domingo, 7 de dezembro de 2014

MESTRE OMRAAM MIKHAEL AIVANHOV



 "É muito doloroso perder os seres que se ama. Mas é o próprio amor que permite ultrapassar essa dor. Vós pensais que, pelo contrário, quanto mais se ama, mais se sofre? No momento, sim, sem qualquer dúvida. Mas, se amastes verdadeiramente um ser, a morte não pode separar-vos dele, com o tempo cria-se entre ele e vós uma outra forma de relação, vós senti-lo como uma presença constante. E durante a noite, enquanto dormis, estais também com ele, a vossa alma reúne-se a ele. De manhã, quando despertais, talvez não vos lembreis desse encontro, pois as viagens da nossa alma durante o sono só raramente nos vêm à consciência, mas com o tempo sentireis cada vez mais a força dessa ligação.
Deus não fixou limites para o amor. O amor é mais forte do que a morte. Os seres que alimentaram entre si um amor verdadeiro nunca se deixam, a sua alma transpõe todos os obstáculos da matéria."

"Se for possível, preparai na vossa habitação uma sala, por mais pequena que seja, que reservais para o silêncio. Escolhei para as paredes belas cores, claras, luminosas, colocai lá também alguns quadros simbólicos ou místicos, e consagrai-a ao Pai Celeste, à Mãe Divina, ao Espírito Santo, aos anjos, aos arcanjos. Não deixeis lá entrar ninguém e não entreis vós mesmos se não vos sentirdes capazes de fazer silêncio em vós para escutardes a voz do mundo divino.
À medida que preparais essa sala do silêncio, esforçai-vos por prepará-la também em vós, na vossa alma, no vosso coração. Será assim que um dia, onde quer que vos encontreis, mesmo no meio de tumultos, podereis entrar na vossa sala interior para aí encontrardes a paz e a luz. Nós vivemos ao mesmo tempo nos dois mundos: exterior e interior, visível e invisível, material e espiritual, por isso é desejável ter esta sala do silêncio ao mesmo tempo em si e fora de si, e mantê-la protegida de todas as formas de barulho."

"As crianças trazem consigo as memórias de épocas longínquas em que os humanos consideravam a natureza como um organismo vivo com o qual estavam em relação constantemente. Esta memória subiste em algumas delas, mas esbate-se à medida que elas crescem, por causa da educação materialista que recebem. Contudo, são vestígios de um passado que está inscrito na sua alma e é pena que isso acabe por se apagar.
Quando os pais, os psicólogos, os pedagogos, tiverem certos conhecimentos iniciáticos, serão capazes de estudar verdadeiramente a vida psíquica das criancinhas. Eles lerão no livro da sua alma tudo o que vem lá refletir-se durante os seus primeiros anos. Eles descobrirão o que essas crianças sabem no seu subconsciente, até um nível de profundidade insuspeito. Talvez algumas mães sintam, de um modo confuso, que por intermédio do seu bebé lhes é revelada toda a vida do universo. E neste sentido pode-se dizer que elas são alunas dos seus filhos. As outras, que só fazem o papel de suas educadoras, não aprendem grande coisa. Uma mãe cheia de amor, atenção e sabedoria recebe toda uma iniciação durante os primeiros anos da vida do seu filho."

"Se é tão difícil encontrar a felicidade é porque se está à espera dela. Espera-se encontrar o grande amor, espera-se encontrar o sucesso, a fortuna, a glória, e se eles não surgem fica-se infeliz. Na realidade, a felicidade não é algo que vem ou não vem, assim, do exterior, mas um estado de consciência que depende de uma boa compreensão das coisas. As pessoas não devem imaginar que vieram à terra para viver rodeadas de facilidades, de prazeres, de abundância. O propósito da nossa vinda à terra é o de aprendermos e de nos aperfeiçoarmos. Ora, como podemos nós aperfeiçoar-nos se não temos todos os dias novos problemas para resolver, novos obstáculos para ultrapassar? A terra é uma escola e, como em todas as escolas, só aqueles que aprendem e progridem podem sentir-se felizes.
Então, não espereis que a felicidade venha do exterior sob a forma de encontros ou de condições favoráveis. A felicidade real, definitiva, só pode vir de vós, da vossa maneira de considerar as coisas e de trabalhar. Com um bom raciocínio, uma boa filosofia, vós podeis tornar-vos senhores da vossa felicidade. E, acima de tudo, não a espereis sem nada fazer. Cabe-vos a vós agir e aplicar os métodos que vos permitirão transformar os desgostos em alegrias, os insucessos em sucessos. "

"Observai-vos: há momentos em que estais ocupados a fazer cozinha ou jardinagem, a fazer pequenos trabalhos, a conduzir o vosso automóvel, e, aparentemente, estais concentrados no que fazeis. Mas, na realidade, uma parte de vós passeia algures, e os pensamentos e os sentimentos que vos agitam nada têm a ver com essa ocupação: ruminais contra alguém que vos ofendeu, ou uma outra pessoa que não cumpriu o que vos prometeu, etc., e isso pode durar muito tempo sem sequer vos aperceberdes. É particularmente nisso, pois, que deveis aprender a estar vigilantes para serdes capazes de intervir a qualquer momento no desenrolar da vossa vida interior.
O primeiro passo para a liberdade, o primeiro passo para o verdadeiro poder, é habituardes-vos a lançar de vez em quando um olhar no interior de vós mesmos para ver em que estado vos encontrais. E, se verificardes que estais a descer às regiões obscuras, caóticas, da vossa consciência, reagi impondo uma outra orientação aos vossos pensamentos."

"Os humanos raramente têm consciência de que as suas opiniões são apenas maneiras de ver que eles trazem das suas existências anteriores, com toda uma bagagem transmitida pela hereditariedade. Eles não se questionam sobre a fundamentação dessas opiniões: pronunciam-se convictos de que o que dizem é a verdade. Mesmo que o Senhor em pessoa viesse explicar-lhes que os seus pontos de vista não são impecáveis, em vez de dizerem: «Fala, Senhor, eu escuto-Te», eles ripostariam: «Ah, não, deixa-me sossegado, eu sei o que digo». Pois bem, o que eles não sabem, acima de tudo, é que essas opiniões a que estão agarrados têm como única origem as suas fraquezas.
Portanto, não é preciso ir procurar muito longe: muitas vezes, são as lacunas das pessoas, as suas paixões, os seus vícios, que determinam a sua filosofia! Mesmo que elas justifiquem os seus pontos de vista com raciocínios impecáveis e aparentemente objetivos, são sobretudo as suas aspirações menos nobres que as impelem a adotar uma certa conceção da vida. Se elas tiverem aspirações mais elevadas, os seus pontos de vista serão diferentes, melhores."

"A vossa vida familiar e a vossa vida social põem-vos diariamente em contacto com um certo número de pessoas. Para terdes relações corretas com elas, vós deveis encontrar a atitude interior adequada. Evitai, pois, em primeiro lugar, passar uma parte do vosso tempo a ajustar contas mentalmente uns com os outros. Já vos apercebestes de que, quando sentis dificuldades no relacionamento com alguém, tendes tendência para transportar a sua imagem na vossa cabeça por toda a parte? Levantais-vos com essa imagem, passeais-vos com ela, comeis com ela, deitais-vos com ela... Não é razoável. Esquecei essa pessoa e procurai antes imagens de certos seres que admirais pelas suas qualidades, pela sua elevação espiritual, dai-lhes toda a vossa atenção. Sem sequer vos aperceberdes, eles farão um trabalho mágico sobre vós: apagarão as imagens negativas que vos perseguem.
Pensai que os únicos remédios verdadeiros estão no alto, nas regiões espirituais, lá onde já não podereis ser atingidos interiormente por nada de mau. Com efeito, não é nada fácil atingir alguém que decidiu só deixar penetrar em si imagens de criaturas luminosas, cheias de amor. Impregnai-vos cada vez mais do poder dessa luz e desse amor, e, a partir do alto, enviai raios a todos os humanos, mesmo e sobretudo àqueles que vos são hostis. É a melhor maneira de estardes protegidos."

"A maior parte das pessoas não só acham natural deixarem-se ir atrás das emoções, das efervescências, das paixões, como pensam que é isso que dá gosto e intensidade à existência. Porventura elas questionar-se-ão alguma vez sobre o estado em que estará o seu cérebro quando tiverem necessidade de refletir para resolver problemas importantes e compreender as verdades essenciais da vida?
Para que o vosso cérebro seja sempre resistente e esteja sempre disponível, devereis ser prudentes, não exagerar em nenhuma das vossas atividades e, acima de tudo, procurar dominar os movimentos da vossa vida psíquica. Senão, mesmo que o maior sábio viesse revelar-vos o enigma do universo, vós não compreenderíeis nada, não ouviríeis nada, não veríeis nada. E é pena. Tende, pois, o cuidado de não desperdiçar o vosso tempo e as vossas energias com preocupações que vos enfraquecem; será assim que estareis despertos e lúcidos no momento em que se apresentarem a vós verdades que vos abrem o caminho da luz e da libertação."

"Todos os seres humanos fazem parte do grande corpo da natureza e devem esforçar-se por viver em harmonia com ele. Embora percebendo-se como entidades individuais que têm uma vida própria, eles pertencem a um conjunto, e a questão que se lhes coloca é a de conciliarem as exigências da sua vida pessoal com as da vida coletiva. Cada indivíduo é particular, foi a Inteligência Cósmica que quis esta diversidade de criaturas e não se deve tentar nivelá-las. Cada um tem o direito de se manifestar com as suas diferenças, a sua originalidade, mas na condição de se harmonizar com o Todo.
Este Todo com o qual todos devemos harmonizar-nos não é unicamente o da coletividade humana: para além dela, nós estamos ligados aos diferentes reinos da natureza, assim como à coletividade cósmica no seio da qual temos, enquanto seres pensantes, um papel importante a desempenhar. Todos os dias nós devemos tomar consciência de que participamos na construção desse edifício que é a vida cósmica na qual estão compreendidas todas as criaturas, os anjos, os arcanjos... até ao próprio Deus, pois a criação não está terminada, continua em construção."

 "Seja o que for que se queira na vida, e mesmo que se tenha os melhores projetos, encontra-se sempre dificuldades, obstáculos. É preciso saber isso e tomar precauções para nunca se deixar desanimar, pois é uma das piores tentações que existem.
Quando começais a sentir-vos “em baixo”, ultrapassados pela situação, pensai imediatamente que esse estado não durará. Refugiai-vos em vós mesmos, como se entrásseis em hibernação, e permanecei aí até que o sopro da vida venha visitar-vos de novo. O desânimo é como o inverno; mas depois do inverno vem a primavera. A primavera vem mais cedo ou menos cedo, conforme os anos; por vezes, vem muito tarde, mas acaba sempre por chegar. Por isso, nunca se deve perder completamente a esperança e a coragem. Mais cedo ou mais tarde, o vosso entusiasmo, a vossa energia, voltarão. Muitos desistiram quando faltavam apenas alguns instantes para que as forças da primavera ressurgissem neles! E é pena, eles iam ser finalmente salvos, mas deixaram-se submergir pelo desânimo porque não pressentiram nada do renascimento que se aproximava."

"Cada ser humano tem um rosto interior, diferente daquele com que se apresenta diariamente à vista dos outros, e esse rosto está sempre em mudança, pois depende muito da sua vida psíquica. É esse rosto interior que ele deve diariamente esculpir, iluminar, com os seus sentimentos e os seus pensamentos mais nobres, a fim de impregnar e modelar um dia o seu rosto físico.
O rosto que nós vemos hoje é a síntese dos sentimentos e dos pensamentos que outrora alimentámos, e se não estais satisfeitos com ele não podeis modificar-lhe grande coisa neste momento. Por isso, não vos ocupeis dele, esforçai-vos somente por introduzir melhorias no vosso rosto interior, pois ele é o modelo a partir do qual o vosso rosto físico se formou ao longo das vossas incarnações. O rosto físico começará por resistir, mas após um certo tempo a sua resistência cederá sob o impulso do outro rosto, o rosto da alma, que é poderoso e procura impor os seus traços. É possível que, por momentos, a sua radiação atravesse o vosso rosto físico e surja então, furtivamente, o vosso rosto espiritual, o vosso rosto do alto. Continuai o vosso trabalho: um dia, os vossos dois rostos formarão um só."

"Trabalhai durante muito tempo para consolidar as vossas convicções. Se fordes dizer por toda a parte que encontrastes finalmente o caminho da luz, que decidistes seguir esse caminho, etc., criais obstáculos para vós mesmos, provocais reações contrárias. Alguns procurarão demonstrar-vos que estais no mau caminho, que sois um idealista ingénuo, etc., e, se as vossas convicções ainda não estiverem bem consolidadas, não só não convencereis essas pessoas do contrário, como acabareis vós por capitular perante elas.
Por mais generosa que seja a vossa vontade de partilhar as descobertas que fazeis, começai por guardá-las para vós. Vivei com essas verdades, fazei experiências e exercícios com elas, até elas se tornarem carne e osso em vós, até elas formarem uma unidade convosco. Não só elas vos trarão uma luz e uma força que vos ajudarão a triunfar nas dificuldades da vida, como, no dia em que fordes levados a falar delas aos outros, fá-lo-eis com um tal tom de autenticidade que todas as objeções cairão."
 
"O universo é regido pela lei das causas e das consequências. Cada ato, cada acontecimento, é ele próprio consequência de uma causa. Causas e consequências estão, pois, indissociavelmente ligadas, mas a duração de uma vida é demasiado limitada para podermos observar este vasto jogo dos encadeamentos. Do mesmo modo que constatamos hoje factos que são consequências de causas muito anteriores à nossa existência atual e que nós não conhecemos, podemos prever as consequências que serão desencadeadas mais tarde por certos factos que estão a acontecer. Atualmente, nós encontramo-nos, pois, em situações nas quais umas são causas e outras são consequências e é por isso que há tantos acontecimentos 
cujo sentido nos escapa.
Quanto à reincarnação, na realidade ela é só um aspeto particular desta lei das causas e das consequências. Como a vida dos seres não termina no momento em que eles deixam a terra, não só as consequências dos seus atos os seguem no além, como, no momento quando eles voltam a incarnar, elas permanecem vivas e atuantes. Não se pode decretar, pois, que determinada pessoa não merece as boas condições de que beneficia nesta existência e uma outra as injustiças de que é vítima, pois não se sabe nada das suas incarnações anteriores. Enquanto não se admitir a reincarnação, não se admitirá nada da justiça divina."
 
"Meditai algumas vezes na bela imagem da transparência... Compreendereis que, para que a vida passe, para que a luz passe, para que as correntes passem, é preciso abrir-lhes caminho, ou seja, tornar-se transparente. Toda a natureza torna isso evidente. Por que é que as pedras preciosas são tão apreciadas? Porque são coloridas, claro, mas sobretudo porque são transparentes: deixam passar a luz... Como é que a natureza conseguiu trabalhar tão magnificamente sobre certos minerais, purificá-los, para fazer deles essas maravilhas que nós hoje admiramos: cristal, diamante, safira, esmeralda, topázio, rubi...? E se a natureza conseguiu, por que é que o ser humano não haveria de conseguir fazer esse mesmo trabalho em si mesmo?
Toda a prática espiritual deve ter esse objetivo. Quando tivermos conseguido purificar tudo no nosso coração e na nossa alma até nos tornarmos límpidos, transparentes, o Senhor, que aprecia muito as pedras preciosas, pôr-nos-á na sua coroa. Isto é uma imagem, evidentemente, mas corresponde a algo real."

"Quando a velhice se aproxima, é-se naturalmente levado a olhar para trás e é aí que, para muitas pessoas, começa o período dos arrependimentos, dos remorsos. Elas sentem que passaram demasiado tempo em futilidades, mas que, mesmo que tentassem seguir uma outra orientação, dando mais espaço à vida interior, é demasiado tarde, nunca conseguirão recuperar o tempo perdido. Evidentemente, quando a velhice chega, é um pouco tarde para mudar completamente de vida, mas não é demasiado tarde, nunca é demasiado tarde, para começar algo de construtivo. O pior para essas pessoas seria passarem o tempo de vida que lhes resta mergulhadas em arrependimentos, em remorsos. É compreensível que tenham remorsos, mas há coisas melhores para fazer do que ter remorsos. Elas podem ao menos rememorar todos os acontecimentos da sua existência a fim de tirarem daí lições. Depois de tirarem essas lições, elas devem recorrer a todo o amor, toda a inteligência e toda a vontade que lhes
  restam para darem à sua vida o sentido que até aí não souberam encontrar."

"Quaisquer que sejam as vossas qualidades, as vossas competências, não procureis impor-vos aos outros. Porquê? Porque suscitais neles o desejo de vos afrontarem. No início, talvez eles fiquem impressionados, vos respeitem e até vos temam... Mas, enquanto vós estais convictos de que estabelecestes a vossa autoridade, eles, em segredo, farão tudo o que puderem para se armar contra vós. E vós é que os tereis provocado. Quem ostenta o seu poder desperta nos outros o instinto de agressividade. Não se tem a noção de todos os meios que as pessoas são capazes de pôr em ação quando um superior, ou alguém que se faz passar por superior, as humilhou com uma atitude de desprezo, um tom autoritário, palavras que magoam.
A verdadeira autoridade obtê-la-eis cultivando a bondade, a doçura, a paciência. Talvez os outros comecem por interpretar mal a vossa atitude: imaginarão que sois fracos, incapazes, e tentarão abusar da situação. Mas perseverai e em breve eles serão obrigados a reconhecer as vossas competências, assim como a vossa força interior, e então ganhareis não só o seu respeito, mas também a sua amizade."
 
"O que deve fazer aquele que os seus inimigos lesaram, humilharam, espezinharam? Se ele for sábio, renunciará a vingar-se deles e dirá para si próprio: «Eles creem que me aniquilaram? Pois bem, já irão ver!» E começa um trabalho gigantesco sobre si mesmo, liga-se às entidades luminosas do mundo invisível, instrui-se, exercita-se, até ao dia em que, finalmente, possui a verdadeira luz, os verdadeiros poderes. E se então os seus inimigos o encontrarem, como eles ficarão surpreendidos! Perante a luz daquele ser que, em vez de se vingar, trabalhou sobre si mesmo, passa-se algo de inexprimível nas suas cabeças. Pode mesmo acontecer que eles se sintam muito pequeninos e feios!
Então, é essa a vitória, é esse o triunfo para o sábio: sem combater os seus inimigos, até deixando-os tranquilos, ele ficou por cima. Não é a melhor solução?... Evidentemente, é preciso já ter adquirido muita luz, muita paciência e muito amor para decidir praticar este método e, sobretudo, para conseguir mantê-lo sem desistir. Mas não há nenhum mais eficaz."
 
"Vós pensais que é impossível levar a luz e a paz a todos os humanos da terra: eles são tão numerosos! É claro que, se puserdes a questão nestes termos, tendes razão. Mas, quando se conhece certos métodos, isso torna-se possível.
Tentai, por exemplo, imaginar a humanidade como um só ser. Sim, imaginai o mundo inteiro como um ser que está ali, perto de vós, e vós segurais-lhe na mão transmitindo-lhe muito amor... As pequenas partículas que emanam da vossa alma partem em todas as direções do espaço e derramam-se sobre todos os humanos, inspirando-lhes os pensamentos e os sentimentos mais generosos, mais fraternos. Aquilo que vós fazeis por esse ser que imaginais vai assim chegar aos homens e mulheres de toda a terra. Se fôssemos centenas, milhares, a fazer este exercício, um novo alento, um alento divino, passaria por todas as criaturas e, um dia, também elas se sentiriam impulsionadas por um ideal de luz e de paz."
 
"Há tantas pessoas que dizem não ter tempo para dedicar aos exercícios espirituais! De manhã têm de ir para o trabalho, antes de sair já têm muito que fazer, e quando regressam, ao fim do dia, é a mesma coisa... Pois bem, como elas não têm pelo menos alguns minutos todos os dias para estar na harmonia e na luz, é garantido que o terão para estar nas perturbações, nas desordens e nas trevas.
Se há coisa que de certeza acontece na vida é ficar triste, fraco e desanimado; e o que é menos certo é estar feliz, forte e sereno. Porquê? Por causa da frase que todos repetem: «Não tenho tempo!» Eis uma maneira cómoda de justificar a preguiça e a inércia. Nem um minuto para se recolher, nem um minuto para fazer ao menos uma oração ou um exercício, para ficar mais resistente, mais lúcido... Que destino preparam as pessoas assim para si próprias? Na realidade, quantas vezes elas estão, afinal, a perder o seu tempo! Que aprendam um pouco a ganhá-lo! E ganhá-lo-ão precisamente quando compreenderem que, se dedicarem todos os dias alguns minutos a entrar em contacto com a luz, isso evitar-lhes-á cometer erros que elas demorariam muito tempo a reparar."
 
"Se os humanos modificarem a sua opinião sobre a natureza modificarão o seu destino! Se eles pensarem que ela é viva e inteligente, que as pedras, as plantas, os animais, as estrelas, são vivos e inteligentes, eles próprios tornar-se-ão mais vivos e mais inteligentes. A natureza é o corpo do Criador. Por isso, eles devem não só mostrar atenção e respeito para com ela, mas também aproximar-se dela com um sentimento sagrado.
Na realidade, seja qual for o modo como os humanos se comportam, para a natureza isso não muda grande coisa: todas as agressões que eles cometem em relação a ela não passam de pequenas perdas, de pequenas feridas nesse imenso corpo cujos limites nem sequer se conhece; eles é que se destruirão a si próprios. Quanto a ela, quando se tiver desembaraçado desses insensatos, levará a melhor: a natureza tem muitos recursos! É, pois, por causa das consequências que a sua atitude terá neles próprios que os humanos devem mostrar respeito para com os animais, as plantas, as pedras. A sua consciência aprofundar-se-á e eles enriquecer-se-ão com toda essa vida que respira e vibra à sua volta.
Pensai em todas as entidades que povoam o universo desde as profundezas da terra até às estrelas e esforçai-vos por comunicar todos os dias com elas. Essa comunicação só se fará pelo amor. Se amardes a natureza, ouvi-la-eis falar em vós, viver em vós, pois vós também sois uma parte da natureza."