domingo, 3 de julho de 2011

O SENTIMENTO DE CULPA

sentimento 


s. m.
1. Acto! ou efeito de sentir.
2. Aptidão para receber as impressões.
3. Sensação; sensibilidade.
4. Consciência íntima.
5. Faculdade de compreender; intuição; percepção!.
6. Pesar; paixão; desgosto.
7. Pressentimento.

culpa 


s. f.
1. Falta voluntária contra o dever; omissão; desleixo.
2. Causa (de mal ou dano).
3. Imputação.
4. Delito; crime; pecado.

Muitos seres humanos são assolados por sentimentos de culpa, mediante certas e determinadas atitudes, procedimentos, pensamentos e/ou reacções espontâneas a algo que surge contrária á sua vontade ou desejo.
A "culpa" é originária de várias vertentes,como pelo meios sociais vigentes, pela educação familiar, por traumas, mas essencialmente pela "consciência" do indivíduo perante a situação.


consciência 


s. f.
1. Faculdade da razão julgar os próprios actos!.
2. Fig. Sinceridade.
3. Acção! que causa remorso.
4. Probidade, honradez.
5. Opinião.
6. Cuidado, atenção, esmero.


Essa consciência que fala bem alto, quase gritando dentro do peito, deixa o "homem" de rastos e se culpando de não ter tido a capacidade de superar uma situação, que em sã consciência, nunca a tomaria.
Os egos que todos nós carregamos estão directamente ligados a esse sentimento de culpa, porque quando os seus "desejos" não são satisfeito, a tendência imediata é reagir e nessa reacção diz-se ou faz-se algo contrário ao nosso ser, muitas vezes (quase sempre) magoando o outro ou até mesmo a si próprio.


ego (é) 


(latim ego, eu) 
s. m.
1. Psicol. Na teoria freudiana, a personalidade psíquica do indivíduo, de que este está consciente e que exerce a função de controlo sobre o seu comportamento.
2. Núcleo da personalidade do indivíduo.
3. Conceito que o indivíduo tem de si mesmo.
4. Consideração ou apreço exagerado que alguém tem por si mesmo. = egotismo

 Este conflito que se dá no interior de cada um, é uma "guerra" que poderá deixar feridas abertas por muito muito tempo, até mesmo uma vida.
Como fazer alterar ou até mesmo superar o "sentimento de culpa"?
Fazendo uma revisão constante, das suas posturas, pensamentos, atitudes e até mesmo de valores.
O ego é contrário á mudança, o ego se agarra á sua vontade, excluindo o novo e opondo-se á própria consciência. " eu tenho razão", "eu estou certo", "eu quero", "eu posso", "eu mando", "eu tenho consciência, mas á minha maneira", etc, etc.
O ego distorce a verdade conforme as suas conveniências....
Quando o homem se reconhece como SER, aí a sua CONSCIÊNCIA, a verdadeira, do seu Eu Superior actua e o sentimento de que algo errado foi feito toma proporções elevadas, levando a uma revisão activa e constante das suas atitudes.
Todo o Ser Humano, sem excepção, pratica actos menos dignos, mas é nesses actos que a análise se deverá efectuar, deixando influir a CONSCIÊNCIA  e visando uma melhoria do seu Eu Interior e permitir a LUZ exercer a transmutação do "acto" impróprio.
O sentimento de culpa por si só, não promove mudança, nem alteração de actos e posturas, mas a análise de SI e de se OLHAR despido de conceitos e dogmas, libertando-se do ego, fomenta o perdão a si próprio, ao outro e a implantação da LUZ.
Somos todos Seres em constante aprendizado, muitas vezes sentimos as dores do crescimento e os arranhões da escalada da vida, a incompreensão de nós próprios, a incompreensão dos outros, mas não a incompreensão da LUZ.
Termos a certeza que somos LUZ e é só na LUZ que as mudanças se processarão.
Permitirmo-nos a nos OLHAR, permitirmo-nos a OLHAR o outro, mas essencialmente, permitirmo-nos a viver no AMOR com o perdão no coração, sem culpas, sem receios, apenas vibrando e sendo LUZ.

Que a todos a LUZ CRISTICA ilumine
Chantal



O SENTIMENTO DE CULPA  por ArqueiroHur


São muitas as razões, que nos levam a não perceber o que nos é ofertado: distração, o querer e desejo ser outro, diferente do que recebemos, enfim...
Mas vou falar de uma,que afeta mais àqueles que buscam: É o sentimento de culpa!
Em geral, os que estão na busca, possuem um nível de consciência interno, um pouco diferente do da maioria das pessoas que o cercam.
Este nível de consciência, é mais exigente e não sabemos lidar muito bem com ele, pela “diferença” existente com o nosso meio. Costumes, valores, conduta, tudo é conflitante com o meio.
Este “meio”, acabou nos dando uma formatação e ela, sempre acaba em conflito com a nossa consciência interior, por se permitir a alguns “deslizes”, muitos pequenos, outros de maior relevância, o que na verdade, não importa ou convém esta avaliação.
Ficamos, no nosso íntimo, ressentidos conosco mesmo  pelos “deslizes” e quando eles nos são “apontados”, geramos outras questões, como a vergonha e o sentimento de culpa.
Entretanto, partimos dentro deste quadro, para a reação e não para o reconhecimento, em virtude da “formatação/ego” se julgar infalível... Só que aumentamos o conflito interno, ao mesmo tempo. Já que este havia feito sua observação de contragosto às atitudes.
E esta “indignação” conosco mesmo, vai alimentando a vergonha e o sentimento de culpa. Onde acabamos, por repetir os “deslizes”, tentando assim afirmamos  a nossa “razão”, mediante as conseqüências que surgem...
Alguns, neste exato ponto, podem estar afirmando: Mas não existem as “técnicas” e a Chama Violeta, para transmutar tudo isto? Você mesmo, nos colocou-as! Então para que me preocupar, basta eu em qualquer momento, me utilizar delas, que resolvo a questão...
 Não, meus amigos.  O que nos é pedido hoje, É CONSCIÊNCIA. E isto, significa se “rever”, procurar não mais repetir o que é indevido. As técnicas e a LUZ, promovem sim a “transmutação” do indevido, mas não para que continuemos, neste caminho de “deslizes”.
Deve-se entender, que estamos no caminho e ter humildade, para reconhecer que ainda cometemos “deslizes” e assim, poder transpô-los.
A opção deste caminho é individual e Livre. 
Mas com o “sentimento de culpa” e a “vergonha’ imperando, ficaremos dentro deste círculo vicioso.
Reconhecer-se, perante si mesmo e o outro neste momento, é a abertura da Porta da Libertação e do Perdão Verdadeiro. Aquele que reside em seu Coração.


Que a Sabedoria e Amor Divino, atuem em nossas vidas.
ArqueiroHur


Inspirado no Receba, Aceite e Agradeça de Ana Lisbôa

Sem comentários:

Enviar um comentário