"O barulho retém o homem nas regiões psíquicas inferiores: impede-o de
entrar no mundo subtil, onde o movimento se torna mais fácil, a visão
mais clara, o pensamento mais criativo. É certo que o barulho é uma
expressão da vida, mas não dos seus graus superiores, revela antes uma
imperfeição na construção ou no funcionamento dos seres e dos objetos.
Se uma máquina começa a fazer toda a espécie de barulhos, é porque está
com falhas.
Mesmo a dor é um barulho que nos previne de que os nossos órgãos estão a ficar “avariados”. Num corpo são, os órgãos são silenciosos. Evidentemente, eles exprimem-se, porque estão vivos, mas exprimem-se sem barulho. O silêncio é sinal de que tudo funciona corretamente no organismo."
Mesmo a dor é um barulho que nos previne de que os nossos órgãos estão a ficar “avariados”. Num corpo são, os órgãos são silenciosos. Evidentemente, eles exprimem-se, porque estão vivos, mas exprimem-se sem barulho. O silêncio é sinal de que tudo funciona corretamente no organismo."
"Se quereis, realmente, ajudar os outros, deveis ganhar o hábito de os
deixardes de vez em quando, para vos elevardes até Deus. Não é
permanecendo constantemente com os humanos que podemos ajudá-los, mas
sim elevando-nos para recolhermos o que, mais tarde, distribuiremos a
quem nos rodeia. Como é que um homem fraco, ignorante, sem grandes
virtudes, pode ajudar os outros com meios que não possui? Só pode criar
perturbação e agitação à sua volta. O único meio de ajudarmos os seres é
irmos, de vez em quando, até à nossa pátria celeste e voltarmos para
distribuir as riquezas que recolhemos."
"Quando vedes alguém usar uma cruz ao pescoço, sabeis imediatamente que
se trata de um cristão. Ao usar essa cruz, ele quer afirmar a sua fé,
assegurar a proteção do Céu ou favorecer a sua evolução. Mas as cruzes
nunca salvaram os homens das suas doenças ou dos seus pecados. Se uma
pessoa nada tem de bom na sua cabeça ou no seu coração, não é uma cruz
que vai transformá-la ou protegê-la.
A cruz é um símbolo cósmico que devemos estudar e considerar com o máximo respeito. É bom usar uma cruz, mas desde que se compreenda o seu sentido, senão o símbolo age contra a pessoa que o usa. Perante uma cruz, todos os seres evoluídos sentem um frémito sagrado, mas, antes de a usarem, procuram aprofundar o seu sentido, pois sabem que quem usa uma cruz sem fazer qualquer esforço para a compreender e a vivificar em si mesmo caminha rumo ao sofrimento e à morte. "
A cruz é um símbolo cósmico que devemos estudar e considerar com o máximo respeito. É bom usar uma cruz, mas desde que se compreenda o seu sentido, senão o símbolo age contra a pessoa que o usa. Perante uma cruz, todos os seres evoluídos sentem um frémito sagrado, mas, antes de a usarem, procuram aprofundar o seu sentido, pois sabem que quem usa uma cruz sem fazer qualquer esforço para a compreender e a vivificar em si mesmo caminha rumo ao sofrimento e à morte. "
"Quando se observa os humanos, mesmo os mais cultos, os mais letrados,
constata-se muitas vezes que eles estão inteiramente mergulhados na
prosa: são frios, gelados, não sentem em si nenhum calor, nenhuma
poesia, o seu rosto não tem brilho. A poesia é deixada para os poetas
que a escrevem. Mesmo que, de vez em quando, as pessoas leiam alguns
versos, a vida que levam não é poética. Por isso, de agora em diante, a
arte nova será aprender a viver dia e noite na poesia, isto é, ser
caloroso, expressivo, vivo. Será então que se começará a amar. Os
humanos são extraordinários: querem que gostem deles, que os amem, mas
eles permanecem gelados, fechados, sem brilho, prosaicos. Pois bem,
assim não! Não se pode ser amado quando se é antipático. Para se ser
amado, deve-se aprender a viver a vida poética, graças à qual se levará
aos outros o amor e a luz."
"Na vida corrente, estais sempre a ser solicitados por todo o tipo de
atividades que, para vós, são tentações. Aparentemente, tudo isso, de
facto, é sensato, inteligente, mas, passado algum tempo, apercebeis-vos
de que estais muito agitados, sem grande resultado. Isto não quer dizer
que não deveis interessar-vos por nada além da vida espiritual; pelo
contrário, podeis interessar-vos por tudo, desde que estejais bem
ancorados num alto ideal, numa filosofia divina. Se vos segurardes numa
corda firmemente presa, podereis balançar-vos em todas as direções. Mas,
se o nó não for sólido, ou se a corda estiver gasta, ireis cair e dar
cabo das costas. Voltamos sempre à importância da ligação; é isto que
nunca se deve esquecer: a ligação, a ligação com o Céu."
"É preciso saber que, na Natureza, cada coisa, cada ser, tem dois polos.
Observai uma árvore: pelos seus ramos e pelas suas folhas, ela
alimenta-se do ar e da luz; pelas suas raízes, alimenta-se de água e de
terra. O homem, tal como a árvore, recebe forças de cima e forças de
baixo.
Quando Adão e Eva viviam no Paraíso, no jardim do Éden, era como se vivessem nas flores. As flores estão expostas ao ar, à luz do Sol, são visitadas pelas borboletas e pelas abelhas; é uma vida celeste e irradiante, a que se vive nas flores. Mas no dia em que, pela influência da serpente, Adão e Eva deixaram as flores e desceram pelo tronco até às raízes da Árvore Cósmica, chegaram às regiões que estão privadas de luz e de calor; sentiram, então, o peso da matéria e tudo se tornou mais difícil: mover-se, alimentar-se, etc. E é essa, ainda, a situação da humanidade atual. O trabalho do discípulo é precisamente o de aprender a dominar e a utilizar as forças subterrâneas, que capta com as suas raízes, para produzir flores e frutos."
Quando Adão e Eva viviam no Paraíso, no jardim do Éden, era como se vivessem nas flores. As flores estão expostas ao ar, à luz do Sol, são visitadas pelas borboletas e pelas abelhas; é uma vida celeste e irradiante, a que se vive nas flores. Mas no dia em que, pela influência da serpente, Adão e Eva deixaram as flores e desceram pelo tronco até às raízes da Árvore Cósmica, chegaram às regiões que estão privadas de luz e de calor; sentiram, então, o peso da matéria e tudo se tornou mais difícil: mover-se, alimentar-se, etc. E é essa, ainda, a situação da humanidade atual. O trabalho do discípulo é precisamente o de aprender a dominar e a utilizar as forças subterrâneas, que capta com as suas raízes, para produzir flores e frutos."
"Quando vedes alguém usar uma cruz ao pescoço, sabeis imediatamente que
se trata de um cristão. Ao usar essa cruz, ele quer afirmar a sua fé,
assegurar a proteção do Céu ou favorecer a sua evolução. Mas as cruzes
nunca salvaram os homens das suas doenças ou dos seus pecados. Se uma
pessoa nada tem de bom na sua cabeça ou no seu coração, não é uma cruz
que vai transformá-la ou protegê-la.
A cruz é um símbolo cósmico que devemos estudar e considerar com o máximo respeito. É bom usar uma cruz, mas desde que se compreenda o seu sentido, senão o símbolo age contra a pessoa que o usa. Perante uma cruz, todos os seres evoluídos sentem um frémito sagrado, mas, antes de a usarem, procuram aprofundar o seu sentido, pois sabem que quem usa uma cruz sem fazer qualquer esforço para a compreender e a vivificar em si mesmo caminha rumo ao sofrimento e à morte. "
A cruz é um símbolo cósmico que devemos estudar e considerar com o máximo respeito. É bom usar uma cruz, mas desde que se compreenda o seu sentido, senão o símbolo age contra a pessoa que o usa. Perante uma cruz, todos os seres evoluídos sentem um frémito sagrado, mas, antes de a usarem, procuram aprofundar o seu sentido, pois sabem que quem usa uma cruz sem fazer qualquer esforço para a compreender e a vivificar em si mesmo caminha rumo ao sofrimento e à morte. "
"A pirâmide é um cubo sobreposto por quatro faces triangulares.
Simbolicamente, o cubo é idêntico ao quadrado, é o quatro, o número da
matéria, dos quatro elementos. O cubo representa tudo o que está
solidamente e duravelmente estabelecido na matéria. Mas o cubo é somente
a base da pirâmide, e esta base suporta quatro triângulos.
Relativamente ao quadrado, símbolo da matéria, o triângulo simboliza o
espírito, pois os princípios divinos são três: luz, calor e vida. Quatro
(a matéria) mais três (o espírito) dá sete, o número do homem. A cabeça
é o três; os dois braços e as duas pernas, o quatro; e o três está
colocado em cima do quatro. O três une-se, pois, ao quadrado para formar
um ser vivo: o sete."
"É importante para o homem libertar-se das suas impurezas, por isso os
exercícios de purificação têm uma importância tão grande na Ciência
Iniciática. Esta purificação deve ser feita não só com meios físicos (o
jejum, os exercícios respiratórios, as abluções, etc.), mas também com
meios espirituais – a concentração, a meditação, a oração –, para
introduzirmos em nós uma substância que desagrega e elimina os elementos
estranhos e nocivos.
A pureza é a condição para o desenvolvimento espiritual do ser humano, para a sua saúde, a sua força, a sua beleza, a sua inteligência, a sua alegria e o seu amor."
A pureza é a condição para o desenvolvimento espiritual do ser humano, para a sua saúde, a sua força, a sua beleza, a sua inteligência, a sua alegria e o seu amor."
"Fazer silêncio é, de certo modo, fazer em si o vazio, e é neste vazio
que se recebe a plenitude. Sim, pois, na realidade, o vazio não existe.
Retirai a água de um recipiente e entra lá ar; retirai o ar e entra
éter… Quando se tenta fazer o vazio, a matéria que sai é substituída por
outra mais subtil. Do mesmo modo, quando se consegue afastar os
pensamentos, sentimentos e desejos inferiores, é a luz do espírito que
irrompe, e nesse momento vê-se, sabe-se."
"Está escrito que, no começo, Deus criou a luz. Mas esta luz não era a
luz física que conhecemos e que só apareceu no quarto dia, com a criação
do Sol e das estrelas. A luz que Deus fez surgir no começo é a luz
cósmica, a luz espiritual graças à qual Ele criou o mundo. Se se meditar
nesta luz, poder-se-á atingir a essência do próprio Deus.
Quando fazeis exercícios de respiração, quando orais, meditais, cantais, ou quando assistis ao nascer do Sol, não fazeis outra coisa a não ser absorver esta quinta-essência espalhada pelo Universo numa quantidade prodigiosa. Se não recolheis muita, é porque ainda não desenvolvestes suficientemente em vós os aparelhos capazes de a captar."
Quando fazeis exercícios de respiração, quando orais, meditais, cantais, ou quando assistis ao nascer do Sol, não fazeis outra coisa a não ser absorver esta quinta-essência espalhada pelo Universo numa quantidade prodigiosa. Se não recolheis muita, é porque ainda não desenvolvestes suficientemente em vós os aparelhos capazes de a captar."
"Enquanto permanecerdes nos planos astral e mental inferior, estareis
tensos, agitados, e nunca encontrareis o silêncio necessário ao trabalho
espiritual. É a natureza dos pensamentos e dos sentimentos vulgares que
produz tais efeitos, e não pode ser de outro modo. É preciso conhecer
bem a natureza de cada coisa. Assim como os químicos estudam a natureza e
as propriedades dos elementos químicos, vós deveis estudar a natureza e
as propriedades dos elementos psíquicos. Ora, precisamente, faz parte
da natureza dos pensamentos e dos sentimentos interesseiros, egoístas,
provocarem em vós a tensão, a excitação, a desordem. Quaisquer que sejam
os esforços que fazeis para meditar, não o conseguireis enquanto não
tiverdes dominado em vós os movimentos da natureza inferior."
"A única religião universal é a religião do Sol, pois só o Sol é
universal. «E o Senhor?» O Senhor também, claro… Mas o Senhor é tão
sublime, tão inacessível! As pessoas não querem aceitar o Sol, com o
pretexto de que só se deve glorificar e adorar Deus. Mas, como não são
capazes de ir até Ele, permanecem no vazio. Com o pretexto de que só
devem reconhecer o Senhor, não sentem nem compreendem nada. Será
inteligente? Porque é que não se vê que é o Sol que pode, melhor do que
tudo, aproximar-nos do Senhor, dando-nos uma imagem da sua grandeza, da
sua luz, do seu amor, do seu poder? As pessoas rejeitam o Sol e é por
isso que permanecem nas trevas, no frio, na fraqueza."
"A Natureza, que é previdente, descobriu um meio radical contra a
preguiça: o estômago. Como o homem tem fome, é obrigado a
desenvencilhar-se para encontrar o que comer: ou procura o seu alimento,
ou trabalha para o comprar. Se não tivesse fome, nada faria, isso é
garantido.
A necessidade é o único remédio contra a preguiça. Por isso, deve-se deixar que os preguiçosos passem por necessidades, pois elas é que os curarão. Infelizmente, é uma verdade que muitas mães têm dificuldade em compreender; no seu amor cego, querem poupar os seus filhos a necessidades, e assim impelem-nos a ser preguiçosos, fracos. As mães são capazes de compreender muitas coisas, exceto que o verdadeiro amor consiste em fazer os filhos trabalharem, pois é no trabalho que se pode encontrar a saúde, a felicidade, a força e o sentido da vida."
A necessidade é o único remédio contra a preguiça. Por isso, deve-se deixar que os preguiçosos passem por necessidades, pois elas é que os curarão. Infelizmente, é uma verdade que muitas mães têm dificuldade em compreender; no seu amor cego, querem poupar os seus filhos a necessidades, e assim impelem-nos a ser preguiçosos, fracos. As mães são capazes de compreender muitas coisas, exceto que o verdadeiro amor consiste em fazer os filhos trabalharem, pois é no trabalho que se pode encontrar a saúde, a felicidade, a força e o sentido da vida."
"Deveis procurar a harmonia por amor à harmonia, por necessidade de
harmonia, por necessidade de entrar na sinfonia universal. Será assim
que abrireis as portas às forças e às entidades luminosas da Natureza,
que se infiltrarão e se instalarão em vós. Harmonizar-se é abrir-se, e
esta abertura é a condição para que as forças luminosas penetrem em vós.
Direis: «Sim, mas como é que nos abrimos?» É simples: amando. Quando se
ama, a harmonia instala-se e, então, as portas abrem-se, as janelas
abrem-se e todas as bênçãos celestes entram em vós."
"Não é interdito gostar das pedras preciosas e até desejar possuí-las,
mas desde que se saiba como considerá-las. Perguntareis: «Então, como se
deve considerá-las?» Como uma ligação com o mundo espiritual. Deveis
concentrar-vos nelas, na sua pureza, nas suas cores, no seu poder de
deixar passar a luz, e depois pedir-lhes que entrem em vós, com todas as
suas propriedades e virtudes, para que todo o vosso ser seja iluminado
com os mil fogos das safiras, dos diamantes, dos rubis, das esmeraldas,
dos topázios, etc. Este é o motivo por que se deve gostar das pedras
preciosas e procurá-las. Não para usá-las como ornamento, mas para ser
iluminado e alimentado pela sua quinta-essência."
"A lição mais sublime que o Sol nos dá é a sua universalidade. Ele não
se preocupa em saber o que são as criaturas às quais envia os seus
raios. Ilumina todas sem distinção, quer sejam inteligentes ou
estúpidas, boas ou criminosas, quer mereçam ou não o que ele oferece.
Pensai nos seres mais extraordinários que existiram: todos tiveram alguns preconceitos, algumas preferências e até algumas animosidades. Sim, mesmo os maiores profetas, mesmo os maiores Mestres, não conseguiram libertar-se completamente da necessidade de aplicar a lei da justiça e de castigar os maus, pois nada é mais difícil do que conseguir eliminar completamente o sentimento de animosidade. Só o Sol é, realmente, capaz de o fazer. Há milhares de anos que ele aguarda pacientemente o aperfeiçoamento das criaturas. Ele sabe que nós somos centelhas divinas e que, um dia, nos tornaremos como o Senhor. É por isso que tem a paciência de continuar a ocupar-se de nós. Esta grandeza, esta imensidão, não são suficientes para vos estimular?"
Pensai nos seres mais extraordinários que existiram: todos tiveram alguns preconceitos, algumas preferências e até algumas animosidades. Sim, mesmo os maiores profetas, mesmo os maiores Mestres, não conseguiram libertar-se completamente da necessidade de aplicar a lei da justiça e de castigar os maus, pois nada é mais difícil do que conseguir eliminar completamente o sentimento de animosidade. Só o Sol é, realmente, capaz de o fazer. Há milhares de anos que ele aguarda pacientemente o aperfeiçoamento das criaturas. Ele sabe que nós somos centelhas divinas e que, um dia, nos tornaremos como o Senhor. É por isso que tem a paciência de continuar a ocupar-se de nós. Esta grandeza, esta imensidão, não são suficientes para vos estimular?"
"Conter a energia sexual só com o pretexto de obedecer a regras ditadas
pela Igreja ou pela sociedade é, pura e simplesmente, recalcamento, e
não pode ser uma solução para o problema da sexualidade. O recalcamento é
a recusa em dar à energia sexual a sua saída natural sem ter na cabeça
um ideal muito poderoso, capaz de fazer um trabalho nos planos
superiores para canalizar e transformar essa força. A verdadeira
renúncia não deve ser uma privação, mas uma transposição para outro
plano. É a mesma atividade que continua, mas orientada para os planos
superiores. Não se deve renunciar, privar-se, mas apenas deslocar, isto
é, fazer em cima o que se fazia em baixo: em vez de beber a água de um
pântano, simbolicamente falando, beber a água de uma fonte pura,
cristalina."
"A maioria das pessoas não ousam dizer-vos a verdade sobre vós mesmos,
sobre os vossos defeitos e as vossas fraquezas, porque receiam perder os
vossos favores ou fazer de vós seus inimigos. Por detrás desta atitude
amável, delicada, há, pois, um interesse, e assim continuais com os
vossos defeitos, que, com o tempo, só se agravam. Um verdadeiro Iniciado
comporta-se de modo diferente. Ele não tem qualquer interesse, não tem
medo, não tem nada a perder, já ganhou tudo, pois conhece a verdade, e,
então, mostra-vos as vossas imperfeições, sobretudo o que vos faz mal, o
que vos retém nas regiões inferiores… Ele ousa dizer-vos tudo o que vos
torna doentes e infelizes. Porquê? Porque, na realidade, é o vosso
melhor amigo e quer dar-vos os meios para eliminardes as vossas lacunas.
"
"Está escrito nos Evangelhos que se é sempre obrigado a servir um amo.
Portanto, se não se serve o Cristo e a luz, é-se obrigado a servir o
Diabo e as trevas. São leis! Se disserdes: «Oh, eu não aceito a luz, não
aceito o Cristo, quero ser livre!...», pois bem, não podereis impedir o
Inferno de se instalar em vós. Aquele que procura assim a liberdade não
a procura verdadeiramente, porque encontra a escravatura. É uma outra
entidade que começa a instruí-lo e, como ele é ignorante, deixa-se
levar, imaginando que é ele próprio que deseja, quando, na realidade,
está ao serviço de outro. Mas os humanos não compreendem, são como as
crianças. Quando uma criança quer ser livre, é para fazer toda a espécie
de coisas estúpidas ou perigosas, que depois a limitam. Só os sábios
sabem que, para ser livre, é preciso limitar-se. Os outros, com o
pretexto de terem liberdade, na realidade o que fazem é abrir as jaulas
às feras, que despedaçam e devoram tudo neles."
"A nossa inteligência é a soma, a síntese, da imensidão de centros e de
órgãos que existem em nós, de todas as tendências, de todas as pulsões,
que transportamos há milhares de anos, de encarnação em encarnação; é um
resumo de todas as faculdades e capacidades das células que constituem o
nosso organismo. Quanto mais evoluídas, sensíveis e harmoniosas forem
as nossas células, mais desenvolvida será a nossa inteligência – eis o
que é preciso compreender. A inteligência não é uma faculdade separada,
distinta, independente do conjunto do ser humano, das suas células, dos
seus órgãos. Por isso, pensar corretamente não implica apenas um esforço
do intelecto; na realidade, é uma disciplina de vida."
"Pode-se comparar o trabalho do Iniciado ao da Natureza. O que faz a
Natureza? Ela não para de nos falar, de nos dirigir mensagens; não se
serve de palavras, mas fala-nos; o Sol, as estrelas, as florestas, os
lagos, os oceanos, as montanhas, falam-nos, comunicam-nos continuamente
algo da sua vida, dos seus segredos. Essas comunicações registam-se em
nós, mas não temos consciência delas. No entanto, é graças a elas que,
pouco a pouco, a nossa sensibilidade aumenta e a nossa compreensão
melhora. Não sabemos como se processa essa compreensão, mas ela
acontece. É também deste modo que um Iniciado nos fala: graças a
correntes, a raios, que ele envia, a partículas que ele projeta."
"Se vos derdes ao trabalho de aprofundar a frase de Jesus: «O meu Pai
trabalha e eu trabalho com Ele», vereis abrirem-se horizontes
ilimitados. Em vez disso, deixais Jesus trabalhar com o seu Pai e
ocupais-vos das vossas galinhas e dos vossos porcos. Direis: «Mas há uma
distância tão grande entre Jesus e nós! Ele é o Cristo, é perfeito, e
nós… É orgulho imaginarmos que podemos fazer o mesmo trabalho que ele.»
Bom, pensai o que quiserdes, mas Jesus pensava de outro modo. Ele dizia:
«Sede perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito!» E também: «Quem
acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará obras ainda maiores.»
Por isso, eu digo-vos que os cristãos são preguiçosos. Querem fazer crer
que é por humildade que não se empenham na única atividade digna de ser
empreendida pelos humanos: participar no trabalho de Deus. Não, de modo
nenhum! Não é humildade, mas preguiça!"
"Não imagineis que, para compreenderdes, vos basta o intelecto. A
verdadeira compreensão não se faz por intermédio de algumas células do
cérebro, mas sim com todo o corpo, mesmo os pés, os braços, o ventre, o
fígado… Todo o corpo, todas as células devem compreender. A compreensão é
uma sensação. Vós sentis e, nesse momento, compreendeis e sabeis,
porque experienciastes. Nenhuma compreensão intelectual pode comparar-se
à sensação. Quando sentis amor, quando sentis ódio, cólera, desgosto,
sabeis o que é. Se disserdes «Sei o que é o amor» sem nunca terdes amado
alguém, estareis enganados, pois não sabeis. Mas, se sentistes o amor,
conhecei-lo. Talvez não possais explicá-lo nem exprimi-lo, mas
conhecei-lo verdadeiramente, porque o verdadeiro conhecimento é isso: a
sensação."
"Em todo o Universo se observa o mesmo processo natural: do caos deve
sair a ordem, a beleza, a perfeição. Ora, o que se passa na arte hoje em
dia é exatamente o contrário. Olha-se para um quadro e não se percebe o
que ele representa: um homem, um animal, um objeto ou uma paisagem… Já
não existe qualquer diferenciação, é um regresso ao caos. Ora, a
inteligência da Natureza trabalha sempre no sentido da diferenciação e
da organização: uma simples célula divide-se e, alguns meses depois,
aparece um ser humano, em toda a sua riqueza e toda a sua complexidade.
Será que agora se deve tomar o caminho inverso e voltar a ser
unicelular? Não, seria uma regressão, mas é precisamente a esta
regressão que muitos artistas, que não estão instruídos e não são
esclarecidos, querem conduzir-nos."
"A convicção é um dos maiores poderes que existem. Tem-se visto certos
chefes arrastarem, com a sua convicção, grandes multidões: mesmo que as
ideias que defendiam fossem estúpidas ou criminosas, a força da sua
convicção acabava por arrastar os mais reticentes, pois a convicção é um
poder, uma grande força: provoca devastações e destruições se for
orientada para o mal, mas também pode transformar o mundo quando emana
de uma ideia divina e age para o bem.
A convicção do discípulo está assente num conhecimento das leis divinas e nas experiências já vividas em encarnações passadas ou na encarnação atual. Quando um discípulo conseguiu adquirir este conhecimento e faz experiências, tem uma convicção inabalável que o torna omnipotente. Se ele não tem esta convicção, é porque o seu saber não é completo."
A convicção do discípulo está assente num conhecimento das leis divinas e nas experiências já vividas em encarnações passadas ou na encarnação atual. Quando um discípulo conseguiu adquirir este conhecimento e faz experiências, tem uma convicção inabalável que o torna omnipotente. Se ele não tem esta convicção, é porque o seu saber não é completo."
"Se conseguirdes controlar, cada vez mais, os vossos gestos, os vossos
sentimentos, os vossos pensamentos, será o vosso destino que
conseguireis mudar, pois o nosso destino depende precisamente do
controlo que somos capazes de exercer sobre tudo o que fazemos. O que é
um Mestre? É precisamente um ser que conseguiu controlar tudo em si
próprio, nos diferentes planos, físico, astral e mental. Então, as
forças da Natureza obedecem-lhe, os espíritos obedecem-lhe, e até os
animais, as plantas e os minerais lhe obedecem. É isso o verdadeiro
domínio, a verdadeira realeza."
"O discípulo que trabalha para atrair o fogo celeste sabe que esse fogo
só virá a um lugar que foi preparado para ele. O discípulo trabalha sem
descanso para purificar, santificar, esse lugar. Pela meditação, pela
oração, pela prática quotidiana das virtudes, ele constrói uma morada
com uma matéria pura e luminosa na qual o fogo reconhece a sua própria
quinta-essência, e é por isso que é atraído. Na tradição cristã, o fogo
celeste é designado por Espírito Santo, e a festa de Pentecostes celebra
a descida do Espírito Santo aos discípulos de Jesus sob a forma de
chamas, de línguas de fogo. Foi então que eles receberam o dom de curar,
de profetizar, de falar línguas, pois, evidentemente, o Espírito Santo
não chega sozinho, vem acompanhado de Anjos, de Arcanjos, de toda uma
hierarquia celeste, assim como de numerosos servidores da Natureza, que
se instalam no homem sob a forma de dons, de faculdades, de virtudes."