domingo, 5 de julho de 2015

MESTRE OMRAAM MIKHAEL AIVANHOV


"O ambiente em que os seres se encontram contribui muito para fazer sobressair o seu lado bom ou o seu lado mau. Por isso, eles devem procurar mergulhar o mais frequentemente possível num ambiente de paz, de harmonia, de luz. Muitas vezes, os seus efeitos não duram muito, mas, pelo menos durante alguns instantes, a natureza inferior neles fica reduzida ao silêncio, ao passo que a sua natureza superior desenvolve-se. E, com a insistente repetição dessa experiência, um dia a natureza superior acabará por impor-se.
Para alguns, adormecer a natureza inferior é sentido como um sinal de fraqueza. Eles sentem-se muito melhor deixando manifestar-se os seus instintos de domínio, de agressividade… isto é, deixando sair as suas feras. Mas essas feras não atacam somente os outros, no exterior. Quando elas deixam a jaula, começam por devorar os seus próprios filhos, ou seja, os seus bons pensamentos, os seus bons sentimentos, que eles deveriam ter protegido e fortalecido, mantendo em si próprios uma atmosfera de paz e de luz."

"Muitos espiritualistas imaginam que a clarividência é a mais invejável das qualidades! Não, e ela até os impedirá de progredir se a desenvolverem antes de se terem purificado e reforçado. Se não for assim, o que é que eles verão? Não poderão ir além das regiões do plano astral, onde só se encontram entidades impuras, malfazejas. Eles ficarão tão horrorizados que só pensarão em livrar-se dessa faculdade que lhes parecia tão desejável e que se tornou a causa dos seus tormentos.
O verdadeiro clarividente é aquele que é capaz de se elevar até à contemplação das regiões celestes e, para o conseguir, tem de se purificar. Precisa igualmente de adquirir uma grande resistência psíquica, pois terá de suportar também a visão de tudo o que de obscuro e criminoso se trama no coração e na cabeça dos humanos. Não basta “ver”, é preciso ser suficientemente puro para descobrir os esplendores do Céu e suficientemente forte para suportar os horrores do Inferno."

"É referido nas escrituras: «Nós somos o templo do Deus vivo.» Um ser humano que trabalhou para reforçar a sua vontade, para purificar o seu coração, para tornar esclarecido o seu intelecto, para alargar a sua alma e santificar o seu espírito torna-se um verdadeiro templo. O seu corpo físico é ele próprio um templo, e ele pode convidar o Senhor a vir habitá-lo. Infelizmente, a maioria dos humanos não se preocupam em tornar-se templos; ao servirem-se do seu corpo físico para satisfazer os seus instintos sem qualquer contenção, eles fazem dele mais um estábulo, uma estrebaria.
Um dia, ao entrar no pátio do Templo de Jerusalém, Jesus viu que os mercadores tinham ali instalado os seus espaços de venda de bezerros e aves de capoeira. Então, pegou em cordas para com elas fazer um chicote e expulsou-os, dizendo: «Tirai isso daqui! Não façais da casa do meu Pai uma casa de comércio.» Então, não imiteis os mercadores do Templo, não façais do vosso corpo um abrigo de animais; senão, não será o Senhor a vir habitar nele, mas sim entidades obscuras, seres indesejáveis, que gostam de se alimentar de matérias impuras. E, com tais inquilinos, como pensais vós que ireis sentir-vos?"

"Tomai como modelo o sol que expande a luz, o calor e a vida. Vós direis que se pode ter outros modelos – um cientista, um artista, um filósofo, um herói, um santo, um Mestre espiritual – e que eles parecem muito mais acessíveis do que o sol! Claro, e vós sereis sem dúvida influenciados pelas suas qualidades e pelas suas virtudes. Mas, na realidade, faltar-vos-á sempre alguma coisa: mesmo que tomeis como modelos os maiores Mestres da humanidade, também não tereis neles a imagem da verdadeira perfeição.
A imagem da perfeição é o sol; e, se o tomardes como modelo, no desejo de, como ele, iluminardes, aquecerdes e vivificardes as criaturas, transformar-vos-eis profundamente. O vosso calor, a vossa luz e a vossa vida nunca igualarão os do sol, é evidente, mas o desejo de os adquirir é suficiente para vos projetar até às regiões celestes, onde fareis maravilhas. O desejo de dar a luz, o calor e a vida do sol tornar-vos-á a vós mesmos mais luminosos, mais calorosos, mais vivos."

"A inteligência do homem depende do estado dos seus diferentes órgãos: o fígado, o estômago, os intestinos… Se todas as células do seu corpo não fazem corretamente o seu trabalho, a sua capacidade de pensar, de ajuizar, será afetada por isso: por mais que ele leia e estude, em todas as suas reflexões se projetarão tons sombrios e deformações provenientes do mau funcionamento dos seus órgãos.
Mesmo naqueles que são considerados como grandes pensadores, grandes filósofos, muitos erros foram provocados pelo estado defeituoso de certos órgãos, que era um entrave à sua atividade mental! As insuficiências do fígado, do estômago, dos intestinos, do pâncreas… criam algures no cérebro obstáculos que um homem, mesmo muito inteligente, não consegue superar. Então, como reduzir esses obstáculos? Fazendo exercícios. Sim, os exercícios preconizados por um ensinamento espiritual, mesmo apenas os conselhos relativos à respiração e à alimentação, têm precisamente o propósito de melhorar o estado das nossas células, a fim de ampliar e melhorar a nossa compreensão."

"Um Mestre espiritual tem grandes poderes, é certo, mas há coisas que ele não pode fazer. Ele não pode, por exemplo, comer por vós. Pode dar-vos alimento, mas tereis de ser vós a comê-lo. E se disserdes: «Não, não, eu quero que seja ele a comer por mim», ele é que se reforçará e vós definhareis.
Se decidirdes seguir um Mestre, não imagineis que ele vai transformar-vos ou resolver os vossos problemas. Um Mestre não fará o vosso trabalho. Fará o dele, que é o de vos dar todos os materiais necessários à construção do vosso templo interior; ele dar-vos-á inclusivamente cimento e pregos, simbolicamente falando, mas depois tereis de ser vós a trabalhar, não será ele a construir o vosso templo. Quando o discípulo de um ensinamento espiritual faz o esforço de compreender o que é o trabalho do seu Mestre e o que deve ser o seu próprio trabalho, isso já é um grande progresso."

"Nunca conseguireis produzir grandes transformações na vossa vida psíquica enquanto não tiverdes compreendido o segredo mágico da lei da afinidade. Esta lei diz-vos que, como cada um dos vossos pensamentos e cada um dos vossos sentimentos tem uma determinada natureza, vai despertar no espaço forças da mesma natureza que ele, e essas forças dirigem-se para vós. Se esses pensamentos e sentimentos forem obscuros e maldosos, atraireis influências negativas; se eles forem luminosos, generosos, atraireis bênçãos. Vós podeis realizar todos os vossos melhores desejos, mas na condição de projetardes pensamentos e sentimentos de uma natureza correspondente a esses desejos. Os vossos pensamentos e os vossos sentimentos determinam absolutamente a qualidade dos elementos e das forças que serão despertadas muito longe, algures no espaço, e que, mais cedo ou mais tarde, chegarão até nós.
A lei da afinidade é uma das maiores chaves da realização espiritual."
 
"Ao longo do dia, pensai de vez em quando em olhar para dentro de vós mesmos. E, se vos sentirdes agitados, acelerados, parai de imediato, senão esse estado prolongar-se-á indefinidamente e refletir-se-á de forma negativa em tudo o que vos preparais para fazer. Quando tiverdes parado, concentrai-vos durante alguns segundos para vos acalmardes, fazer algumas respirações profundas, e retomai depois a vossa atividade com outro ritmo.
Sob o efeito de uma má surpresa, de uma inquietação, de um agastamento, as pessoas começam a empurrar os objetos, a bater com as portas, a ir contra os móveis… Porquê? Porque, inconscientemente, procuram desembaraçar-se de uma energia que não conseguem controlar. Mas, quanto mais se agitam, mais impelidas são a agitar-se. Portanto, é preciso fazer o contrário: ficar completamente imóvel durante uns momentos. Depois de terem acalmado, continuam o seu trabalho em melhores condições."
 
"Todas as criaturas têm uma linguagem, mas só o ser humano dispõe da palavra e, para que essa palavra tenha realmente um sentido rico, deve tornar-se a expressão do Verbo divino que apoia, cura, ilumina. Se tiverdes este ideal, a primeira regra para o realizar é decidirdes não vos deixar arrastar para maledicências, calúnias, ou mesmo palavras “no ar”. Aprendei a dominar a vossa língua, dizendo: «Se eu não me controlar, nunca possuirei o verdadeiro poder do Verbo.»
Diz-se tanta coisa durante um dia! Lançam-se críticas ou acusações com ligeireza, pensando que, se se estiver enganado ou se se for longe demais, não é grave, será fácil reparar isso. Não, as pessoas não conhecem o itinerário de uma palavra, as regiões que ela atravessa e os estragos que ela pode fazer se for violenta ou mentirosa. E que não se pense que se pode reparar o mal causado pelas palavras pedindo desculpa ou pagando algumas “perdas e danos”! Face aos humanos, talvez a situação fique reparada; mas, face às leis cósmicas, nada fica reparado, a culpa mantém-se."
 
"Muitas pessoas lamentam que o mundo inteiro não aprecie as suas ideias, os seus projetos, as suas aspirações, sentem-se sós e dizem: «Não me compreendem, não me têm em conta, fazem como se eu não existisse.» Mas devem conformar-se! Se têm realmente nelas ideias tão boas, podem estar certas de que os anjos, os espíritos luminosos da natureza e até o Senhor as apreciam. Isso não lhes basta? Por que hão de querer absolutamente que os humanos venham em peso aplaudi-las, felicitá-las? Coitadas! Se soubessem do perigo inerente àquilo que desejam! É exatamente como se tentassem atrair moscas, que deixarão por toda a parte pequenas assinaturas, ou ladrões, que rapidamente lhes “limparão” tudo. Perguntai às pessoas célebres se a sua celebridade não tem grandes inconvenientes.
Então, não vos queixeis de ser desconhecidos, incompreendidos. Aliás, com essa atitude sois vós mesmos que impedis os outros de vos apreciarem. Ficai felizes porque o Céu vos compreende e tentai vós compreender os outros. Se tendes realmente coisas tão boas em vós, mais cedo ou mais tarde haverá quem reconheça isso."
 
"Mesmo os seres mais dotados do mundo não conseguem nada se não se exercitarem todos os dias, várias horas por dia, e muitas vezes desde a infância, para desenvolverem os seus talentos. Só o trabalho dá resultados. E isso é ainda mais verdadeiro para a vida espiritual do que para todos os outros domínios. Porquê?... Porque a vida espiritual não pode ser considerada separadamente da totalidade da existência. A vida espiritual diz respeito a todo o ser e a todos os momentos do dia.
Consideremos o caso de um músico: mesmo que ele seja um génio, não só a música não ocupa todo o seu tempo, como ele pode manifestar os seus dons mesmo deixando-se ir atrás de todas as suas más inclinações e levando uma vida caótica. O mesmo se aplica aos escritores, aos pintores, etc. É muito mais fácil cultivar um dom, qualquer que ele seja, do que superar as suas lacunas psíquicas ou morais. Isso é um trabalho de todos os instantes, dia e noite, e por isso é que não há muitos candidatos à vida espiritual."
 
"O ser humano possui uma alma que só pode desenvolver-se na imensidão, no infinito. Por isso, embora o mundo físico que ele perceciona graças aos órgãos dos sentidos lhe seja útil, indispensável, e apresente, pela sua variedade, um grande interesse, este só o satisfaz em parte, não é suficiente para preencher a sua existência.
Por que é que as crianças gostam tanto de contos? E por que é que também a maioria dos adultos, quando podem, se refugiam em universos estranhos, no fantástico, no irracional? Porque isso é uma necessidade inata do ser humano: Deus criou-o para viver nos dois mundos, objetivo e subjetivo, visível e invisível, material e espiritual. Por isso, ele tem capacidades para entrar em relação com esses dois mundos e necessita de ambos. Mas é preciso não confundir: a realidade que ele perceciona graças aos seus órgãos dos sentidos físicos (o tato, o paladar, o odor, o ouvido e a vista) não é a que ele perceciona graças aos seus órgãos dos sentidos espirituais: a aura, o plexo solar, o cento Hara, os chacras. São dois mundos diferentes cujo conhecimento exige “instrumentos” diferentes, que ele deve aprender a utilizar."
 
"Como, no passado, a Iniciação estava reservada a uma elite, uma elite moral, muitas pessoas imaginam que dela faziam parte cerimónias misteriosas durante as quais eram revelados grandes segredos. Não, a Iniciação estava reservada a alguns seres não propriamente porque lhes faziam revelações que nem todos os ouvidos deviam escutar. Então, por que era? Porque aqueles a quem se revelavam verdades espirituais tinham todas as qualidades necessárias para as fazer frutificar neles.
As verdades espirituais só enriquecem aquele que tem inteligência para compreender o uso que deve dar-lhes, um coração para as amar e desejar torná-las vivas em si próprio e, além disso, uma vontade, tenacidade para perseverar no trabalho. Aos outros, elas nada trazem, até são perigosas para eles. É como se se pusesse caixas com fósforos nas mãos de crianças. Numa Escola iniciática, o mais importante não são as verdades que lá são reveladas, mas o que vós fareis com essas verdades."

"O verão é a estação da maturidade. As árvores já floriram há muito tempo e os frutos formaram-se lentamente a partir das flores. Isso leva-nos a interrogarmo-nos sobre a natureza da flor.
O que é uma flor? Se a estudarmos bem, descobrimos que é o órgão da planta que se aproxima mais do reino animal. As flores têm sensibilidade, com algo que se aparenta ao sistema nervoso: muitas abrem-se quando há luz e fecham-se quando fica escuro. Mas podemos ir ainda mais longe e dizer que é na flor que se forma o corpo astral da planta. A flor é, de facto, o sexo da planta, é aí que tem lugar a fertilização. Em cada ano, sob o efeito da luz e do calor, as flores dão nascimento aos frutos."
 
"Coitados dos humanos! Eles são continuamente bombardeados com publicidade sobre casas, carros, eletrodomésticos, alimentos, roupas e toda a espécie de produtos, para os convencer de que necessitam realmente daquilo. Dir-se-ia que tentam impedi-los de ter contacto com o mundo espiritual, onde eles encontrariam a luz, o amor e a paz, de que têm ainda muito mais necessidade. O mundo espiritual é tão ignorado, tão desdenhado, que raros são os seres capazes de sentir que é aí que devem procurar os elementos necessários à sua sobrevivência. A maior parte deles estão a morrer asfixiados, intoxicados.
É preciso não continuar a criar ilusões. Mesmo que o progresso material facilite a vida dos humanos, ele não lhes trará a felicidade, pode até levá-los à perdição. Eles só obterão a salvação se se esforçarem por entrar em contacto com o mundo da luz, onde a sua alma e o seu espírito poderão finalmente respirar, alimentar-se. Quando nós meditamos, quando oramos, não interagimos com nada de material; aparentemente, é o vazio, mas é neste “vazio” que a nossa alma e o nosso espírito se desenvolvem e encontram a plenitude."

"Alguém agiu mal para convosco ou vos disse palavras que vos feriram e sentistes-vos ofendidos, incomodados. É normal, mas, se aceitardes entregar-vos a esse estado, eis o que se passará: começareis a recordar todas as vezes em que essa pessoa já vos ofendeu, vos contrariou. E nem sequer é garantido que fiqueis por aí: pensareis em todas as outras que foram desagradáveis convosco. No fim, sentir-vos-eis esmagados ao ponto de não conseguir respirar. Será isso inteligente?
Vou explicar-vos um método para evitardes chegar a esse ponto: apelai para o vosso intelecto e perguntai-lhe se vale a pena fixardes-vos nessa ofensa ou nessa contrariedade. Se o vosso intelecto for honesto, responder-vos-á certamente: «Não, isso não é assim tão grave! Por que é que hás de ficar nesse estado?» E assim, pouco a pouco, conseguireis dissolver essa matéria pesada e obscura que ameaçava asfixiar-vos."
 
"Do mesmo modo que o sol espalha a sua luz e o seu calor, Deus derrama o seu amor sobre todas as criaturas. Mas o homem tem o poder de aceitar ou rejeitar esse amor. Portanto, ainda que o amor de Deus seja infinito, o ser que se fecha a ele não recebe nada e tudo se passa como se Deus não o amasse. O facto de os humanos amarem ou não Deus nada muda para Ele. Mas, se não O amarem, eles é que se privam de algo muito precioso: como se fecharam, o amor de Deus não pode penetrar até eles.
O Criador fez o universo com base em leis imutáveis e implacáveis. Aqueles que alimentam a respeito d’Ele pensamentos e sentimentos de dúvida, de revolta, emanam vapores tão opacos que impedem os raios do sol divino de se infiltrarem no seu coração e na sua alma. Então, não devem ficar surpreendidos quando se sentem na escuridão e ao frio."
 
"Sempre que agis com a sabedoria (a luz) e o amor (o calor), colocais-vos sob a autoridade do espírito, e assim, pouco a pouco, formais em vós a pedra filosofal que transmuta todas as matérias em ouro. Não deveis, pois, procurar a pedra filosofal fora de vós próprios, pois não existe pedra filosofal mais poderosa do que o espírito. Esforçai-vos por atingir o estado de consciência em que sentis que o vosso espírito, o vosso Eu superior, é um princípio imortal, eterno, uma entidade indestrutível que viaja no espaço e penetra em todos os lugares. Compreendereis então que nada é mais importante do que utilizar esse poder para trabalhar sobre a matéria, a vossa própria matéria, para a purificar, a vivificar, a ressuscitar. É isso a verdadeira alquimia.
A pedra filosofal é a quinta-essência espiritual que transforma tudo em ouro, em luz, primeiro em vós mesmos, mas também em todas as criaturas que vos rodeiam, pois tudo se propaga. É esta a dimensão sublime da pedra filosofal."

"Os humanos julgam tudo segundo os seus critérios e, como imaginam que esses critérios são excelentes, não veem que descuram certos valores e sobrestimam outros. Por isso, aos olhos da Inteligência Cósmica, os valores humanos raramente são verdadeiros valores.
Pensemos na instrução, que geralmente é tão valorizada, e com razão, claro. Mas, se se perguntar a alguém quantos anos demorou para obter um diploma, a pessoa dirá: três anos, cinco anos, ou mais ainda, se for um médico; e isso parece muito. Mas, para se adquirir virtudes como a paciência, a sabedoria, a força anímica… alguns anos não são suficientes, são precisas várias incarnações. Adquirir conhecimentos livrescos é muito mais fácil do que desenvolver qualidades morais! Quando um ser possui essas qualidades, é porque trabalhou séculos para as obter. Então, porquê subestimá-las?"