Pensar deve servir-nos para progredir na via da compreensão do ser humano, do Universo, do próprio Deus. E essa compreensão não se obtém pela leitura de livros ou através de discussões. É no silêncio que o saber imemorial, enterrado no mais profundo de nós, pouco a pouco vem à consciência."
Na Ciência Iniciática, ler é ser capaz de decifrar o lado subtil e oculto dos objetos e das criaturas, de interpretar os símbolos e os sinais colocados por toda a parte pela Inteligência Cósmica no grande livro do Universo. E escrever é marcar esse grande livro com o nosso próprio cunho, é agir sobre as pedras, as plantas, os animais e os homens pela força mágica do espírito. Portanto, não é apenas no papel que devemos saber ler e escrever, mas em todas as regiões do Universo."
Como foi Deus que criou tudo, Ele conhece as propriedades de todos os elementos, de todas as forças, de todas as criaturas, e dar-nos-á os meios para remediarmos as nossas lacunas. Nós... nós não podemos saber tudo – é tão vasto e imenso! –, mas Ele tem todas as possibilidades e, portanto, é a Ele que devemos recorrer para pedir ajuda, porque Ele está acima do bem e do mal."
A solução está em demonstrar bondade, amor, humildade. É claro que nem tudo se resolve imediatamente, porque, se vos mostrais gentis e humildes, os outros começam por pensar que sois fracos e estúpidos, e aproveitam-se disso para continuar a espezinhar-vos. Mas, algum tempo depois, quando se aperceberem de que a vossa atitude não é ditada pela fraqueza, mas, pelo contrário, por uma grande força espiritual, passam a ser mais conciliadores e tudo se resolve."
Deveis saber que um descontentamento prolongado, consciente ou inconsciente, desagrega e arruína sempre alguma coisa num ser e impele-o a agir negativamente. O melhor método para anular as consequências nocivas do descontentamento (que algumas pessoas mantêm e alimentam durante anos) é agradecer várias vezes por dia, mesmo que não haja razão para agradecer. O agradecimento funciona, muito simplesmente, como um antídoto contra o veneno provocado pelo descontentamento."
Enquanto os seres humanos se recusarem a explorar os domínios do infinito (que é o da alma) e da eternidade (que é o do espírito), no fundo de si mesmos sentir-se-ão sempre insatisfeitos."
É óbvio que, cada vez mais, os humanos correm atrás de sensações fortes: ver, ouvir, saborear, divertir-se, lutar, gritar... Eles imaginam que a vida é isso e nada mais. Não, isso é apenas uma parte. Vive-se, é certo, vive-se, mas é um grau de vida que esconde a vida real! As pessoas procuram sempre muito em baixo... Mas é em cima que se deve procurar. Quem conseguir compreender isto tentará eliminar muitas sensações que impedem a verdadeira compreensão, a verdadeira visão; procurará elevar-se pelo pensamento, para ter sensações de uma outra natureza, de uma outra qualidade, que lhe abrirão as maravilhas do mundo espiritual. "
Quando tiverdes conseguido realizar este silêncio, passareis a transmitir, impercetivelmente, um ritmo e uma graça a tudo o que fazeis. Movimentais-vos, tocais nos objetos, e parece que tudo em vós é dança e música. O movimento harmonioso que se transmite a todas as células do vosso organismo não só vos faz bem a vós, como age beneficamente sobre todos os seres que vos rodeiam: eles sentem-se leves, livres, iluminados, e são impelidos a fazer esforços para voltarem a sentir essas sensações que viveram junto de vós."
Agora, os artistas saem das academias com toda a espécie de diplomas, mas não conhecem qualquer lei iniciática e usam teorias de todo o tipo para explicar que a sua arte abstrata encerra uma filosofia, um pensamento, que as massas não conseguem compreender. Vós olhais para um quadro, virai-lo em todos os sentidos... O que é que ele contém? O que é que ele exprime? Nada, só idiotices, absurdos. Os próprios artistas não sabem o que é a arte, qual o seu papel, a sua missão. Todavia, é simples, pode resumir-se em poucas palavras: a missão da arte é fazer os humanos regressarem à sua pátria celeste."
Os humanos adoecem porque perturbaram alguma coisa na ordem interior que a Natureza instalou neles. É por isso que recebem lições, para aprenderem a restabelecer a harmonia, pois todo o Universo canta essa harmonia e aqueles que não a respeitam são esmagados."
Já me ouvistes falar muitas vezes destes métodos, cuja eficácia tem sido verificada. Mas sois obstinados: à mais pequena indisposição, preferis encher-vos de medicamentos. Beber duas ou três chávenas de água quente, fazer um escalda-pés, isso não, é simples demais, é muito barato, não pode ser eficaz! Pois bem, estais enganados quanto a isso."
A matéria é opaca, inerte, sem forma, e o espírito é que vem torná-la viva, luminosa, expressiva. O espírito, pelo contrário, é tão subtil e inacessível, que necessita da matéria para se concretizar e se condensar. Quando o espírito é capaz de tornar a matéria mais subtil, quando a matéria consegue condensar o espírito, eles fazem uma unidade, uma fusão extraordinária, e isso é que é o verdadeiro casamento."
As trocas não têm de ser feitas apenas com os humanos. Se ainda não encontrastes um homem ou uma mulher que vos inspire, podeis fazer essas trocas com criaturas celestes, entidades belas, puras, luminosas, e então sentireis que vos dilatais interiormente. Em vez de se querer abraçar um homem ou uma mulher, porque não se há de querer abraçar o céu, o Sol, as estrelas? Replicareis: «O quê? Amar o Sol e as estrelas, em vez de amar um homem ou uma mulher? Que insensatez!». Não, vós é que sois ignorantes."
Jesus dizia: «Deixai os mortos enterrar os mortos e vós, os vivos, segui-me!» Se interpretarmos estas palavras em sentido amplo, faremos descobertas muito interessantes. Porque é que os homens e as mulheres têm tantos problemas entre si? Porque seguem os mortos. Sim, a natureza inferior, a personalidade, faz parte dos mortos, e se se procurar constantemente contentá-la e satisfazer os seus caprichos, acaba-se por morrer também. Jesus não queria referir-se aos mortos dos cemitérios, esses estão onde devem estar e, aliás, a sua alma está viva. Os mortos de que Jesus falava são os seres que não têm qualquer vida espiritual: são eles os verdadeiros mortos."
Quanto mais o homem se eleva numa montanha, mais silêncio encontra, e nesse silêncio ele descobre a origem das coisas, une-se à Causa Primeira, entra no oceano da luz divina."
Não precisais de estar sempre ocupados aqui e ali, de estar sempre cheios de pressa, de andar a correr. Habituai-vos a fazer uma pausa de vez em quando, dizendo a vós próprios que, ao menos por alguns minutos, podeis finalmente estar face a face com a eternidade, com o Sol, com a Natureza, com os seres luminosos, convosco próprios... Então, sentireis que as forças divinas despertam e se instalam em vós, para vos transformarem."
E se pensais que depende de vós entrar para ela ou não, enganais-vos. Uma pessoa diz que não quer pertencer a essa confraria... Na realidade, o que acontece é que ela não é ali aceite; se fosse digna de ser aceite, não teria outro desejo senão o de lá entrar. Uma outra diz: «Mas eu nada fiz e, no entanto, fui aceite na Fraternidade Branca Universal.» Sim, mas esta Fraternidade, aqui, é como que uma sala de espera; ainda não é o Lugar Santíssimo. Para se ser aceite lá em cima, é muito mais difícil, mas, quando fordes aceites, o vosso nome será inscrito e recebereis, todos os dias, ajuda e presentes do Céu."
A terra deve humilhar-se, a terra deve inclinar-se, deve submeter-se e cumprir as ordens do Céu. A terra somos nós, a nossa natureza humana; e o Céu é o nosso espírito, a nossa centelha divina, o nosso Eu superior. A nossa terra deve, pois, harmonizar-se com essa centelha, com esse espírito divino em nós. O homem só pode ser feliz quando a sua natureza terrena e a sua natureza celeste estão em sintonia."
Todos os que procuram unicamente o lucro ou a glória, sem se preocuparem com a maneira como realizarão o seu trabalho, encontrarão deceções. Só tereis a verdadeira riqueza e a verdadeira glória se fizerdes honestamente o vosso trabalho com a luz."
Não precisais de estar sempre ocupados aqui e ali, de estar sempre cheios de pressa, de andar a correr. Habituai-vos a fazer uma pausa de vez em quando, dizendo a vós próprios que, ao menos por alguns minutos, podeis finalmente estar face a face com a eternidade, com o Sol, com a Natureza, com os seres luminosos, convosco próprios... Então, sentireis que as forças divinas despertam e se instalam em vós, para vos transformarem."
Quando tendes momentos de felicidade espiritual, não vos deixeis adormecer, permanecei vigilantes, porque o outro lado está à espreita para vos atacar e, se vos deixardes surpreender, podereis perder todas as vantagens que antes adquiristes. São leis: como tudo está ligado, um movimento produzido numa região desencadeia outro movimento, na região oposta."
Ora, na realidade, o que acontece? Mesmo depois de ter dado ao corpo, ao coração e ao intelecto tudo o que eles reclamam, o homem não fica satisfeito. Ele negligenciou o alimento da alma e do espírito, e são estes que reclamam! Por isso, a droga, que se propaga cada vez mais no mundo, é uma advertência. É a alma que tenta fazer compreender as suas necessidades: ela sufoca e serve-se da droga para se libertar. Era preciso libertar o homem desse ópio que é a religião, não era? Agora, aí estão a marijuana, a heroína, a cocaína... Será preferível?"
Segundo a Cabala, esse rio começa por correr na primeira séfira, Kéther. Kéther enche e transvasa para a séfira seguinte, Hohmah. Por sua vez, Hohmah enche e transvasa, e a água é recolhida por Binah. Quando Binah está cheia, a água derrama-se em Héssed... De Héssed a Géburah, de Géburah a Tiphéret, de Tiphéret a Netsah, de Netsah a Hod, de Hod a Iésod, o rio da vida desce até Malhuht, a terra. As séfiras são os vasos sagrados que a fonte inesgotável da vida enche."
Para resolverdes os vossos problemas, para serdes sempre ajudados, alimentados, iluminados, nunca devereis cortar a ligação com o Céu, porque o Céu nunca deixa um filho seu chorar sozinho."
Enquanto as mentalidades não melhorarem, nada melhorará verdadeiramente. É preciso sair da região dos apetites inferiores; então, sim, as mudanças serão verdadeiras melhorias. Mas com os mesmos materiais, com os mesmos elementos, sejam quais forem as combinações, continuareis a viver as mesmas desordens e as mesmas tribulações."
Na realidade, a própria Natureza se encarregou de instalar no homem canalizações graças às quais as energias sexuais podem ser dirigidas para o cérebro. E não é porque os anatomistas ainda não as descobriram e não as descreveram que não devereis tentar trabalhar neste sentido, para vos tornardes, dia a dia, mais lúcidos, mais inteligentes, mais criativos."
O homem humilde, pelo contrário, sabe que não é um ser isolado, que nada depende dele e que, se não permanecer ligado ao Céu, não terá força, nem luz, nem sabedoria; ele sente que é um elo de uma cadeia infinita, o condutor de uma energia cósmica que vem de muito longe e que, através dele, flui para os outros homens. O homem humilde é um vale irrigado pela água que desce das montanhas para fertilizar as planícies; ele recebe as forças que jorram da montanha e então vive em abundância. Ao invés, o orgulhoso, que crê depender só de si próprio, esquecendo a origem das correntes que se manifestam através de si, acaba por perder tudo, mais tarde ou mais cedo. Ele ainda não compreendeu toda a riqueza da humildade."
No entanto, deveis saber que, quando os seres superiores vos falam, apenas vos dizem algumas palavras numa voz quase impercetível. Quando, por vossa culpa, vos acontece alguma infelicidade, por vezes dizeis: «Sim, claro, havia qualquer coisa que me avisava, mas tão baixinho, tão baixinho...» Não ouvistes porque preferistes seguir as vozes que vos falavam muito e muito alto, para vos induzirem em erro."
Encontramos os quatro elementos nos alimentos que tomamos todos os dias, pois esses alimentos apresentam os quatro estados da matéria: sólido, líquido, gasoso e ígneo. Por isso, as refeições podem ser uma ocasião para comunicarmos com os Anjos dos quatro elementos através da alimentação: o Anjo da Terra, para que nos dê firmeza, solidez, porque é ele que nos dá a base, sem ele nada pode subsistir; o Anjo da Água, para que nos traga a vida e a pureza; o Anjo do Ar, para que nos proporcione a inteligência, a subtileza, a rapidez; e, finalmente, o Anjo do Fogo, para que nos traga a luz e o fogo do amor divino."