"Cada um de nós tem em si uma voz que lhe fala continuamente, mas essa voz é muito suave e são necessários grandes esforços para se conseguir distingui-la entre os barulhos de toda a espécie... É como se se tentasse seguir a melodia de uma flauta no meio da algazarra dos tambores e dos bombos.
Devemos aprender a ouvir esta voz muito suave que fala em nós. Sabemos perfeitamente ouvir a voz tonitruante do estômago que grita com fome ou a do sexo que reclama uma vítima, mas, quando uma vozinha nos diz: «Sê mais paciente... Aprende a dominar-te... Esforça-te...», respondemos: «Cala-te!» É fácil reduzi-la ao silêncio: ela é tão suave, não insiste, e tanto pior para nós se não quisermos escutá-la; um dia, a vida dar-nos-á lições."
Devemos trabalhar para a harmonia, porque cada vibração harmoniosa que conseguimos criar coloca-nos em relação com a grande harmonia cósmica. A palavra “harmonia” resume todas as virtudes, todas as bênçãos. Quando a harmonia penetrar em nós, afinar-nos-á como se fôssemos um instrumento, e o Espírito, que virá aflorar-nos, tirará de nós sonoridades divinas."
A língua foi dada aos homens para eles bendizerem, agradecerem e comunicarem com sabedoria, justiça e amor. Os que ignoram o valor desta riqueza que possuem, um dia perdê-la-ão. Procurai dar um bom exemplo a todos, mostrai que sois inteligentes, bons e honestos, sabendo dominar a vossa língua. A língua é responsável por muitos acontecimentos, felizes ou infelizes, da existência; é ela que nos faz perder ou ganhar amigos. Por isso, procurai sempre transmitir umas palavras afetuosas a cada pessoa."
Infelizmente, este é um tipo de cálculo que os humanos não estão habituados a fazer. Quando querem obter dinheiro, glória ou ciência, nunca colocam no outro prato da balança as perdas que estas aquisições acarretarão. Talvez consigam obter o que pretendem, mas, alguns anos mais tarde, vão parar às clínicas ou aos hospitais psiquiátricos, incapazes de comer, de beber, de se regozijar, com o sistema nervoso arruinado. Então, apercebem-se do valor daquilo que perderam: «Se eu tivesse sabido!...» Mas é demasiado tarde, deviam ter sabido mais cedo!"
Quando há eleições, não se pede às pessoas que sejam muito inteligentes e capazes de votar, até os idiotas votam. Pois bem, também nós devemos votar na realização do Reino de Deus e da sua Justiça, participar na vinda deste Reino à terra e estar orgulhosos e felizes por participar. Para o Céu, não há nada mais importante. É claro que a maioria dos humanos participa, em maior ou menor escala, em toda a espécie de iniciativas, mas, na maior parte dos casos, elas são prosaicas, senão mesmo estúpidas, perniciosas ou até diabólicas. Aqui, pelo contrário, é-vos apresentada a iniciativa mais nobre e mais sublime em que podereis participar: o Reino de Deus e a sua Justiça, a Idade de Ouro."
Portanto, não se deve querer transformar esses seres à força, mas simplesmente mostrar-lhes que a vida espiritual que outras pessoas praticam tem um sentido. Se eles aceitarão mudar ou não, já é outra coisa. Se o próprio Cristo aparecesse, milhares de pessoas se ajoelhariam para o glorificar, mas permaneceriam tal como são, incapazes de se transformar. Por mais que o gato diga: «Reconheço o que me diz e admiro-o», não deixará de ser um gato: continuará a caçar ratos; e será inútil tentar impedi-lo de o fazer."
A respiração é regida pelas mesmas leis. Por isso, ao respirardes, deveis inspirar lenta e profundamente o ar, para que ele possa descer até à base dos pulmões para os encher e dilatar. Depois de terdes inspirado, deveis reter o ar como se estivésseis a mastigá-lo. Tal como a boca mastiga o alimento, os pulmões podem mastigar o ar. O ar que respirais é como se fosse uma “colherada” de alimento repleta de forças extraordinárias; para poderdes digeri-lo bem, deveis expirá-lo muito lentamente."
Assim, tudo o que tendes a fazer é ocupardes vos desta árvore Amor, aprender a cultivá-la, a regá-la, a protegê-la dos insetos e das tempestades. Também aprendereis que nunca se deve cortar as suas raízes, porque o amor mais espiritual recebe o seu impulso da força sexual. E, quando saboreardes frutos desta árvore Amor, compreendereis que são os frutos da imortalidade, da vida eterna."
O homem deve pensar em equilibrar, em todos os domínios, os pratos da sua balança interior. Se ele estiver sempre concentrado na matéria (o dinheiro, as posses), sem nunca pensar no espírito, no Céu, criará em si um desequilíbrio, que se refletirá na sua fisionomia e até na sua saúde. É preciso conhecer a lei segundo a qual, para cada necessidade que se satisfaz num plano, surge noutro plano uma lacuna, que também deverá ser preenchida."
É certo que, por vezes, se é obrigado a abandonar o centro para realizar atividades na periferia. Sim, devemos saber afastar-nos do centro, porque é necessário, mas isso não significa que devemos cortar a ligação com ele. Pelo contrário, quanto mais atividades tiverdes no mundo, ou seja, na periferia, mais deveis reforçar a ligação com o centro, com o Espírito, porque é do centro que recebeis a energia, a luz e a paz de que necessitais para levar a bom termo tudo o que pretendeis realizar."
Por isso, tem acontecido alguns Iniciados mudarem o nome de uma pessoa que era vítima de infortúnios, de doenças e de vícios, e o destino dessa pessoa seguiu outro rumo graças a esse novo nome. Isto não quer dizer que devamos pôr-nos a mudar o nome a toda a gente. Mas, para as crianças, é mil vezes preferível encontrar um nome que tenha um significado espiritual, isso pode ajudá-las muito na sua evolução."
É um exercício que podeis aprender a fazer ao nascer do Sol: absorver os raios solares através da pele e armazená-los no plexo solar. Assim, passados uns meses, uns anos, sentireis abrirem-se em vós pequenas bocas, pequenas portas, que já lá existiam, mas que ainda não vos tínheis exercitado a fazer funcionar."
Estais sempre a pensar que o Mestre é que deve fazer o vosso trabalho. Não! O Mestre dar-vos-á todos os materiais necessários para a construção do vosso palácio, dar-vos-á até cimento e pregos, mas vós é que tereis de pôr-vos a trabalhar; não será ele que construirá o palácio. Se fosse o Mestre a fazer o vosso trabalho, ele ganharia tudo e vós nada ganharíeis. Compreendei bem que um Mestre não pode fazer tudo. O Sol também não tem todos os poderes: se deixardes as cortinas corridas, ele nunca poderá entrar na vossa casa."
Para vossa felicidade, a vida está cheia de asperezas e é graças a elas que ainda estais vivos. Sim, por isso não deveis desejar que a vossa vida seja lisa, sem sofrimentos, sem inconvenientes, sem desgostos, sem inimigos, porque não tereis nada a que vos agarrar para subir. Todos desejam sempre viver com facilidades e na opulência, sem saberem que, na realidade, é a sua própria infelicidade que estão a pedir. Felizmente, o Céu não os escuta; se os escutasse, em breve nada restaria deles."
Por isso, tem acontecido alguns Iniciados mudarem o nome de uma pessoa que era vítima de infortúnios, de doenças e de vícios, e o destino dessa pessoa seguiu outro rumo graças a esse novo nome. Isto não quer dizer que devamos pôr-nos a mudar o nome a toda a gente. Mas, para as crianças, é mil vezes preferível encontrar um nome que tenha um significado espiritual, isso pode ajudá-las muito na sua evolução."
A atividade exterior é muito reduzida, mas a atividade interior é muito vasta. Os nossos atos só podem tocar poucas pessoas, mas os nossos sentimentos e, sobretudo, os nossos pensamentos podem atingir todos os seres. O pensamento é muito mais poderoso e abarca infinitamente mais coisas do que a nossa vontade; ele é também mais subtil e dispõe de mais possibilidades. Pelo pensamento, podemos fazer tudo o que quisermos, até viajar no espaço, enquanto a vontade, que se exerce na matéria, encontra grandes resistências, o seu campo de ação é muito limitado. Um dia, mas após muitas reencarnações e um imenso trabalho psíquico da nossa parte, a atividade da nossa vontade seguirá imediatamente a do nosso pensamento."
Elas são, por ordem: Carneiro, a atividade; Touro, a sensualidade e a bondade; Gémeos, o gosto pelo estudo; Caranguejo, a perceção do mundo invisível; Leão, a nobreza e a coragem; Virgem, a pureza; Balança, o sentido do equilíbrio cósmico; Escorpião, a compreensão da vida e da morte; Sagitário, a ligação com o Céu; Capricórnio, o domínio de si próprio e dos outros; Aquário, a fraternidade e a universalidade; Peixes, o sacrifício. São estas as qualidades dos frutos da Árvore da Vida que Adão e Eva estavam autorizados a comer e dos quais também nós devemos alimentar-nos."
O amor vivido como um estado de consciência, pelo contrário, está para além das circunstâncias e das pessoas. É o estado de um ser que se purificou tanto, que desenvolveu tanto a sua vontade, que conseguiu elevar-se às regiões sublimes do amor divino. Então, faça o que fizer, esteja a comer, a passear, a trabalhar ou a encontrar-se com outros seres, ele sente esse amor em si e usa-o para ajudar todas as criaturas."
A verdadeira unidade deve ser sempre o mais ampla possível. Se um órgão realizar a unidade para si próprio, sem trabalhar em harmonia com os outros, pode ser que ele se sinta bem, mas os outros sofrerão e a unidade ficará comprometida. Quando falamos de unidade, subentendemos uma unidade universal, cósmica, da qual nada é excluído. Mas essa unidade deve ser feita primeiro em nós mesmos: todas as nossas células e todas as nossas tendências unidas em direção a Deus. Este esforço que fazemos reflete-se nas outras unidades, e todas essas unidades dispersas, unindo-se, formarão uma unidade universal."
Do mesmo modo, quando sabeis passar as provas da vida com sucesso, também recebeis um diploma, mas não se trata de um papel, como os diplomas das universidades, que podem ser rasgados, queimados, apagados ou roubados. Nesse caso, é um diploma que vos colam no rosto, no corpo, em todo o vosso ser; ninguém vo-lo poderá tirar. E os espíritos da Natureza, que sabem ler esse diploma, apreciam-vos, recebem-vos, reconhecem-vos. Para onde quer que possais ir, eles veem esse diploma através do espaço e vêm proteger-vos e ajudar-vos."
Nunca esqueçais que existe em vós uma natureza superior que podeis desenvolver para vos manterdes nesse mundo ideal, para permanecerdes acima das forças que provocam desordens e estragos, e viverdes continuamente num clima espiritual."
E também se poderia fazer a constatação inversa: que as emanações de um ser espiritual são benéficas para todas as criaturas, mesmo para as pedras, para as plantas e para os animais; como ele é puro, desinteressado e pleno de amor, a sua presença age tão favoravelmente sobre aqueles que o rodeiam como a presença de um criminoso pode agir negativamente. Até os espíritos que já deixaram o mundo terreno vêm junto dele para se alimentarem das suas emanações. É graças a esses seres evoluídos que a atmosfera da Terra ainda não se tornou completamente irrespirável."
Todos os dias a vida nos apresenta novas formulações, uma nova disposição das coisas, novas relações de forças, em suma, novos problemas a resolver; e se ontem a solução foi apelar para a sabedoria, hoje talvez seja apelar para o amor, ou para vontade, ou para a paciência. Há sempre uma solução, mas é necessário fazer um esforço para a encontrar."
Quem pretender estar tranquilo deverá não querer fazer nada de excecional e permanecer insignificante, apagado; nesse caso, não provocará qualquer reação. Mas renunciar a tudo o que é grande e belo na vida, para ficar tranquilo, será uma solução? Não, apesar das dificuldades, das oposições, das críticas, há que continuar até à vitória!"
Eu digo-vos a mesma coisa, pedindo-vos que vos harmonizeis todos os dias com a Inteligência Cósmica e que ajais segundo a sua vontade, mesmo não sabendo o que ela exige de vós. Porque o amor é isso. Quando amamos uma pessoa, estamos sempre de acordo com ela, mesmo sem sabermos o que ela espera de nós; confiamos nela e usamos todas as nossas energias para a satisfazer."
Há certas pessoas que parece que não conseguem viver sem inquietação; se não se atormentarem, a existência torna-se insustentável para elas. Mas podem ter a certeza de que terão sempre preocupações e desgostos, isso não lhes faltará. Porque não experimentam esquecê-los de vez em quando? Mas não; para a maioria, a vida tem de ser recheada de arrelias, de choques, de mal-entendidos. Quereis uma prova? Perante os conflitos e as tragédias, elas dizem: «Que queres, meu caro? É a vida!» Ah, não! Isso é apenas um grau inferior da vida, não é a verdadeira vida. A verdadeira vida, as pessoas não a conhecem. Não a conhecem porque ainda não compreenderam que há um trabalho a realizar para se poder apreciar a sua beleza, a sua pureza, a sua luz."
Cada um é livre de exprimir os seus pensamentos e os seus desejos, mesmo os mais escabrosos, sem se preocupar com as consequências que daí podem advir para o destino de alguns seres mais fracos, mais influenciáveis. Joias roubadas, vidros partidos, ah, isso sim, é importante! Mas almas e espíritos mergulhados na dúvida, na revolta e na confusão, não é grave para a justiça humana. E assim, muitas vezes, os maiores criminosos passeiam por aí livremente."
A pele em si é neutra, pode deixar passar tudo, tanto o bom como o mau. O que orienta e determina o trabalho da pele é a consciência, o pensamento. Consoante o que tiverdes na cabeça, assim a pele poderá favorecer ou impedir a entrada de alguns elementos. Se os vossos pensamentos forem puros, luminosos e ligados a Deus, é como se a vossa pele recebesse uma ordem superior a fim de se pôr a trabalhar para expulsar os venenos e só atrair as partículas e as energias vivificantes. Realizada em boas condições, esta comunhão com as forças da Natureza pode purificar-vos física e psiquicamente."
Portanto, só podereis fazê-lo sem inconvenientes em relação a seres muito evoluídos, a Iniciados, que são capazes de transformar mesmo as impurezas que lhes transmitis. Aliás, só com um sentimento de respeito e de devoção é que este exercício de entrar na mente de um Iniciado poderá ser verdadeiramente útil e benéfico para vós. É esse sentimento sagrado que vos permite vibrar no mesmo comprimento de onda que ele, e graças a essa consonância podeis penetrar no mundo do seu pensamento. "
Não podemos interpretar esta imagem do rico e do camelo se não compreendermos que Jesus não aludia ao corpo físico, mas ao corpo astral. Isto prova que, se não se conhecer a estrutura do ser humano, não se poderá interpretar os Evangelhos."
Um homem nunca deve pensar que a sua mulher lhe pertence: ela existia antes de o conhecer e existirá depois dele. Noutras encarnações, ela teve outros maridos e ele teve outras mulheres. Se estivessem juntos desde sempre, jamais haveria problemas entre eles. Como estão frequentemente em desacordo, isso mostra que não se conheciam; talvez até se tenham encontrado pela primeira vez. Portanto, será inútil iludirem-se ou atormentarem-se; um e outro devem pensar que são associados, que vão trabalhar da melhor maneira, que vão ser honestos, apenas isso. Se conseguirem criar entre si boas relações, estarão juntos de novo na próxima vida."
A pele em si é neutra, pode deixar passar tudo, tanto o bom como o mau. O que orienta e determina o trabalho da pele é a consciência, o pensamento. Consoante o que tiverdes na cabeça, assim a pele poderá favorecer ou impedir a entrada de alguns elementos. Se os vossos pensamentos forem puros, luminosos e ligados a Deus, é como se a vossa pele recebesse uma ordem superior a fim de se pôr a trabalhar para expulsar os venenos e só atrair as partículas e as energias vivificantes. Realizada em boas condições, esta comunhão com as forças da Natureza pode purificar-vos física e psiquicamente."