domingo, 6 de novembro de 2016

MESTRE OMRAAM MIKHAEL AIVANHOV


"Nós estamos ligados aos seres que estão acima de nós: os anjos, os arcanjos… até ao próprio Deus. Mas também estamos ligados àqueles que estão abaixo de nós: os animais, as plantas, as pedras.
Compreendereis melhor em que consiste esta ligação se observardes como circulam as duas correntes, ascendente e descendente, no tronco de uma árvore: a corrente ascendente transporta a seiva bruta até às folhas, onde ela se transforma em seiva elaborada, ao passo que a corrente descendente transporta a seiva elaborada, que alimenta a árvore com substâncias orgânicas. Na Árvore Cósmica, o homem encontra-se na passagem destas duas correntes e deve aprender a trabalhar conscientemente com elas. Quando ele conseguiu atrair a sabedoria, a luz e o amor de Deus, transmite-os aos seres situados abaixo dele e ligados a ele, até aos minerais. Depois, graças a uma outra corrente que também circula através dele, essas forças sobem desde o mundo mineral até aos reinos superiores da criação. Aquele que se liga conscientemente a esta cadeia viva dos seres é habitado pela alegria, pela luz e pela paz."

"Para subsistirem no plano físico, os humanos têm de receber do exterior tudo aquilo de que necessitam; eles não poderiam viver sem os elementos que lhes são dados pela água, pelo ar, pelo sol, pela terra. Eles são criaturas e todas as criaturas são obrigadas a receber do exterior aquilo que lhes é necessário para continuarem a viver. Só o Criador escapa a esta lei, Ele não necessita de nada exterior a Ele, 
pois Ele é a vida.
Mas, como o Criador deixou uma partícula de Si mesmo em cada criatura, uma centelha, um espírito, que é da mesma natureza que Ele, graças a esse espírito que nela habita, cada criatura pode tornar-se também criadora. Assim, em vez de obter tudo do exterior, o ser humano tem o poder de agir interiormente pelo seu pensamento, pela sua vontade, pelo seu espírito, e de captar os elementos de que necessita para se alimentar fisicamente e, sobretudo, psiquicamente. Por isso é que o ensinamento dos Iniciados sempre foi o ensinamento do espírito criador, e aquele que aceita este ensinamento será sempre forte, independente, pois elever-se-á acima das condições que o destino lhe impõe."

"A água é o fluido da terra; para as pedras, as plantas, os animais e os homens, ela é uma das condições indispensáveis à vida. Quando os cientistas afirmam que não há vida noutros planetas, uma das primeiras razões que eles apresentam para isso é a ausência de água.
Será que os humanos apreciam verdadeiramente a água? Sim, instintivamente, inconscientemente. E, sobretudo, quando ela falta! Mas é na sua consciência que, agora, eles devem assumir o valor da água, para que ela se torne um fator poderoso para a sua vida psíquica. Muitos dos exercícios e métodos que eu vos ensino têm como objetivo fazer-vos descobrir a água interiormente, mostrando-vos como, graças à água física, vós podeis ligar-vos à verdadeira água. E esta água verdadeira deveis procurá-la em vós, deveis descobrir as nascentes de água viva que correm nas profundezas do vosso ser. Claro que isso é demorado e difícil, mas perseverai, pois a água é a mãe da vida. Meditai longamente nesta ideia e, olhando para a água, tocando-lhe, dizei: «Ó tu, que alimentas todas as criaturas, revela-me os segredos da vida eterna.»"

"Toda a gente vos dirá que as qualidades são preferíveis aos defeitos e as virtudes são preferíveis aos vícios. Mas a verdade é que as qualidades e as virtudes não têm, em si, valor absoluto. Muitas pessoas têm boas qualidades, mas o que fazem com elas? Nada ou pouca coisa. Ao passo que outras têm graves defeitos, mas estão conscientes disso, querem melhorar-se, e então, trabalhando todos os dias sobre elas mesmas, acabam por realizar grandes coisas e praticar muito o bem. Se elas não tivessem esses defeitos, talvez não fizessem nada. É fácil constatar isso: graças ao trabalho que fazem para corrigir os seus defeitos, certas pessoas acabam por realizar autênticas proezas; ao passo que outras, satisfeitas com as suas qualidades, apenas vão vivendo.
Acreditai nisto: o Céu não dá valor às nossas qualidades ou aos nossos defeitos. A única coisa que conta para ele é o que nós procuramos realizar com aquilo que somos, o trabalho que fazemos sobre nós mesmos para pôr, tanto os nossos defeitos como as nossas qualidades, ao serviço de uma grande causa."
 
"O que significa ser servidor de Deus? Esta expressão não será corretamente compreendida enquanto os humanos considerarem Deus como uma entidade exterior a eles. Aquele que tem de servir sabe que renuncia à sua liberdade e é normal que a ideia de se pôr à disposição de um poder que se encontra não se sabe onde, e que talvez até nem exista, seja completamente inaceitável para alguns. Na realidade, aquele que se põe ao serviço de Deus não serve um ser exterior a ele; por isso, é impossível ele perder a sua liberdade; pelo contrário, ele conquista-a. É nisso que reside o fundamento da religião.
A ideia de servir Deus só tem sentido, pois, se o ser humano tiver consciência de que a Divindade que ele deve servir habita na sua alma. Quanto mais ele se consagra a ela, mais se aproxima dela e mais entra em comunicação com ela. Graças ao seu trabalho, ele consegue dissolver as escórias acumuladas em si pelos seus pensamentos, pelos seus sentimentos e pelos seus desejos inferiores. Deste modo, ele descobre, pouco a pouco, a quintessência do seu ser, que é a quintessência do próprio Deus."
 
"Aquele que tem um grande ideal nunca desanima. A presença nele desse ideal, que o guia e o alimenta, dá-lhe, por si só, a força e a esperança. Ele sabe, sente, que segue pelo bom caminho e que nada, nunca, entravará o seu progresso. Mesmo que ele tropece nesse caminho, o que é inevitável, nunca se deixa consumir pela dúvida. Com efeito, não basta tomar a decisão de seguir pelo bom caminho para se manter nele sem tropeçar; mas dar uma queda nunca é razão para parar de andar.
Alguns vão-se abaixo ao menor erro, à menor queda. Eles repetem para consigo: «Nunca conseguirei. Sou estúpido, incapaz, fraco, desprezível. Vou desistir!» Trata-se de reações de um amor próprio mal equacionado, de um orgulho ferido. Mesmo que vós cometais erros, mesmo que tenhais quedas, não pareis. Levantai-vos e, apesar das fraquezas, das quedas, dos insucessos e dos erros, continuai a caminhar. "

"Deus é uma nascente jorrante e, no ser humano que Ele criou à sua imagem, também existe, lá bem no fundo, uma nascente que aguarda as condições para brotar e correr. Se, pelo pensamento e pela oração, ele conseguir ligar-se à Nascente celeste, fará brotar a água também da sua nascente, e todas as suas células serão regadas, vivificadas, por essa água divina.
Se aprendermos a fazer correr em nós essa nascente que é a vida, que é o amor, que é a luz, tornar-nos-emos um instrumento nas mãos do Céu. E, um dia, conseguiremos cumprir o programa dado pelo Mestre Peter Deunov nesta fórmula tão bela e tão profunda: «Tende o coração puro como o cristal, o intelecto luminoso como o sol, a alma vasta como o universo e o espírito poderoso 
como Deus e unido a Deus!»"

"É todos os dias que nós temos de lutar contra as nossas próprias trevas, os nossos próprios pesos. Sim, lutar todos os dias. Perguntar-me-eis: «Mas isso vai durar até quando?» Enquanto o ser humano vier encarnar-se na terra, precisará de ter um corpo, e um corpo é, por natureza, pesado, grosseiro, não pode escapar às leis da matéria. Quando ele cortar definitivamente as suas amarras à terra, no final da sua evolução, escapará a este esmagamento, a esta escuridão. Mas, enquanto estiver na terra, não deve ter ilusões, algo nele permanecerá submetido à matéria.
Vós direis: «Mas, então, se a matéria tem assim tanto poder sobre nós, o que podemos fazer?» Primeiro que tudo, estarmos conscientes das limitações que ela nos impõe, mas, ao mesmo tempo, lutarmos para as ultrapassar e, pela oração, pela meditação, agarrarmo-nos com todas as forças ao nosso Pai Celeste, que nos criou, amá-l’O, crer n’Ele, ter esperança n’Ele. É o único meio para nos libertarmos progressivamente dessa submissão à matéria."
 
"«Ama o próximo como a ti mesmo», disse Jesus. E o que significa amar o próximo? Em primeiro lugar, respeitar a vida que Deus deu a todos os seres humanos. Eis uma regra na qual os humanos devem meditar, pois, após dois mil anos de cristianismo, a maioria deles revela, pelo seu comportamento, que ainda não a compreendeu e muito menos a aplica. Rejeitar um ser humano, menosprezá-lo, humilhá-lo, é declarar que ele não é uma criatura de Deus; ora, ninguém tem o direito de declarar tal coisa, ninguém tem o direito de se pôr entre um ser humano e o seu Pai Celeste.
Se alguém, por sua vontade, se suprimir a si próprio do amor divino, é livre de o fazer, evidentemente; mas ninguém pode suprimi-lo a ele, ninguém tem o direito de o suprimir. Todos são acolhidos na casa do Pai. Mesmo os filhos transviados são acolhidos quando desejam sinceramente voltar, e o Pai Celeste festeja o seu regresso. Lestes, nos Evangelhos, a parábola do filho pródigo?"
 
"Se procurardes um guia espiritual, sabei, ao menos, o que deveis esperar dele. Um Mestre espiritual fará tudo o que pode para vos abrir a via que é do vosso interesse seguir, mas vós é que devereis ter o gosto de seguir por essa via. Um Mestre não pode fazer-vos gostar da vida espiritual, isso não depende dele, mas de vós. É claro que, de certo modo, ele pode influenciar-vos, do mesmo modo que podeis ser influenciados por um amigo que gosta de música ou de poesia, pois a influência é uma lei da natureza: os humanos, os animais, as flores ou mesmo as pedras e os objetos, influenciam-nos, transmitindo-nos elementos daquilo que possuem, muitas vezes sem nós nos apercebermos.
Por isso, é possível que uma parcela do amor do vosso Mestre pelo esplendor do mundo divino chegue até vós por seu intermédio. Mas, se vós não estiverdes preparados para aceitar a sua infuência, nada pode forçar-vos. Gostar da vida espiritual depende unicamente de vós."
 
"Pode-se comparar os seres humanos a sementes lançadas no mundo pelo Criador: cada semente traz inscrita nela a imagem da perfeição divina. É o que significa o versículo do Génesis onde é dito que Deus criou o homem à sua imagem. E qual é a predestinação de uma semente? Germinar e crescer até se tornar uma árvore.
Nós somos todos sementes, sementes produzidas pelo Criador. Por isso, somos divindades em potência e, se nos esforçarmos por melhorar continuamente as nossas manifestações, um dia tornar-nos-emos divindades. Já é magnífico ser uma semente, mas é ainda melhor tornar-se uma árvore, com raízes, tronco, ramos, folhas, flores e frutos. Guardai bem em vós esta imagem da árvore; se trabalhardes para vos aproximar da perfeição divina – essa perfeição cujo modelo, tal como na semente, já está gravado algures em vós –, tornar-vos-eis, um dia, uma árvore da vida."
 
"A faculdade que vós tendes de vos regozijar com tudo o que acontece de bom aos outros é um critério para aferir a vossa evolução, pois, em geral – há que reconher isso –, é difícil as pessoas regozijarem-se com os sucessos e a felicidade dos outros, sobretudo se eles tiverem sucesso naquilo em que elas não tiveram. Em contrapartida, quando veem os outros infelizes, os seus bons sentimentos despertam: a piedade, a compaixão, a necessidade de as consolar, de as ajudar. Sim, quando acontecem acidentes, doenças graves, quando os outros não podem fazer-lhes sombra, os humanos tornam-se naturalmente mais compreensivos e amistosos, sem sequer terem de fazer o mínimo esforço para isso.
São, pois, as vossas reações perante o sucesso e a felicidade dos outros que vós deveis estudar. No dia em que souberdes regozijar-vos sinceramente com eles, isso provará que conseguistes libertar-vos dos planos astral e mental – os pensamentos e os sentimentos egocêntricos – para vos elevardes até aos planos causal e búdico, onde reinam a sabedoria e o amor, pois só eles são capazes de vos proporcionar 
verdadeiras alegrias."
 
"Nós podemos aceitar uma provação, podemos compreendê-la, mas, ao mesmo tempo, sentir amargura, tristeza, e lamentá-la: pensamos que teria sido melhor não ter de passar por ela! Neste sentido, podemos dizer que ela ainda não terminou.
Quando é que podemos dizer que uma provação, uma prova, terminou? Quando somos capazes de nos regozijar com ela. É possível que, aparentemente, ela não só não nos tenha trazido nada, mas também nos tenha feito perder muitas coisas e até seres que nos são queridos… Contudo, muito tempo após essa prova, nós sentimos que a nossa luz, o nosso amor e a nossa força aumentaram, e que a paz e a luz nos invadem. Só então podemos dizer que essa prova terminou: nós superámo-la."
 
"Compara-se muitas vezes a vida com a água corrente. Mas há uma enorme diferença entre a água que brota da nascente, no topo da montanha, e a que chega à foz do rio, depois de ter recebido toda a espécie de sujidades e, até, de produtos tóxicos. Pura ou poluída, a água continua a ser água, mas nada é mais vivo do que a água pura, ao passo que a água poluída provoca a morte.
Tal como a água que brota da nascente, a vida que jorra do seio de Deus desce para dessedentar todas as criaturas e, consoante as regiões que atravessa, ela carrega-se de diferentes elementos. Por conseguinte, as criaturas não recebem todas a mesma vida do rio; isso depende do lugar onde se encontram, mais perto da nascente ou mais próximo da foz. A vida que vem de Deus nunca para de correr. Mas será que os humanos estão conscientes do carácter sagrado da vida? Não, eles sujam a vida de Deus, a água de Deus. Estais surpreendidos? Não compreendeis como isso é possível? É muito simples: sempre que eles manifestam falta de sabedoria, de amor, de desapego, é como se lançassem imundices no rio do Senhor. E o rio não protesta, aceita tudo para ajudar os humanos e continua a correr. Ele aguarda que eles tomem consciência das suas responsabilidades na preservação da vida."
 
"As células do nosso corpo são pequenas almas inteligentes. É todo um povo que temos em nós, um povo com o qual podemos entrar em relação e que nos cabe educar. Estais conscientes disso? Não, ou muito raramente. É por isso que as vossas células não vos obedecem. Vós gostaríeis de mudar o estado do vosso fígado, do vosso estômago, do vosso coração, do vosso cérebro, etc., mas não conseguis, as células de todos esses órgãos não vos obedecem, não conseguis impor-vos a elas, elas funcionam segundo a sua própria vontade.
A Ciência Iniciática, que estudou a anatomia psíquica do ser humano e as regras que presidem ao seu funcionamento, ensina-nos que nós podemos comandar as células dos nossos órgãos. Mas, para isso, é preciso aceitarmos a ideia de que elas são entidades inteligentes, conscientes, e aprendermos a entrar em comunicação com elas, enviando-lhes, pelo pensamento, raios de luz e de amor."
 
"As roupas são cortinas que nos isolam e nos protegem do mundo exterior. Sem roupa, ficamos mais expostos e tornamo-nos mais sensíveis. Se transpusermos este facto para o domínio da vida interior, podemos dizer que a sensibilidade é uma manifestação da espiritualidade. Aqueles que fazem um esforço para não serem dominados pelas preocupações vulgares, para vencerem os seus instintos primários, pouco a pouco conseguem dispersar as camadas obscuras que os envolvem como tecidos grossos e tornam-se mais recetivos ao mundo divino.
Nos Livros Sagrados, existem relatos em que aquele que passou vitoriosamente pelas provas da Iniciação recebe uma veste como recompensa. Esta veste pode ser branca ou colorida, mas é sempre apresentada como um tecido precioso, extremamente fino, uma matéria de uma beleza quase irreal. Tal veste simboliza a aura, que é a nossa verdadeira veste, a veste da nossa alma. Para a merecermos, temos de libertar-nos de tudo o que nos torna pesados e nos obscurece, para entrarmos em relação com o mundo divino. A nossa aura, essa veste de luz, é o sinal de que o conseguimos."
 
"Muitos dos sofrimentos por que os humanos têm de passar vêm-lhes do exterior, evidentemente. Contudo, nestes sofrimentos que lhes são infligidos e de que eles não são diretamente responsáveis, cabe-lhes, apesar de tudo, uma parte da responsabilidade: eles não aprenderam a tornar-se imunes. Eles só são tão vulneráveis porque os elementos negativos vindos do mundo exterior encontram um eco neles. Pode mesmo acontecer que, por causa das impurezas, dos materiais obscuros que eles acumulam no seu intelecto e no seu coração, esse mal ainda aumente.
Aqueles que se esforçam por viver em pureza e na luz conseguem neutralizar o mal que chega até eles; por outro lado, o bem que recebem é amplificado. Os que não sentem intensamente as bênçãos que lhes chegam todos os dias dos mundos visíveis e invisíveis têm neles toda a espécie de matérias opacas que são um obstáculo para essas bênçãos. Como podeis perceber, tudo depende de nós: repelir o mal, mas também atrair o bem, conservá-lo e, até, ampliá-lo."
 
"Certas pessoas queixam-se de que a prática espiritual não lhes traz grande coisa. Mas em que estado estariam elas se nunca tivessem feito esforços para disciplinar a sua vida interior? Pelo menos, algumas regras que elas procuram aplicar, assim como os exercícios que praticam, trazem-lhes saúde, paz e esperança. Se elas abandonarem essas práticas, verão se será melhor!...
Desde que nasceis, vós respirais, dormis, e podeis dizer que isso não vos tornou mais inteligentes, nem mais ricos, nem mais poderosos. Mas parai de respirar, de comer e de dormir, e logo se verá onde ireis parar: ao cemitério! As pessoas comem, bebem, e não veem diferença nenhuma. Mas, se não tivessem comido nem bebido, aí sim, teria havido grandes mudanças! Então, não digais que a espiritualidade não vos traz nada. Ela dá-vos o suporte, mantém-vos no bom caminho, e pelo menos ainda estais vivos, pelo menos ainda tendes esperança, ainda tendes luz. Se, com toda essa luz, não sentis clareza em vós, o que seria sem ela?"
 
"Quando a decisão de seguir uma certa via está gravada no mais profundo do vosso ser, isso torna-se como um instinto que vos impede de vos transviardes e que também vos indica como evitar ou ultrapassar obstáculos. Se esqueceis com frequência as boas resoluções que tomastes, é porque elas ainda não estão suficientemente impressas no vosso subconsciente, no coração das vossas próprias células.
O papel de um Mestre espiritual é precisamente o de reavivar na alma dos seus discípulos a recordação das experiências do passado e das decisões que eles tomaram. Senão, quando eles tiverem de passar de novo a fronteira para o além, constatarão, mais uma vez, a mediocridade, a inutilidade, o vazio, da existência que tiveram… E ficarão condenados a uma vida errante nas regiões áridas e obscuras do outro mundo. Jesus dizia: «Acumulai tesouros no Céu.» Esta recomendação é a síntese de toda uma ciência da vida."
 
"Quando descobrem o nosso Ensinamento, certas pessoas apercebem-se de que passaram uma grande parte da sua vida em atividades que só lhes trouxeram insatisfação e vazio. E elas confiam-me a sua tristeza: agora que têm uma certa idade, pensam que, mesmo que tentem seguir uma orientação diferente, é demasiado tarde, nunca recuperarão o tempo perdido. Evidentemente, quando a velhice se aproxima, é um pouco tarde. Mas não é demasiado tarde, nunca é demasiado tarde. O pior seria passarem em lamentações o tempo que lhes resta viver. Há sempre um meio de endireitar, interiormente, a situação.
Para aqueles que têm a sensação de que desperdiçaram a sua vida, é a ocasião para fazerem uma rememoração de todos os acontecimentos da sua existência e tirarem deles uma lição. Uma vez tirada essa lição, elas devem pôr em ação tudo o que lhes resta de amor, de inteligência e de vontade. É sempre possível darem à sua vida o sentido que antes não tinham pensado procurar."
 
"A música é a linguagem da criação. Desde a origem, esta linguagem ecoa pelo cosmos: é por ela que Deus manifesta a sua sabedoria, o seu amor e a sua beleza. Compreendida do ponto de vista iniciático, a música supõe o conhecimento da ordem do mundo, dos seres e das coisas, a ciência das relações harmónicas entre o microcosmos (o ser humano) e o macrocosmos (o universo). Ela assenta em princípios imutáveis, que não podemos transgredir sem corrermos o risco de nos perdermos.
A música fala-nos da nossa herança celeste e, ao agir sobre os nossos corpos subtis, ela permite-nos restabelecer o contacto com a nossa pátria do alto."
 
"A nossa vida quotidiana é feita de numerosas atividades que consideramos prosaicas; contudo, é sempre possível dar-lhes uma dimensão espiritual. Quando tomais banho, por que vos contentais com um banho físico, que apenas vos libertará de algumas sujidades? Deve ser um banho que vos lave em todos os domínios, um banho que vos purifique. Então, antes de entrardes na água, dirigi-vos aos seus habitantes, dizendo-lhes: «Ó vós, criaturas que viveis nesta água, estou feliz por entrar em contacto convosco hoje. Eu sei que Deus vos deu o poder de me purificardes. Por isso me dirijo a vós, para que façais um trabalho sobre mim.» E tocais na água, abençoai-la, invocais o poder de Deus, a luz, a santidade de Deus, para aquela água.
Ao falar assim à água, como a um elemento muito precioso, que abriga criaturas de uma grande pureza, entrais em contacto com ela nos outros planos. Libertais-vos de todas as impurezas psíquicas que acumulastes e, depois desse banho, estais prontos a retomar o trabalho com novas forças."
 
"Mesmo que vos tragam todos os tesouros do mundo, para os saboreardes verdadeiramente precisais de saber utilizá-los, senão ficareis tão pobres, interiormente, como se nada tivésseis. Imaginai que colocam diante de vós uma mesa coberta com os pratos mais deliciosos: mesmo nessa circunstância, deveis, pelo menos, fazer o esforço de estender a mão para levar essa comida à boca e, depois, para a mastigar. Seja o que for que vos deem, cabe-vos sempre a vós fazer esforços – físicos, afetivos, intelectuais – para vos apropriardes verdadeiramente dessas dádivas.
Quantos de vós não gostariam de conseguir ter um método que desse resultados espetaculares em pouco tempo! Mas, na vida espiritual, pelo contrário, aquilo de que necessitamos é de métodos muito simples e de muito tempo. Ficastes desiludidos, evidentemente… Lamento, mas é assim. Para adquirirdes a luz, a paz, o amor, a força, fazei alguns gestos, algumas respirações profundas, pronunciai uma fórmula ou uma oração e, pouco a pouco, sentireis que entrais nos ritmos da harmonia cósmica. Nesse momento, a natureza dir-vos-á: «Eu reconheço estas palavras, estes gestos: eles vibram em harmonia com o que existe de mais belo e de mais harmonioso em mim. Por isso, dou-te as minhas bênçãos.»"