral e no plano mental essa pessoa também se sente limitada, sofre, é infeliz. Na realidade, há muitas maneiras de ligar os seres ou de os desligar dos seus entraves: as palavras, os olhares, os gestos..."
 
"Quando estudamos o ser humano, vemos que tudo nele reclama: o estômago reclama alimento... os ouvidos reclamam sons… os olhos reclamam luz, cores... A boca, o nariz, todos reclamam, e os órgãos sexuais também. Portanto, todo o corpo reclama; é magnífico, é maravilhoso, é natural. Mas é necessária uma cabeça para controlar essas reclamações e ver se é possível satisfazê-las, senão é uma catástrofe: o homem comerá e beberá muito ou muito pouco, expor-se-á demasiado ao calor ou ao frio, não ouvirá nem verá os perigos...
Portanto, é bom que o corpo reclame, mas na condição de a cabeça estar lá para orientar, para ver quando deve aceitar, quando deve recusar e quanto deve dar. Por toda a parte há exigências, reclamações, mas é preciso que a cabeça esteja presente para poder distribuir por todos segundo as regras divinas, em proporções divinas. "
 
"Um dia, o Mestre Peter Deunov, respondendo a uma pergunta que lhe fizeram, disse que se percebia a evolução de um homem pela intensidade de luz que dele emana.
Eu era muito jovem, ainda não tinha esses critérios, e aquela resposta tocou-me de tal maneira que baseei nela grande parte da minha existência. Ao longo de toda a minha vida, também eu compreendi que se podia avaliar os seres segundo a sua luz. Essa luz, claro está, não é realmente visível, mas sente-se no olhar, na expressão do rosto, na harmonia dos gestos. Ela não depende das faculdades intelectuais nem da instrução; é uma manifestação da vida divina, e é essa luz que nós devemos procurar, sem nunca nos saciarmos dela. "
 
"A hierarquia é uma ordem de coisas ascendente em que não só o inferior está submetido ao superior, mas também as atividades de cada um convergem para um cume, para um centro. Esta ideia de convergência é um ponto essencial. Pensai numa árvore: onde está a sua cabeça? Direis que é o seu topo. Não. A cabeça da árvore está nas raízes que lhe dão a vida. A árvore está invertida em relação ao homem; a cabeça está em baixo, metida na terra. Se os ramos, as folhas, as flores e os frutos não estão ligados às raízes, a árvore seca e morre. É a imagem que Jesus deu na parábola da videira e dos sarmentos: «Eu sou a videira e vós sois os sarmentos. Aquele que mora em mim e eu nele terá muitos frutos, porque sem mim nada podereis fazer.»
No homem, também existe toda uma hierarquia, desde os pés até ao cérebro. Para que o conjunto seja harmonioso, equilibrado, todos os órgãos devem tender para um mesmo fim, associando-se e dando o seu consentimento a um princípio que é o cume ou o centro: o espírito. É então que se realiza a unidade, e a unidade é a primeira condição para a vida. "
 
"Mesmo que a ciência continue a trazer-lhes novos meios para lhes facilitar a vida – e é o que ela fará, aliás – os humanos não devem parar de fazer esforços. Se têm mais facilidades para agir sobre a matéria exterior, tanto melhor! Mas, nesse caso, que consagrem um pouco mais do tempo livre a trabalhar sobre a sua matéria interior, a dominá-la, a espiritualizá-la, para se aperfeiçoarem e se tornarem uma presença benéfica para o mundo inteiro. Após cada esforço, cada exercício, a vida ganha outra cor, outro gosto.
Há imensas pessoas bafejadas pela fortuna que perderam a tal ponto o gosto pelas coisas que já não tiram partido de nada! Sim, porque, interiormente, não têm nenhuma atividade, nenhuma vida intensa. Se fossem pessoas esclarecidas, continuariam a aproveitar todas as possibilidades materiais, mas sem deixarem de fazer um trabalho interior. Porque é esse trabalho que dá gosto às coisas. "
 
"As três virtudes “esperança”, “fé” e “amor” correspondem, respetivamente, à forma, ao conteúdo e ao sentido. A esperança está ligada à forma, a fé ao conteúdo e o amor ao sentido. É a forma que prepara e preserva o conteúdo. O conteúdo traz a força e a força não tem razão de ser se não tiver um sentido.
Quando a esperança é intensa, age sobre o corpo físico e influencia favoravelmente o estômago, o fígado e os intestinos. Se, pelo contrário, ela for fraca ou faltar, o sistema digestivo será afetado e a beleza do corpo também se deteriorará.
A fé, que corresponde ao conteúdo, está ligada à força; se quisermos ter energias e viver a vida em plenitude, é a fé que devemos cultivar.
E para que a nossa vida tome o seu sentido mais vasto e mais profundo é o amor que, como uma fonte, deve jorrar através de nós, porque sem ele a vida perde todo o sentido, a despeito dos conhecimentos e das riquezas que possamos ter. "
 
"Os humanos não gostam muito de ouvir falar de fidelidade, de estabilidade. Acham que as coisas se tornam enfadonhas e que precisam de mudar. Mas quem diz que a estabilidade e a fidelidade são incompatíveis com a mudança? Podemos mudar tudo o que quisermos, desde que não mudemos de orientação.
Um Mestre, um Iniciado, também gosta da mudança, da diversidade, mas não onde quer que seja nem de qualquer maneira. Um Mestre é pela diversidade exterior, mas também pela unificação interior, ou seja, pela fidelidade a um alto ideal. "
 
"A matéria é a forma que contém, retém e comprime o espírito. Uma explosão atómica, por exemplo, na realidade é uma irrupção do espírito, que se manifesta como calor e fogo. Para a explosão ocorrer, tem de lá estar o espírito, comprimido na matéria; a matéria, por si só, nada pode, é apenas um suporte, um recipiente.
Por isso, todos os que se maravilham com o poder da matéria estão errados; não viram que as forças que se desprendem dela são as do espírito e que estas só lá estão encerradas por algum tempo, para não se perderem, esperando o momento de se manifestarem. A prova é que, uma vez libertas, já não podem ser recuperadas; quando o espírito conseguiu escapar-se, é impossível capturá-lo de novo, ele volta para as regiões de onde veio. Quanto à matéria, nada resta dela, é pulverizada, aniquilada pelo espírito. "
 
"Quando despertais de manhã, nasceis no plano físico mas morreis no plano astral, e à noite, quando adormeceis, morreis no plano físico mas nasceis no plano astral.
Da mesma maneira, quando uma criança vem à terra, nasce aqui mas morre do outro lado: é recebida aqui com cânticos e música e do outro lado assistem ao seu enterro. Inversamente, quando um homem morre aqui, acompanham-no com marchas fúnebres, soluços e vestes negras, e do outro lado é acolhido com fanfarras, porque os que o recebem, dizem: «Ele está de volta, finalmente!» É evidente que os seres que viveram na terra como patifes não são lá recebidos com flores; tal como acontece, por vezes, algumas crianças serem acolhidas pelos pais sem grande regozijo. Mas estes são detalhes secundários. A lei, essa, é verídica. O que é vida numa região, é morte noutra. O que desaparece aqui, aparece fora daqui, e vice-versa. "
 
"O homem pode ser comparado a uma árvore.
As raízes correspondem ao estômago e ao sexo, porque o homem está enraizado na terra graças ao estômago, que lhe permite alimentar-se, e ao sexo, que lhe permite reproduzir-se.
O tronco é representado pelos pulmões e pelo coração, isto é, pelos sistemas respiratório e circulatório, com as correntes arterial e venosa. A corrente descendente transporta a seiva elaborada que alimenta a árvore, e a corrente ascendente transporta a seiva bruta até às folhas, onde se transforma. Assim acontece no homem com a circulação do sangue, em que o sistema arterial transporta o sangue puro e o sistema venoso o sangue já viciado.
As folhas, as flores e os frutos correspondem à cabeça. Os pensamentos representam os frutos do homem, porque é pela cabeça que o homem frutifica. "
 
"Deus deu a inércia à matéria, o impulso ao espírito, e o homem está colocado entre os dois. Está exteriormente envolvido de matéria, mas interiormente é habitado pelo espírito. Recebe, portanto, a sua dupla influência: ora é o espírito que o anima, ora é a matéria que quer engoli-lo e reconduzi-lo ao caos primordial.
O homem deve manter-se continuamente ativo, para que as correntes circulem em si; se se deixa invadir pela inércia, torna-se um pântano. É o que acontece a algumas pessoas que não fazem qualquer trabalho intelectual, espiritual ou divino: transformam-se em pântanos com odores nauseabundos, invadidos por girinos, rãs e mosquitos. Ao invés, aquelas que são esclarecidas, que são bem dirigidas e bem guiadas, não só estão atentas para nunca criarem obstáculos ao espírito, como lhe abrem todas as portas; e o espírito, que então é rei, começa a apaziguar, harmonizar, vivificar e iluminar tudo nelas. "
 
"Na vida espiritual, não deveis preocupar-vos com o tempo. Se fixais prazos para obterdes um dado resultado no domínio interior, para vencerdes determinados defeitos, só conseguireis crispar-vos, e o vosso desenvolvimento não se fará harmoniosamente.
Deveis trabalhar para vos aperfeiçoardes sem fixar qualquer prazo, com a certeza de que tendes a eternidade diante de vós, e de que, mais dia menos dia, conseguireis atingir essa perfeição que desejais. Deveis focar-vos apenas na beleza do trabalho que empreendestes, dizendo para convosco: «Uma vez que ele é tão belo, não me preocupo em saber se me faltam séculos ou milénios para chegar ao fim; eu trabalho, e isso é suficiente!» "
"A matéria é a forma que contém, retém e comprime o espírito. Uma explosão atómica, por exemplo, na realidade é uma irrupção do espírito, que se manifesta como calor e fogo. Para a explosão ocorrer, tem de lá estar o espírito, comprimido na matéria; a matéria, por si só, nada pode, é apenas um suporte, um recipiente.
Por isso, todos os que se maravilham com o poder da matéria estão errados; não viram que as forças que se desprendem dela são as do espírito e que estas só lá estão encerradas por algum tempo, para não se perderem, esperando o momento de se manifestarem. A prova é que, uma vez libertas, já não podem ser recuperadas; quando o espírito conseguiu escapar-se, é impossível capturá-lo de novo, ele volta para as regiões de onde veio. Quanto à matéria, nada resta dela, é pulverizada, aniquilada pelo espírito. "
 
"Se o vosso desejo é apenas instalardes-vos confortavelmente na terra, sereis obrigados a submergir-vos na matéria, ou seja, a ter cada vez mais encargos, mais compromissos, mais relacionamentos, e não vos restará sequer um minuto para respirar, para refletir, para meditar...
Todos aqueles que só pensam em estender o seu território, em ter sucursais por toda a parte para ganharem o máximo de dinheiro possível, acabam por ser esmagados; e mesmo que se vá procurá-los sob os escombros, não se consegue encontrá-los, já não se sabe onde estão. A milhares de quilómetros debaixo da terra, onde se enterraram, pedem socorro estendendo-vos a mão, mas já nada podeis fazer por eles. É lá que se foram meter, com a sua filosofia materialista! Evidentemente, triunfaram, são felicitados por toda a gente, isto é, os idiotas felicitam-nos, e não só os felicitam, mas também querem estar como eles, enterrados até já não poderem respirar nem contemplar o céu. Sim, infelizmente, é assim que a maioria dos humanos compreende a vida. "
 
"Nunca deixeis as vossas indisposições interiores amplificarem-se ao ponto de já não haver remédio para elas.
Vou dar-vos uma imagem. Se, imprudentemente, puserdes os pés em cimento líquido e não fordes rápidos a retirá-los porque estais a pensar noutra coisa, o cimento endurecerá e tornar-se-á tão duro que ficareis presos. Será preciso ir buscar instrumentos para partir o cimento e pode acontecer que fiqueis feridos. Pois bem: é assim que as coisas se apresentam na vida interior. Se não se consegue corrigir rapidamente certos erros, certas deficiências, depois é demasiado tarde, a reparação custa muito caro e pode produzir outros estragos. "
 
"A clarividência está geralmente ligada ao elemento água. Diz o Génesis que Deus separou as águas de cima das águas de baixo. As águas de cima representam a biblioteca cósmica na qual estão guardados os arquivos do Universo. Essa biblioteca, chamada Akasha Chronica na tradição esotérica, contém os registos deixados por todas as criaturas desde as origens do mundo, assim como dos acontecimentos que se foram desenrolando.
É esta a razão por que alguns clarividentes usam a água: concentram-se numa taça de água e é assim que “veem”. Não é que eles vejam realmente alguma coisa na água, mas graças a ela ligam-se às águas de cima, onde flutuam as imagens do que eles querem conhecer e que assim conseguem captar pelo espírito. "
 
"Um mantra, uma fórmula sagrada, é como um molde que deve ser preenchido de vida intensa, ou seja, de amor e de fé. Pronunciada em voz alta, uma fórmula desencadeia correntes que, através das Hierarquias celestes, sobem até ao Trono de Deus. É necessário pronunciar uma fórmula pelo menos três vezes, para que ela possa tocar os três mundos: físico, espiritual e divino. A repetição contínua da mesma fórmula age nas profundezas do subconsciente, onde se encontram as raízes do nosso ser, e é aí que temos grandes possibilidades de transformação.
O som tem um grande poder no plano físico; por isso, é importante pronunciar as fórmulas em voz alta. Se pensardes numa fórmula sem a pronunciar, as forças acumulam-se no plano mental, mas não há realizações no plano físico. Para que as forças invisíveis tenham a possibilidade de agir, é necessária a palavra."
 
"A simpatia e a antipatia são sentimentos naturais que até os sábios conhecem. Todavia, a diferença entre o sábio e o homem comum é que o sábio domina as suas antipatias e não se abandona cegamente às suas simpatias.
Não se deve agir segundo as suas simpatias e antipatias, porque muitas vezes são sentimentos pessoais que provêm de experiências vividas noutras vidas com os seres que se encontra nesta existência, e esses sentimentos não informam com imparcialidade sobre o seu valor, as suas qualidades ou os seus defeitos. É preciso sabermos fazer o que não nos agrada, e não só manifestar bondade para com os seres antipáticos, mas também aceitar reconhecer os erros e as lacunas daqueles que nos são simpáticos. "
 
"Na vida corrente, deixais-vos “apanhar” continuamente por toda a espécie de compromissos e atividades que, no momento, vos parecem úteis e aceitáveis. Mas não tardais a perceber que perdestes muito tempo e muita energia para obter poucos resultados. Isso não quer dizer que não devais interessar-vos por nada além da vida espiritual. Na realidade, toda a atividade pode tornar-se útil, se estiverdes bem ancorados num ideal elevado, numa filosofia divina.
Se estiverdes suspensos por uma corda sólida e bem amarrada, podereis balançar-vos em todas as direções. Mas se o nó não for sólido ou se a corda estiver gasta, caíreis e dareis cabo dos rins. Voltamos sempre à importância da ligação, da ligação com o Céu; enquanto mantiverdes essa ligação, cada uma das vossas atividades pode tornar-se instrutiva e benéfica para vós. "
 
"Enquanto o homem não escolher a força espiritual, o poder do amor divino, para resolver os problemas, nunca resolverá o que quer que seja. A prova disso é que, atualmente, só se ouve falar de armamento; para ter a superioridade, cada país procura atualizar-se com armas cada vez mais mortíferas, até ao dia em que, utilizando-as, se destruirá toda a Terra. Com esse método, quanto mais o tempo passa, mais as coisas se complicam.
Tentai, pois, a partir de hoje, resolver os vossos problemas com os vossos familiares, os vossos amigos, os vossos inimigos, manifestando amor e bondade. Agindo desse modo, fareis atuar uma lei que os obrigará a responder, mais dia, menos dia, da mesma maneira. Sim, é esse o poder da provocação. Enquanto não compreenderdes como podeis resolver os problemas, provocareis o lado mau nos outros, sempre o lado mau, e depois esse lado mau ficará à espera de que adormeçais, de que fiqueis mais fracos, para vir atacar-vos. Estudai a História e vereis que sempre foi assim. "
 
"Os filósofos têm discussões sem fim, para saberem se o homem é livre ou não; uns pensam que sim, outros que não, mas na realidade todos colocam mal a questão. A liberdade não é uma condição dada ou não ao homem de uma vez para sempre. No que respeita ao presente, a sua liberdade é muito limitada, porque o presente é a consequência de um passado ao qual é impossível voltar para o modificar; há que sujeitar-se ao passado, há que digeri-lo. É relativamente ao futuro que somos livres, porque temos possibilidades de o criar como desejarmos.
Eis uma verdade que é essencial conhecer, para se compreender em que sentido se deve trabalhar. Sabendo que se pode melhorar a situação para o futuro, já não se fica simplesmente sujeito ao presente e prepara-se a maneira de ser cada vez mais senhor do seu destino. "
 
"Nenhum livro pode ensinar-vos verdades mais essenciais do que os Evangelhos. Direis que os lestes e que não encontrastes neles grande coisa, por isso procurais agora nos ensinamentos orientais... Ora bem, isso prova, muito simplesmente, que não compreendestes nada da incomensurável sabedoria que se encontra nos Evangelhos, escritos para vós. Sim, eu sei, as pessoas estão saturadas de textos conhecidos e têm vontade de mudar um pouco de alimento. Mas é perigoso ir procurá-lo nos ensinamentos que não vos são destinados, que não são feitos para a vossa estrutura, para a vossa mentalidade.
O que é para vós, para os Ocidentais, é o ensinamento do Cristo. Nem sequer o lestes seriamente, nem meditastes sobre ele. Procurais algo, é verdade, mas com que finalidade? Muito frequentemente, as pessoas seguem um ensinamento oriental para se enaltecerem perante os outros, ou até, simplesmente, para parecerem diferentes. Mas isso não serve de nada e só prova que se gosta de extravagâncias e não da simples verdade. "
 
"O ouvido e a vista deixam o homem livre, enquanto o olfato, o gosto e o tato o submetem, porque o obrigam a aproximar-se dos objetos e dos seres. O que é pena é que, muitas vezes, os sentidos superiores, a visão e a audição, o conduzem para os sentidos inferiores; sim, os olhos e os ouvidos fazem o possível por assinar contratos com o nariz, a boca e as mãos.
Um homem fica maravilhado com a beleza de uma mulher, com o som da sua voz, mas, em vez de se contentar com olhá-la e escutá-la, faz tudo para se aproximar dela, para respirar o seu perfume, para a acariciar, para a beijar... O discípulo entende que deve romper esse contrato, que deve renunciar a aproximar-se das coisas e dos seres para os cheirar, saborear, tocar, e ficar apenas em contacto com o seu lado subtil, por intermédio dos ouvidos e dos olhos. "
 
"Vós tendes um patrão ou um sócio e, numa conversa com ele, não fostes atenciosos, dissestes alguma palavras infelizes... Então, as relações são cortadas, ele manda-vos embora, e lá surgem os processos, as despesas... Dizeis que ireis reparar a situação. Mas também isso vos custará imenso. Deveis compreender, pois, que há sempre vantagem em ser atencioso, razoável, para não complicar as coisas, pelo menos, e em primeiro lugar, para si próprio.
No exterior, claro, haverá sempre desordem, conflitos, não se pode modificar o mundo; mas qualquer ser, se for consciente e vigilante, pode introduzir a harmonia, a paz e a luz naquilo que faz. Se trabalhardes pacientemente todos os dias, tudo acabará por se resolver para vós, mesmo no plano material: graças à vossa conduta, inspirareis a estima e a amizade nos que vos rodeiam, e todos quererão ajudar-vos, fazer-vos bem. Sim, pela atenção e pela sabedoria, resolvem-se muitos problemas. "
 
"Ainda não sabeis o que é a esperança. A esperança é uma sabedoria que sabe utilizar o passado e o presente para agir sobre o futuro. A esperança é poder viver uma realidade magnífica que ainda não se atualizou no plano físico. A esperança é um antegozo da perfeição. Graças a ela, comeis e bebeis uma felicidade que ainda não tendes, mas que é a verdadeira realidade. A verdadeira realidade não está no plano físico, mas sim no mundo divino.
A verdadeira realidade é que sois herdeiros do Céu e da terra. A vossa herança espera-vos, porém, como sois ainda demasiado jovens, não podeis tomar posse dela; mas essa herança espera-vos. "
 
"Durante a lua crescente, as energias físicas e psíquicas que a Natureza depositou em vós ajudam-vos a manifestardes-vos como um ser consciente, ativo, voluntarioso. Depois, durante os catorze dias de Lua decrescente, apercebeis-vos de que a tendência é mais para que essas energias se retirem e alimentem as vossas raízes, isto é, o estômago, o sexo; o apetite e a sensualidade aumentam e necessitais de mais repouso.
Uma vez que essas alternâncias existem, é desejável saber como se pode utilizá-las. Por exemplo, é preferível não vos lançardes em novas iniciativas durante a Lua decrescente, porque correis o risco de ser mal sucedidos ou de encontrar grandes obstáculos. Mas se desejardes desembaraçar-vos de uma fraqueza, de um vício, de um desgosto, de pensamentos que vos atormentam, podereis escolher precisamente esse período e dizer: «Tal como a Lua decresce no céu, que esta ou aquela fraqueza, em mim, decresça e desapareça.» E, inversamente, durante a Lua crescente, podeis pronunciar fórmulas para reforçar as vossas qualidades e obter alguns sucessos. "
 
"O ouvido e a vista deixam o homem livre, enquanto o olfato, o gosto e o tato o submetem, porque o obrigam a aproximar-se dos objetos e dos seres. O que é pena é que, muitas vezes, os sentidos superiores, a visão e a audição, o conduzem para os sentidos inferiores; sim, os olhos e os ouvidos fazem o possível por assinar contratos com o nariz, a boca e as mãos.
Um homem fica maravilhado com a beleza de uma mulher, com o som da sua voz, mas, em vez de se contentar com olhá-la e escutá-la, faz tudo para se aproximar dela, para respirar o seu perfume, para a acariciar, para a beijar... O discípulo entende que deve romper esse contrato, que deve renunciar a aproximar-se das coisas e dos seres para os cheirar, saborear, tocar, e ficar apenas em contacto com o seu lado subtil, por intermédio dos ouvidos e dos olhos. "
 
"Há muitas pessoas que sentem grandes dificuldades em praticar os exercícios espirituais, porque não sabem adotar a atitude interior conveniente. Ficam agitadas, crispadas, pensando que têm muitas outras coisas a fazer, e não conseguem pôr de lado todas essas preocupações. No seu inconsciente, no seu subconsciente, há algo que as bloqueia e as impede de obter resultados.
Evidentemente, a vida atual, com o seu ritmo acelerado e as múltiplas obrigações que impõe, não favorece as atividades espirituais, que exigem que a pessoa saiba libertar-se das preocupações quotidianas e encontrar um outro ritmo. Mas aquele que se habitua a criar certas condições de paz interior, durante meia-hora ou uma hora, não só conseguirá meditar, como em seguida assumirá todas as suas obrigações profissionais e familiares com maior facilidade. Cada coisa deve ser feita no seu lugar e a seu tempo. "