domingo, 14 de fevereiro de 2021

O LEGADO DE JESUS

 

A história da humanidade é composta pelas ações de homens e mulheres que, ao longo do tempo, deixaram marcas indeléveis da sua passagem pela terra.
 
No entanto, entre todos eles, destaca-se a figura de Jesus, que permanece incomparável, até os dias de hoje.
 
Alguns desses homens e mulheres deixaram o legado de uma era, ou a história lhes dedicou um período ou um século com seus nomes, para lhes marcar a lembrança.
 
Porém, somente Jesus separou a história entre antes e depois de sua passagem.
 
Houve quem expressasse sua visão de mundo, escrevendo tratados, compêndios ou extensas obras propondo profundas reflexões filosóficas.
 
Mas, jesus, ao apresentar a sua proposta aos homens, o fez da forma mais singela e marcante, vivenciando-a, em todos os momentos da sua vida.
 
Muitos foram aqueles que expuseram análises a respeito da divindade e da nossa relação para com ela.
 
Contudo, somente jesus nos trouxe a preciosa informação de que Deus é o pai de todos nós, independente de raça, credo ou posses. Ele é o provedor de todas nossas reais necessidades.
 
Variadas se fazem as doutrinas e muitos são os pensadores a nos oferecer parâmetros para nossa conduta nesta existência.
 
Porém, é com Jesus que temos o amor eleito como ferramenta incondicional e indispensável para bem conduzirmos nossos passos na Terra.
 
Tantos foram os que se isolaram em processos reflexivos, a fim de trazer ao mundo suas doutrinas e ideias.
 
Jesus, o incomparável mestre, através da convivência com a multidão sofrida e sedenta de justiça e paz, exemplificou o amor de maneira indistinta.
 
Não importa o tempo ou a época, a moda ou os costumes, Jesus permanece inigualável referência para a humanidade.
 
Sem preconceito de ordem alguma, juntava-se aos estropiados, doentes, marginalizados da sociedade de qualquer tipo, para amá-los.
 
Discutia as mais profundas questões das leis de deus com pensadores e religiosos, ofertando-lhes aprendizado nobre.
 
Dirigia-se ao povo simples, servindo-se das imagens por todos conhecidas, acerca das questões que lhes eram próprias, a fim de melhor ilustrar o seu ensino.
 
O ser mais perfeito que a Terra já recebeu, sabia falar às gentes sobre um tesouro encontrado no campo, uma moeda perdida e encontrada, uma semente minúscula que se transformava em frondosa árvore.
 
Ciente das dores que teríamos a enfrentar, ele se ofereceu como aquele a quem podemos recorrer: vinde a mim, vós que estais aflitos e sobrecarregados e eu vos aliviarei.
 
Por isso, Jesus foi e será sempre referencial de vida para as nossas vidas.
 
Também será o amparo nos momentos de dor e provações desafiadoras, considerando que se declarou o pastor que cuida de todas as suas ovelhas.
 
Ele está conosco, nos dias de conquistas e felicidades. Igualmente, nas horas de angústia e crises morais.
 
Não o esqueçamos. Ele é o irmão mais experiente, aquele que alcançou a pureza, que comunga com o pai e nos oferece a sua mão, a fim de que o sigamos.
 
Tenhamos jesus presente em nossa intimidade, em nossas preces, em nossos dias.
 
 
 
Redação do Momento Espírita.
Luís Mauricio, 12.2.2021
Fonte: http://www.momento.com.br/pt/index.php