Pode o corpo, fala e mente serem
transformados em corpo, fala e mente puros ou eles são totalmente separados?
Todos os Budas são casos de seres que eram como nós e que na dependência do
caminho se tornaram iluminados; o Budismo não afirma que alguém está livre
desde o começo, livre de falhas, e possui apenas boas qualidades. O
desenvolvimento de corpo, fala e mente puros vêm de gradualmente deixarmos os
estados impuros de modo árido, e transformá-los em puros.
Como isto é feito? O caminho é
indicado pelas próximas quatro sílabas. MANI, que significa jóia, simboliza os
fatores do método – a intenção altruísta para tornar-se iluminado, compassivo e
amoroso. Assim como uma jóia é capaz de remover a pobreza, ou dificuldades, da
existência cíclica e da paz solitária. Similarmente, como uma jóia preenche os
desejos dos seres sencientes, assim é a intenção altruísta de se tornar
iluminado para satisfazer as aspirações de todos os seres.
As duas sílabas, PADME, significam
lótus, simbolizam sabedoria. Assim como um lótus cresce do lodo, mas não é sujo
pelas falhas do lodo, assim a sabedoria é capaz de colocar você em uma situação
de não-contradição, onde haveria contradição caso você não tivesse sabedoria.
Há a sabedoria que reconhece a
impermanência, sabedoria que reconhece a vacuidade nas pessoas, de ser
auto-suficiente ou existente por si, sabedoria que reconhece a vacuidade da
dualidade – que é o mesmo que dizer, da diferença de entidade entre sujeito e
objeto – e sabedoria que reconhece a vacuidade da existência inerente. Apesar
de haver muitos diferentes tipos de sabedoria, a principal é a sabedoria que
reconhece a vacuidade.
A pureza deve ser atinginda por uma
indivisível unidade entre método e sabedoria, simbolizado na sílaba final HUM,
que indica indivisibilidade.
De acordo com os sistemas dos sutras,
esta indivisibilidade de método e sabedoria se referem à sabedoria afetada pelo
método e o método afetado pela sabedoria. No mantra, ou veículo tântrico, se
refere à consciência única na qual a forma completa de ambos, sabedoria e
método como uma entidade indifirenciável. Nos termos das sílabas sementes dos 5
Budas Conquistadores, HUM é a sílaba de Akshobya – o imutábel, não-flutuante,
que não pode ser perturbado por nada.
Assim, as seis sílabas, OM MANI PADME
HUM, significam que na dependência da prática do caminho, que é a indivisível
união do método e sabedoria, você pode transformar a impureza de corpo, fala e
mente em um glorioso e puro corpo, fala e mente de um Buda.
É dito que você não pode procurar
pela Budeidade fora de você mesmo, as substâncias para alcançar a Budeidade são
internas. Como Maitreya disse no “Contínuo Sublime do Grande Veículo”
(Uttaratantra), todos os seres tem naturalmente a natureza de Buda em seu
próprio contínuo. Nós temos dentro de nós as sementes de pureza, a essência
“Daquele que Alcançou” (Tathagatagarbha), que é ser transformado e ter se
desenvolvido plenamente na Budeidade.
Dalai Lama