domingo, 20 de abril de 2014

PÁSCOA, RITUAL DE PASSAGEM E LIBERTAÇÃO

A Páscoa existe muito antes da presença de Jesus na Terra.
Muito antes de ser Cristã, esta festa era Judaica e antes de ser Judaica era Pagã. Podemos então compreender que ao longo do Tempo, há ciclos que se repetem e por algum motivo, coisas importantes têm surgido neste período, em várias civilizações.
...
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta a muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem a sua origem mais remota entre os hebreus, onde aparece o termo Pessach, cujo significado é Passagem.

PÁSCOA JUDAICA
 

Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo, a saída deste povo do Egipto, onde foram aprisionados e feitos escravos pelos faraós durante vários anos.
Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moisés, fugiram do Egipto. Moisés tem aqui um lugar de destaque, pois é ele o salvador da sua raça, os Judeus, que guiado pelo Espírito Santo os consegue resgatar do Egipto e os levar à Liberdade pela travessia do Deserto.

Na Páscoa, os judeus fazem e comem o Matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egipto, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.

PÁSCOA CRISTÃ
 

Uns dias antes da celebração da Páscoa Judaica, decidiram condenar e crucificar Jesus Cristo. E no dia de Páscoa Jesus ressuscitou.
Entre os cristãos esta data celebra a ressurreição de Jesus Cristo.
O festejo é realizado no Domingo seguinte à Lua Cheia posterior ao Equinócio da Primavera (21 de Março).

Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

De uma forma ou de outra, Judaica ou Cristã há algo em comum: a superação da morte, da escravatura, a libertação da dor e do sofrimento. É o final feliz que é eterno para além do aparente final fatalista e decadente.

FINAL E INICIO DA RODA ZODIACAL
 

Páscoa significa passagem, ela coincide com o final e inicio da Roda do Zodíaco, no qual termina o tempo de Peixes e inicia o de Carneiro, sendo Peixes o ultimo signo e o Carneiro o primeiro.
É devido a este fim/inicio que se associa a Primavera, Época das Flores o inicio da Vida, onde tudo nasce e floresce. Onde tudo desabrocha a partir de uma morte aparente, o Inverno, a Época das Geadas.
Este é um marco no ano, já que o Sol está em Carneiro, e dessa iluminação recebemos a garra, o pioneirismo, a força de vontade e o entusiasmo. Se o Sol está em Carneiro, a Lua, que está na sua fase Cheia, após o Eclipse ilumina com mais amplitude o nosso inconsciente e o traz para o consciente, para que tomemos contacto com os assuntos para os quais precisamos da energia da motivação, da garra, da coragem e da ação, característicos de Carneiro.

RITUAL DE PASSAGEM E LIBERTAÇÃO
 

Fazendo um paralelismo, esta conjunção harmoniosa astrológica surge a orientar a nossa libertação, da mesma forma que os Judeus se libertaram das garras do Egipto e buscaram a Terra Prometida.
Jesus atingiu o mesmo, ele chegou a Deus após a morte do corpo fisico.

Neste momento da sua vida, o que é a sua Terra Prometida?
A que se propôs e tem dificuldade para lá chegar?
Qual é a sua salvação? Qual o seu objectivo nesta vida?
E qual é a sua prisão? Do que é que tem de se libertar?
Que inimigos o prendem a esse lugar?

NESTA PÁSCOA LIBERTE ALGUÉM!
 

Jamais teremos liberdade se não estivermos dispostos a dá-la aos outros. Libertarmos-nos é antes de mais dar liberdade aos outros e abrir mão de todas as coisas que temos medo de perder.
Quando abrimos as mãos vemos as marcas de tanto segurarmos e prendermos com força coisas e pessoas que não são nossas.
Do que nos queixamos, se na realidade os tiranos da nossa prisão somos nós?
Queremos ser Faraó ou Moisés?
Nesta Páscoa, liberte alguém, alguma coisa quem tem medo de perder, desaproprie-se! Nem esta vida é sua. Entendamos que Jesus se deixou morrer, numa desapropriação do seu corpo fisico, ele abriu mão da sua falsa salvação por uma salvação superior e excelsa! Nesta Páscoa liberte alguém!

Que a Libertação de cada um, influencie todos os outros e que se torne uma cadeia de Liberdade onde de mãos vazias, podemos finalmente receber a Luz da Pureza!

Feliz Páscoa meus irmãos e irmãs de todo o Mundo.
Que o Amor vença!

Em Gratidão Pagãos!
Em Gratidão Moisés!
Em Gratidão Jesus!


Vou fazer desta Páscoa algo de muito bom para a minha Vida.


Mensagem de Irish Light


Que nesta Páscoa a Renovação, a Mudança e o Renascimento, se façam presentes em todos Vós meus Amigos/Irmãos.

Em LUZ Vos Saúdo, em Amor eu Vos Abraço!!

Chantal